Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Cláudia11Para não falar que, 10%, na grande maioria dos imóveis que são vendidos atualmente já corresponde a 20/30k ou mais.

Eu sou da opiniao que quem nao tem pelo menos 10% do valor do imovel nem devia pensar em comprar casa e qualquer forma.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  2.  # 22

A questão é sobre o facto de se ter, obrigatoriamente ou não, que disponibilizar esse valor (10%) no cpcv.
    Porque, por exemplo, quem tiver a sorte de ter direito ao financiamento a 100% tem que "segurar" a casa na mesma, mas para quê que vai dar os 10% de sinal se vai ter os 100% financiado pelo banco?
    Não faz sentido.
    Ou será que nesses casos só dão um valor simbólico, tipo, 1% do valor da casa? Só para reservar? E esses 1% serão financiados pelo banco á data da escritura? E será que os proprietários aceitam isso?
    Muita confusão
  3.  # 23

E as imobiliárias deviam de ser proibidas de pedir a comissão no cpcv porque o negócio só está concluído no dia da escritura.
    Mas infelizmente, a grande maioria não funciona assim.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  4.  # 24

Colocado por: Cláudia11E as imobiliárias deviam de ser proibidas de pedir a comissão no cpcv porque o negócio só está concluído no dia da escritura.
    Mas infelizmente, a grande maioria não funciona assim.

Bati o pé!
    E eles preferiram não angariar.
  5.  # 25

No máximo 50/50!
    No CPCV e na Escritura.
  6.  # 26

Colocado por: Cláudia11Porque, por exemplo, quem tiver a sorte de ter direito ao financiamento a 100% tem que "segurar" a casa na mesma, mas para quê que vai dar os 10% de sinal se vai ter os 100% financiado pelo banco?
    Não faz sentido.

E se.... o banco nao financiar os 100%? Porque por exemplo, o valor da avaliacao nao chegou? Ou porque afinal alguns dos pressupostos nao se verificaram e o banco nao empresta o suficiente?
    Deve o vendedor assumir a 'perda' sendo que entretanto teve a casa fora do mercado 1 ou 2 meses, tendo que iniciar o processo de novo? Para o vendedor e absurdo abdicar da unica protecao que tem em todo o processo. Sem entrada no CPCV, nao ha qualquer consequencia pratica para o comprador quebrar o contrato. Pode encontrar melhor passado 2 semanas e manda o vendedor passear.
  7.  # 27

Colocado por: dmanteigas

Eu sou da opiniao que quem nao tem pelo menos 10% do valor do imovel nem devia pensar em comprar casa e qualquer forma.
    Concordam com este comentário:Cláudia11

Desde que o banco aprove é-me indiferente.

E se for eu a vender, se as minhas condições forem supridas. Tudo bem.
  8.  # 28

Colocado por: vmontalvao
    As imobiliárias recebem logo 50% da sua comissão na assinatura do CPCV, portanto o valor do CPCV terá que pelo menos dar para lhes pagar a sua parte. Se o vendedor concordar, poderá pedir menos de sinal desde que o valor do mesmo dê para pagar à imobiliária.

Não paguei pra vender o apartamento, não pagaram os compradores da proxima casa. Tamos a lidar com gente séria felizmente.
  9.  # 29

Colocado por: Varejote

O banco não exige nada, o banco empresta até 90% do valor da compra na escritura.

O restante valor, são os compradores que têm de ter.

O valor de sinal no CPCV é irrelevante para o banco.

Já comprei imóveis sem CPCV, após acordo verbal foi direto para escritura.
    Concordam com este comentário:Bragas V

Quando falo em exigir falo disso, os bancos só emprestam x% e temos que ter os outros y que faltem, mas isso nao implica que tenham que ser pagos logo no CPCV, isso é só estúpido, e nem sei como não há mais pessoas a reclamar. A venda do apartamento tbm nao exigimos os 10% aos compradores, não nos faz sentido e a pessoa com quem trabalhamos também não concorda com a tarimba de 10%
  10.  # 30

Pois, tambem nao percebi muito bem... e uma confusao que para ali vai.
    O vendedor ate pode exigir 20, 30 ou 50% no CPCV. Nao tem nada a ver com o banco

Nao ha confusao nenhuma, nao se preocupe.
  11.  # 31

Colocado por: Cláudia11A questão é sobre o facto de se ter, obrigatoriamente ou não, que disponibilizar esse valor (10%) no cpcv.
    Porque, por exemplo, quem tiver a sorte de ter direito ao financiamento a 100% tem que "segurar" a casa na mesma, mas para quê que vai dar os 10% de sinal se vai ter os 100% financiado pelo banco?
    Não faz sentido.
    Ou será que nesses casos só dão um valor simbólico, tipo, 1% do valor da casa? Só para reservar? E esses 1% serão financiados pelo banco á data da escritura? E será que os proprietários aceitam isso?
    Muita confusão

