Boa tarde a todos. Irei comprar um apartamento á minha mãe com recurso a crédito habitação. Ela nunca fez um certificado energético, é obrigatório para me vender?
Pelo que sei se vendermos um imóvel através de agência é obrigatório pois eles podem levar multas se publicarem imóveis sem certificado energético. Mas uma vez que isto é uma negociação particular gostaria de saber se alguém me consegue ajudar.
Já procurei em vários sites mas não encontrei resposta para isto. E era um dinheiro que dava sempre jeito poupar.
Boa tarde. Se vai recorrer a crédito bancário habitação, o proprio banco vai pedir o certificado energético. Sei que todo o dinheiro que se possa poupar é bem-vindo, mas o certificado energético não é caro, para além de lhe permitir saber possíveis melhorias ao seu conforto térmico.
Para evitar o CE a sua mãe pode fazer-lhe uma doação. Poupa ainda no IMT que é um valor muito superior ao do CE. O pagamento pode ser feito na mesma e a sua mãe vai poupar muito dinheiro em IRS.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia11