Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, acredito que alguém aqui me poderá esclarecer.
    Tenciono pedir empréstimo para uma moradia e fazer uma remodelação mas sem alterar a sua estrutura etc, é a parte estética, do chão, paredes por fora, por dentro, canalização, eletricidade, janelas,portas…tenho 3 questões:
    1- a casa é amarela e telhado laranja, posso alterar a cor sem pedir autorizações para essas alterações?
    2-a moradia tem certificado de isenção de licença de habitação, depois de fazer as obras é obrigatório eu pedir depois a licença de habitação ou sendo isenta, é isenta para sempre e poderei no futuro vender sem precisar de fazer a licença?
    3- É possivel pedir emprestimo + um valor para obras? Se sim, como funciona?
    obrigado
  2.  # 2

    Olá. À partida não pode fazer nada disso sem projectos.

    1 - Até para pintar uma casa de cor diferente é necessário tratar de papeladas no município. Mudar o telhado idem.

    2 - Depois de fazer essas obras, vai perder direito à isenção. Para a manter, só pode realizar obras de consrvação, sem mudar os materiais e técnicas de contrução. Só por aí já não pode trocar janelas, por exemplo. Aliás, tudo o que respeitar à fachada, "é intocável" sem burocracias.

    3 - É. Com dois processos de crédido separados, provavelmente. Tem que contactar o seu banco, ou um intermediário de crédito.

    Vamos ver se alguém com mais experiência passa por cá para ajudar (ou corrigir algo, hehe).
  3.  # 3

    Colocado por: lari
    3- É possivel pedir emprestimo + um valor para obras? Se sim, como funciona?
    obrigado


    Sim, explorei esta opção no Millennium, Banco Ctt e Caixa Geral, o funcionamento era igual nos três bancos. O crédito habitação + obras vai sempre com taxa variável e embora sejam dois créditos em separado (ficando o crédito habitação sempre dependente da burocracia normal referente ao imóvel) pode-se juntar as prestações e acaba por diluir o das obras num prazo muito maior do que se pedir crédito só para obras. O valor para as obras é libertado consoante o andamento das mesmas, ou seja, o banco não vai dar o dinheiro das obras todos de uma vez, você vai apresentar os orçamentos e faturas ao longo do processo. No nosso caso como o valor para obras era baixo (15 mil) pois é uma remodelação simples decidimos juntar capitais próprios e fazer o máximo que pudermos sozinhas pois não quisemos abrir mão da taxa fixa, Deus me livre de ver a prestação subir 400€ em poucos meses como aconteceu a alguns amigos ano passado
 
0.0101 seg. NEW