Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MargothT2 55m2

Colocado por: Margotho valor seria este ou mais, para não ter nenhum espaço exterior.

Legalmente precisa de 52m² brutos para um T1

Para um T2 conte com 70 e tal metros.

Mas admitindo que fazem um T1 com os 56m² brutos centrado num terreno de 10x11 metros, fica com um quadrado de 8x8 enfiado num rectangulo de 10x11.

Fica com 1m de distância nas laterais e 1.5m de frente/trás.

Janelas? Nem pensar, já que duvido que haja câmaras a permitir em apenas 1m dos lotes adjacentes. Aberturas de janelas resumem-se apenas na direção da estada. Delicioso.
    Jardim exterior? Comédia total com 1m de largura.
    Espaço para uma piscina para os miúdos? Eles que peguem na bicicleta e utilizem as municipais.
    E um BBQ ou sardinhada? Esperamos pelo São João.
    Aproveitar o sol de manhã a noite em qualquer parte da casa/jardim? não vai ser naquela faixa de 1m de largura de certeza.
    E podia continuar do porquê disto ser péssima ideia (no entanto tenho a certeza que o que não falta aqui é arquitectos que adoravam pega nisto)

No final, qual o interesse mesmo? Ter os custos de uma moradia totalmente isolada (alias é mais caro construir em lotes com estas limitações), com os inconvenientes de um apartamento e sem poder usufruir de do que realmente uma moradia proporciona?

Vai estourar 155 mil paus num terreno destes? Para no final fazer um projecto e nenhum pedreiro aceitar fazer a obra? Com a falta de mão de obra, e enquanto houverem obras mais interessantes, ninguém pega numa nesse mamarracho.

Ou compram um apartamento, ou deslocam-se para fora da cidade. Não há receita milagre.
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  2.  # 2

Colocado por: Margothna rua mais abaixo e subir um bocadinho a bendita rampa todos os dias
    morei 4 anos na rampa da escola normal e não morri
  3.  # 3

Ainda estamos na fase da prospecção, abaixo deste valor só temos visto:

Ruínas
    Casas sem condições de habitabilidade
    Imóveis sem licença
    Imóveis com inquilinos
    Casinhas de ilha
    T0's de 30m2 de area bruta

Temos todo o interesse em pagar menos, se souber de imóveis mais acessíveis (e possíveis de financiar) ficaríamos muito gratos

Colocado por: dalmonio
    Mas pagar 155k por isto, consigo compreender a sogra.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Colocado por: MargothEu expressei-me mal e creio que isto gerou confusão. O terreno tem o total de 115m2, a casa construída tem 55m2

Diria que mais ou menos metade das casas da rua tem garagem, depois há um largo ao fim da rua em que alguns estacionam também

Antes de qualquer coisa, verifique se a casa está legalizada e tem licença de habitação. Parece-me que vai ser enganado(a).

Além disso está a pagar 3000 EUR/m2 de area bruta de construção. Para mim face ao valor oferecido é carissimo.
  5.  # 5

Na minha opinião, o estar numa rampa e o ter 55m2 não é razão suficiente para dizer que não se deve comprar.
    Acho pouco contexto para se poder peremptoriamente opinar contra.
    Concordam com este comentário: Apfm, jorgemlflorencio
  6.  # 6

Colocado por: CMartinNa minha opinião, o estar numa rampa é o ter 55m2 não é razão suficiente para dizer que não se deve comprar.
    Acho pouco contexto para se poder peremptoriamente opinar contra.

Mesmo assim acho que o preço por m2 está muito alto para o que foi dito, ainda por cima a precisar de obras.
  7.  # 7

Colocado por: pribeiroAlém disso está a pagar 3000 EUR/m2 de area bruta de construção.

