Boa tarde, acredito que alguém aqui me poderá esclarecer. Tenciono pedir empréstimo para uma moradia e fazer uma remodelação mas sem alterar a sua estrutura etc, é a parte estética, do chão, paredes por fora, por dentro, canalização, eletricidade, janelas,portas…tenho 3 questões: 1- a casa é amarela e telhado laranja, posso alterar a cor sem pedir autorizações para essas alterações? 2-a moradia tem certificado de isenção de licença de habitação, depois de fazer as obras é obrigatório eu pedir depois a licença de habitação ou sendo isenta, é isenta para sempre e poderei no futuro vender sem precisar de fazer a licença? 3- É possivel pedir emprestimo + um valor para obras? Se sim, como funciona? obrigado
Olá. À partida não pode fazer nada disso sem projectos.
1 - Até para pintar uma casa de cor diferente é necessário tratar de papeladas no município. Mudar o telhado idem.
2 - Depois de fazer essas obras, vai perder direito à isenção. Para a manter, só pode realizar obras de consrvação, sem mudar os materiais e técnicas de contrução. Só por aí já não pode trocar janelas, por exemplo. Aliás, tudo o que respeitar à fachada, "é intocável" sem burocracias.
3 - É. Com dois processos de crédido separados, provavelmente. Tem que contactar o seu banco, ou um intermediário de crédito.
Vamos ver se alguém com mais experiência passa por cá para ajudar (ou corrigir algo, hehe).