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  1.  # 1

    Colocado por: mafgodEscolher bem o cartão e o posto onde carregar :-)


    Isso é um completo disparate que afasta muita gente da mobilidade elétrica.
  2.  # 2

    Eu tenho um Spring, com cuidado chega aos 200 km autonomia. Habitualmente, percurso de 80 km dia, com 50 km em AE gasta 42 a 44%.
    Também pode ser porque vai com 3 ou 4 pessoas, ou porque está frio de manhã.
  3.  # 3

    Colocado por: rjmsilva

    Isso é um completo disparate que afasta muita gente da mobilidade elétrica.

    Pode afastar porque dá trabalho. Não precisam ter 50 cartões mas ter uns quantos e utiliza aquele que for mais vantajoso naquele posto, é só ir ao comparaervilhas e ver dos que tem qual fica mais barato.
    Pelo menos por enquanto é assim.
  4.  # 4

    Colocado por: rjmsilva

    Isso é um completo disparate que afasta muita gente da mobilidade elétrica.
    Sim é... Assim como aproveitar os descontos do pingo doce/continente e outros para ter uns cêntimos de desconto por litro, para além de usar mais a APP e tal ...

    Ou seja, para quem quer poupar, tem de ter sempre alguma chatice.
    Quem não quer, paga e cala.
  5.  # 5

    Colocado por: mafgodAssim como aproveitar os descontos do pingo doce/continente e outros para ter uns cêntimos de desconto por litro, para além de usar mais a APP e tal ..


    Cêntimos de desconto. Nós postos de carregamento a diferença não são cêntimos. Pode ser mais de 100% de diferença se usar o cartão ou app ou for do signo errado.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, ALCLCF
  6.  # 6

    Perfeitamente de acordo com o rjmsilva. Ando de VE há quase 10 anos e sou grande defensor dos mesmos. Mas essa ideia de que é equiparável o "modelo nacional" com o sistema de descontos do combustível é utópico.

    Colocado por: fpacardosoé só ir ao comparaervilhas e ver dos que tem qual fica mais barato.

    Excelente recurso, que eu só não uso amiúde porque a regra é fácil: carregar no Continente ou rede Tesla é sempre mais em conta (por coincidência - ou não, claro que não - são redes fora da rede pública nacional.
    O problema, que infelizmente a minoria informada tem alguma dificuldade em entender, é que a vasta maioria não sabe o que sabe, não quer saber o que é um "comparaervilhas". Querem olhar para posto A, B e C e escolher com base no preço onde vão carregar.
    Com o "modelo nacional" o melhor CEME é A a certa hora dia dia, com o carro certo e na potência ideal, mas amanhã já não é.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, ALCLCF
    •  
      sousal
    • há 4 dias editado

     # 7

    E208 Baltar - Praia do Azibo y volta, A4. Cruise Control desligado. Chegada com 4%.
    Model 3 Dual Motor, os valores indicados no CB/GPS são sempre corretos.
    • nsf
    • há 2 dias

     # 8

    Renault megane e-tech
    Consumo médio de 14,3kwh
    Consumo médio desde que foi feita a compra de 13,4kwh
    +/-40% cidade, +/-40% nacionais/ICs, +/-20% autoestrada
  7.  # 9

    Colocado por: sousalE208 Baltar - Praia do Azibo y volta, A4. Cruise Control desligado. Chegada com 4%.
    Model 3 Dual Motor, os valores indicados no CB/GPS são sempre corretos.


    Sousal é desta "zona"?
  8.  # 10

    Resumo do dia de hoje. Saída a 100%, maioritariamente AE a 120km/h com alguns km em estradas secundárias.
    VW id3 com bateria de 58kWh.
    No inverno não fazia sem carregar, pelo menos sem andar mais devagar, o carro consome bastante mais com frio e chuva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, NGC
      IMG_20250515_220252.jpg
  9.  # 11

    Aqui TM3 SR deste ano, vejo autonomias a rondar os 500-550 km. Consumo médio dos últimos 300 km de aprox. 10.4. Percurso misto com nacional, via rápida e cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  10.  # 12

    São consumos incríveis. Não consigo chegar perto na média geral. Mas também faço mais autoestrada. Em precursos pontuais mistos sim.
  11.  # 13

    Colocado por: brunoaMas também faço mais autoestrada

    Está aí a diferença. Mesmo o id3 que mostrei faz consumos bastante inferiores "nas voltinhas" e em velocidades de estrada nacional (mas não chega aos valores do TM3, o sacana do carro é mesmo eficiente!).

    Se eu fizesse o mesmo trajeto de ontem a 140km/h em vez de 120km/h tinha facilmente mais ~~30% de consumo --> saltava para os 20kWh/100km ou muito próximo. Se fizesse 100km/h teria facilmente 13kWh/100km. O aumento de velocidade tem consequências brutais no consumo. Há o efeito da deslocação do ar (a potência necessária varia com o cubo da velocidade) e o facto de a eficiência do drivetrain ser menor nas velocidades altas - ao contrário dos motores a combustão que à velocidade de AE estão +- no pico de eficiência.
    Concordam com este comentário: brunoa
  12.  # 14

    Mesmo em autoestrada o TM3 tem consumos muito bons. Isto obviamente andando maioritariamente dentro dos limites de velocidade legais. Braga - Porto - Braga faz facilmente 12 kWh/100 km a 120 km/h
 
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