Iniciar sessão ou registar-se
    • luixx
    • há 4 dias editado

# 1

Olá a todos.

Ando a procura de formas de fazer uma mesa que normalmente tenho cerca de 60cm de largura por 2.4mts de cumprimento mas que de alguma forma de para quando for preciso passar para 1.2 de largura por 2.4 de cumprimento

alguém já viu/fez algo deste gênero
  1.  # 2

O mais usual (disponível comercialmente) será a variação de tamanho no sentido do comprimento.
    Mas se vai construir, existirão muitas formas de fazer o que pretende, dependendo do tipo de acabamento (estética) e funcionalidade (ergonomia). Poderá ter que existir algum compromisso num dos fatores referidos.
    Um sistema de partes deslizantes seria o mais convencional, que é o que se encontra nas mesas que crescem em comprimento.
    Antigamente também se utilizavam simples dobradiças, dobrando as duas abas que fariam o acrescento de tamanho (no seu caso seriam duas abas de 30cm), que podem dobrar para baixo e afetar a ergonomia, ou dobrar para cima do tampo fixo.
    Haverão muitas formas de fazer isso. Se vai ser um trabalho DIY e tem jeito para a coisa, pode explorar muitas técnicas.
    O tipo de material também pode definir o que se consegue fazer (armação em madeira ou metal).
  2.  # 3

Monte a mesa principal fixa (240x60cm - pode utilizar peças em madeira para bancada de cozinha, madeira composta, ou tricapa), com duas abas com 25cm de largura no sentido do comprimento. dotada de dobradiças que permitam rebater 180º. complete com ferragens de fixação para posição aberta e fechada. Não é complicado.

Utilize madeira maciça com pelo menos 30mm de espessura ou tricapa de 27mm.
    Em alternativa, painel tricapa, convém finalizar o bordo com madeira maciça...
    Não sei como espera ter o acabamento.

Os pés pode executar em madeira, tricapa ou metal e madeira/ tricapa, utilizando os 100mm centrais disponiveis.
    A mesa no final, aberta, ficara com 240x110cm
  3.  # 4

Eu faria uma mesa com tampo dobrável ao meio com 600x2400mm fechada.
    Para o sistema de dobrar o tampo utilizaria dobradiças ocultas, para centrar o tampo nas pernas, depois de aberta, utilizaria um sistema de corrediças de esferas com batente para que o tampo ficasse centrado sem oscilar. Para trancar a posição do tampo pode utilizar um fecho de mola fixo na travessa das pernas.

0.0106 seg. NEW