Anda quase tudo acima disto, pribeiro. Não é para falar de cor, mas acho que não podemos também comparar preço por m2 de construção e o m2 de venda de casa, já que a venda é sempre superior.
    Não sei no Porto, mas em Lisboa e arredores, oiço falar em 10-12mil o m2 por casa/apartamentos usados.
    E há outros factores que entram no preço, para além da área (mesmo que pequena).
    Não sei, a mim, não me parece assim à partida, caro. Também, não conhecendo a casa (…).
  8.  # 8

Rampa de Algés 🥶
  9.  # 9

Já vivi numa moradia em que estava na encosta de uma colina. 1500 m2 de lote com moradia, garagem e tertulia.
    Sinceramente não gostei e digo isto porque evitávamos a parte de cima do terreno (onde estavam canteiros).
    Os 1500m2 pareciam uns 600m2 porque a garagem e tertúlia eram enormes bem como a casa.

Não ajudou ter uma paixão por terrenos planos, talvez derivado do tempo de infância que passava na quinta da minha avó em que todo o terreno era plano.

Seja como for acho que isso é ao gosto de cada um.
  10.  # 10

Colocado por: PedroMSOs 1500m2 pareciam uns 600m2 porque a garagem e tertúlia eram enormes bem como a casa.

Isto não se contradiz?
  11.  # 11

Normalmente as vistas panorâmicas e são no cimo de rampas.
  12.  # 12

Colocado por: CMartin
    Anda quase tudo acima disto, pribeiro. Não é para falar de cor, mas acho que não podemos também comparar preço por m2 de construção e o m2 de venda de casa, já que a venda é sempre superior.
    Não sei no Porto, mas em Lisboa e arredores, oiço falar em 10-12mil o m2 por casa/apartamentos usados.
    E há outros factores que entram no preço, para além da área (mesmo que pequena).
    Não sei, a mim, não me parece assim à partida, caro. Também, não conhecendo a casa (…).

Depende... pelo post inicial deu a entender ser uma moradia num interior longinquo numa rua inclinada a necessitar de obras... verdade é que a informação é escassa, mas num interior 3k por m2 a necessitar de obras, posso ser eu, mas parece-me puxado.

Além disso a area é inferior ao permitido legalmente.
  13.  # 13

Digo no post inicial "no grande Porto" e que não necessita de obras, só se quisermos deixar ao nosso gosto, mas está toda habitável e funcional, o que nos permitiria ir arranjando aos poucos sem nos meter em créditos. Até o momento a "melhor" que vimos foi esta, para a semana vamos ver mais duas e aí temos mesmo que decidir

Colocado por: pribeiro

Depende... pelo post inicial deu a entender ser uma moradia num interior longinquo numa rua inclinada a necessitar de obras... verdade é que a informação é escassa, mas num interior 3k por m2 a necessitar de obras, posso ser eu, mas parece-me puxado.

Além disso a area é inferior ao permitido legalmente.
  14.  # 14

Colocado por: MargothDigo no post inicial "no grande Porto" e que não necessita de obras, só se quisermos deixar ao nosso gosto, mas está toda habitável e funcional, o que nos permitiria ir arranjando aos poucos sem nos meter em créditos. Até o momento a "melhor" que vimos foi esta, para a semana vamos ver mais duas e aí temos mesmo que decidir

Ok, o erro foi meu.
    As minhas desculpas.
  15.  # 15

Não sei qual o motivo de tanta admiração neste tópico. Os preços das casas andam uma loucura mesmo, se esta for assim tão mau negócio o próprio avaliador do banco o "dirá" (com a sua avaliação).

Eu certificar-me-ia que a casa está legal, como já disseram, com projeto, licença de habitabilidade, etc etc, tudo direitinho. Depois, faria uma proposta bem abaixo do valor...

De resto, não vejo problema em sujeitar-se a uma casa mais pequena para poder ficar mais perto do centro. Cada um sabe das suas prioridades.
    Concordam com este comentário: Palhava
  16.  # 16

Sim.
    Um jardim pequeno mesmo assim é muito bom ter alguma natureza.
    E isolamento dentro do possível.
  17.  # 17

155mil não é muito.
    Nos tempos que correm.
    Até é capaz de vender rápido.
    Há muitas assim no Porto?

0.0231 seg. NEW