Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Peço ajuda a quem saiba ou já tenha passado por estas situações.

Em obra em curso, alterações de fachada, por exemplo eliminação de porta de serviço lateral, alteração da dimensão de uma janela, são para seguir processo de licenciamento?

Ou apresenta-se em telas finais aquando do término de obra/alvará utilização?

Ainda não consegui falar com a arq que tem o meu processo da câmara.

O processo foi apresentado em formato licenciamento, com fase de arquiteturas e especialidades.
  2.  # 2

apresenta aditamento com essas alterações, ou então depende do entendimento da camara se essas alterações podem ser comportadas em sede de telas finais.
    tambem com quem devia falar é com o autor do projeto ( onde anda ele ?) que entrou na camara e não especificamente com a arquiteta da camara.
  3.  # 3

Essas alterações são comunicação prévia.
  4.  # 4

Colocado por: marco1apresenta aditamento com essas alterações, ou então depende do entendimento da camara se essas alterações podem ser comportadas em sede de telas finais.
    tambem com quem devia falar é com o autor do projeto ( onde anda ele ?) que entrou na camara e não especificamente com a arquiteta da camara.

Claro que já falei com o autor de projeto, e andamos a ver se a câmara diz como interpreta a lei.

Telas finais seria o ideal, comunicação prévia também serve.

Também há quem entenda que como o processo foi entregue em formato licenciamento antes de simplex que deveria seguir esses passos nesta fase.
  5.  # 5

Os passos serão os mesmos antes como agora.
    Alteração à facha do projeto licenciamento, é uma alteração ao projeto, por isso tem de meter as alterações à câmara antes de concluir a obra.
    E não em telas finais.
  6.  # 6

Colocado por: rpmmsantosClaro que já falei com o autor de projeto

Então se ele não sabe como se resolve, tem que contratar outro. Essa questão é básica, e qualquer arquiteto deve saber como resolver, não tem que esperar saber como é que a câmara interpreta a lei.
  7.  # 7

Pickaxe
    pois eu tambem não sei se em obra fechar uma porta secundária, alterar um pouco as dimensões de uma janela ou desloca-la para o lado uns cm, se isto é algo que está isento e que pode ir em telas finais ou se tem de ser feito um aditamento ao projeto.
    acho que li algures que este tipo de alterações estariam isentas.
    portanto quem melhor para "definir" a coisa se os "poderes" locais.
  8.  # 8

Colocado por: marco1Pickaxe
    pois eu tambem não sei se em obra fechar uma porta secundária, alterar um pouco as dimensões de uma janela ou desloca-la para o lado uns cm, se isto é algo que está isento e que pode ir em telas finais ou se tem de ser feito um aditamento ao projeto.
    acho que li algures que este tipo de alterações estariam isentas.
    portanto quem melhor para "definir" a coisa se os "poderes" locais.

Todas as alterações nos alçados, tem que ter um aditamento ao projeto, não podem ir nas telas finais.
  9.  # 9

Colocado por: Pickaxe
    Então se ele não sabe como se resolve, tem que contratar outro. Essa questão é básica, e qualquer arquiteto deve saber como resolver, não tem que esperar saber como é que a câmara interpreta a lei.

Comentário de #####, comentário de quem não vive neste país e neste planeta!

Se a lei e a interpretação da lei fosse limpa e direta não haveria dúvidas, mas sabemos que cada câmara interpreta a lei de forma diferente, e que dentro de cada câmara cada técnico interpreta a lei de forma diferente.
  10.  # 10

Qual é a câmara? O rmue é omisso nesse capítulo?
  11.  # 11

Colocado por: Pickaxe
    Todas as alterações nos alçados, tem que ter um aditamento ao projeto, não podem ir nas telas finais.

No meu caso foi em telas finais apenas.
  12.  # 12

Colocado por: rjmpiresNo meu caso foi em telas finais apenas.

Isso foi uma facilidade com a qual eu até concordo, não faz sentido aditamentos ao projeto por simples alterações exteriores, que não alterem cérceas, áreas de construção, etc.
  13.  # 13

Colocado por: rpmmsantosSe a lei e a interpretação da lei fosse limpa e direta não haveria dúvidas, mas sabemos que cada câmara interpreta a lei de forma diferente, e que dentro de cada câmara cada técnico interpreta a lei de forma diferente.

A lei é clara, neste caso não há duvidas sobre a interpretação. Pode haver é facilitismos, como no caso do rjmpires.

Colocado por: rpmmsantosComentário de #####, comentário de quem não vive neste país e neste planeta!

Não precisa de ser idiota.

0.0146 seg. NEW