Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Coloquei um imóvel à venda numa agência imobiliária. O imóvel não chegou a ser publicitado porque 1 hora após ter acordado tudo com o mediador ele ligou-me a dizer que tinha um interessado pelo preço pedido. Acrescento que a avaliação foi também feita pelo mediador e foi ele que sugeriu o preço.
    Hoje enviou-me o contrato promessa compra e venda e constato que o comprador é também ele mediador na mesma agência imobiliária. Isto é legal? Tenho como rejeitar a oferta? Porque eu acho que o imóvel foi, intencionalmente, avaliado por baixo para o comprarem e venderem a seguir, obtendo lucro. Estou perdido porque acho isto tudo muito errado mas não sei o que fazer.
    Obrigado a todos.
  2.  # 2

Caro Serafim:
    Se ler bem o que escreveu encontra rapidamente a resposta à sua dúvida.
    Não confie nunca em mediadores imobiliários (é pelo menos a minha experiência).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  3.  # 3

Ele avaliou por esse valor porque já estava com intenção do comprar e lucrar uns bons euros.
    O contrato de mediação imobiliária é com exclusividade?
  4.  # 4

O estranho é o dono do imóvel concordar com o preço e só pensar que está a ser burlado porque alguém da agência pretende comprar. Se fosse outra pessoa pelo mesmo valor não se colocava o problema?
    Os mediadores, ou os supostos, lançam um número mas o proprietário é o principal interessado...
    Concordam com este comentário: Bragas V, Vítor Magalhães
  5.  # 5

O proprietário é que é o responsável pela atribuição do valor do imóvel, agora só tem que vender pelo preço que pediu. É uma lição para a vida
  6.  # 6

Isto é só teorias da conspiração, o proprietário aceita o valor de venda, alguém da agência quer comprar o imóvel, qual é a diferença que o comprador seja um consultor imobiliário ou um terceiro?

Ah e tal avaliou por baixo, se fosse um terceiro a comprar o valor já era normal?

Isto é só rir.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 7

O pior é que, caso se recuse a assinar o cpcv e não queira prosseguir com o negócio eles irão pedir o pagamento da comissão na mesma, pois arranjaram alguém disposto a pagar o valor pedido.
    Isso costuma estar escrito no contrato com a agência.
  8.  # 8

Se não assinar o cpcv acho que não é obrigado a nada, pode sempre dizer à imobiliária que decidiu por à venda por um valor mais alto, não?
  9.  # 9

Penso que não.
    Por isso é que há um contrato entre a imobiliária e o vendedor, em que a imobiliária promete que vai arranjar um comprador em X prazo e o vendedor diz que promete vender caso haja um interessado a dar o preço acordado. Pelo menos eu já cheguei a ver um contrato que dizia que caso o proprietário se recusasse a vender o imóvel havendo uma proposta do mesmo valor acordado tinha que pagar a comissão á agência.
  10.  # 10

Antes de colocar o imóvel à venda, não tinha uma ideia de quanto devia valer?

Afinal é assim tão menos o valor em jogo do que aquilo que vale?Ou pensa que vale?

A prontidão da venda também pode ser uma vantagem.

Normalmente os interessados tentam comprar por menos.
  11.  # 11

Colocado por: VarejoteIsto é só rir.

Às vezes são pessoas com pouca experiência.
    Ficam à mercê dos cafajestes.
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaÀs vezes são pessoas com pouca experiência

Creio que boa parte dos compradores/vendedores, são pessoas com pouca experiência nestes assuntos.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  13.  # 13

Colocado por: Varejote

Creio que boa parte dos compradores/vendedores, são pessoas com pouca experiência nestes assuntos.
    Concordam com este comentário:bluthunder82

Até a minha mãe.
    Uma mulher com formação superior universitária, se deixou influenciar pela avaliação de um agente imobiliário em relação a um apartamento T5.
    Disse que valia 90 mil euros.
    Então a minha mãe desistiu de vender.
    Mas andou anos e anos a dizer que só davam 90 mil euros, pela casa.
    (Quando um apartamento novo com a mesma área já rondava os 300 mil na cidade onde habita).

Se ela tivesse feito o que eu sugeri estava milionária.

E o dinheiro 💰💰💰 que está no banco tinha multiplicado.

Hoje não dá para comprar nada.
    Tristeza.
  14.  # 14

Colocado por: VarejoteIsto é só teorias da conspiração, o proprietário aceita o valor de venda, alguém da agência quer comprar o imóvel, qual é a diferença que o comprador seja um consultor imobiliário ou um terceiro?

Ah e tal avaliou por baixo, se fosse um terceiro a comprar o valor já era normal?

Isto é só rir.

Se fosse um terceiro a comprar já era normal, sim. Sendo o mediador, colocam-se uma série de questões (éticas pelo menos).

Eu pediria avaliações independentes, e contactaria um advogado para o caso de ser necessário "apertar" esse mediador. Se se provar que a avaliação foi feita por baixo, não sei se algum juiz o condenaria. Claro que é uma carga de trabalhos e chatices, mas...
  15.  # 15

Boa noite,

Pois bem, após uma série de kms feitos hoje, conversas e telefonemas, venho a descobrir que o imóvel nem sequer foi registado na agência imobiliária. Está a ser tudo feito por debaixo do pano entre os dois mediadores. E ainda houve quem dissesse que era normal e que eu tinha uma teoria da conspiração.
    Dois olhos sempre bem abertos é o meu conselho a todos.
  16.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencio
    Se fosse um terceiro a comprar já era normal, sim. Sendo o mediador, colocam-se uma série de questões (éticas pelo menos).

Eu pediria avaliações independentes, e contactaria um advogado para o caso de ser necessário "apertar" esse mediador. Se se provar que a avaliação foi feita por baixo, não sei se algum juiz o condenaria. Claro que é uma carga de trabalhos e chatices, mas...

Ainda não vi o OP dizer que valor é que aceitou e já agora qual o valor médio que andam a pedir na zona.

E porque é que antes de aceitar o valor não pesquisou pelo asking price da zona.

Ou só depois de saber que quem queria comprar, era um agente imobiliário é que resolveu dar corda aos sapatos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  17.  # 17

O que é OP?
  18.  # 18

Colocado por: Serafim Coelhoo imóvel nem sequer foi registado na agência imobiliária. Está a ser tudo feito por debaixo do pano entre os dois mediadores. E ainda houve quem dissesse que era normal e que eu tinha uma teoria da conspiração.
    Dois olhos sempre bem abertos é o meu conselho a todos.

Então se não há contrato, pode saltar fora sem repercussões!

https://segredosdomundo.r7.com/terceiro-olho/

Três olhos sempre abertos!
  19.  # 19

Colocado por: PalhavaO que é OP

Original Poster, a pessoa que escreveu a primeira mensagem, neste caso o Serafim Coelho. É uma sigle muito utilizada online.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  20.  # 20

Colocado por: Serafim Coelhovenho a descobrir que o imóvel nem sequer foi registado na agência imobiliária.

E se vendesse ao tal interessado sem ter que pagar a comissão, já compensava?

Estamos a falar de uma discrepância de quanto?

0.0209 seg. NEW