O que se passa é que com esta loucura de preços a malta que tem algo pra vender anda num pedestal, principalmente se for algo muito cobiçado, o que invariavelmente faz com que as pessoas que precisam aceitem tudo, mesmo que ridiculo para conseguir adquirir. Veja-se o exemplo dos arrendamentos e meter das regras mais estranhas de sempre e no fim aceitar quem dá 50 rendas antecipadas. No nosso caso os compradores vao beneficiar do apoio do estado pra comprar o apartamento, mas mesmo assim quiseram dar um valor de sinal/entrada e o banco em vez de emprestar por exemplo 100K empresta 90K.
  12.  # 32

O arrendamento é muito diferente de uma venda. Estamos a ceder uma casa na esperança de ter um inquilino que pague direitinho todos os meses. E infelizmente bons salários não são sinónimos de bons pagadores.

E acerca do arrendamento e do título do tópico. Os imobiliários levam muito dinheiro para o que dizem que fazem.
    No arrendamento já vi a pedirem 2 rendas de comissão. Mas o quê que eles fazem afinal? Dizem que fazem triagem dos pretendentes mas ao fim ao cabo metem na mesma os primeiros que paguem o que está a ser pedido.
    Nas vendas é igual. Dizem sempre que têm clientes em carteira mas depois vê-se apartamentos/moradias durante meses á venda.

Também dizem que fazem filtragem aos interessados para comprar. Mas ainda á tempos fui ver uma moradia e não me pedirem documentação nenhuma nem se quiser fizeram perguntas a não ser sobre o horário que estava disponível para visitar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13.  # 33

Tambem por isso e que eu acho a mediacao imobiliaria um cancro... nos tempos que correm eu nao percebo como e que alguem ainda se da ao trabalho de utilizar servicos que custam um absurdo de preco (uma media provavelmente de 15 a 20 mil num apartamento T3) para o (pouco) valor que oferecem.

Eu acho os cozinheiros um cancro.

Digam o que disserem, os consultores tem um grande mérito.
    Puseram a sociedade a pensar que eles fazem alguma falta e são bem pagos pra isso..

Felizmente há gente mais inteligente que sabe o que os outros precisam ou não.
  14.  # 34

Colocado por: Cláudia11Porque, por exemplo, quem tiver a sorte de ter direito ao financiamento a 100% tem que "segurar" a casa na mesma, mas para quê que vai dar os 10% de sinal se vai ter os 100% financiado pelo banco?

Quem pede os 10% ou mais é o proprietário, ninguém vai fazer um CPCV a 90 dias, com 500€ de sinal, depois chega ao fim do tempo o comprador desiste e ficam a olhar para a mãos.

Comprar imóveis, não é propriamente comprar na Amazon e depois se não gostar, devolver.
  15.  # 35

Não disse para dar 500€ de sinal. O que estava a dizer é que no caso de ser financiamento a 100% não sei como é que funciona isso. Porque se por um lado o imóvel é financiado na totalidade por outro tem sempre que se reservar.
    Se formos a ver, pela regra, para uma casa de 200k o comprador dá ao vendedor 20k. Desses 20k se o vendedor tiver que pagar logo os 5% de comissão + iva tem que entregar mais de metade do sinal á imobiliária. Portanto se der para torto o proprietário também não fica a lucrar muito.
    E qual é o sentido de pagar á imobiliária no cpcv se o imóvel ainda não está vendido?

E há cpcv com cláusula a proteger os compradores para o caso da avaliação bancária vir abaixo do valor de venda. E nesse caso o proprietário tem que devolver o sinal
  16.  # 36

Colocado por: Cláudia11 O que estava a dizer é que no caso de ser financiamento a 100% não sei como é que funciona isso. Porque se por um lado o imóvel é financiado na totalidade por outro tem sempre que se reservar.

No nosso caso tratamos com uma imobiliária pequena e local, o agente é realmente daquela zona e conhece lá muita gente, isso creio que fez a diferença pois eram relações mais próximas entre ele e os vendedores. Conseguimos o financiamento a 100% e então propus dar um sinal simbólico 5k, só para "segurar" o imóvel e fazer o cpcv, era mais um asceno de boa fé que outra coisa, o agente achou bem, explicou aos vendedores que por sua vez aceitaram e pronto. O financiamento então já não foi a 100%, foi a 96,7 pois o banco não devolve os 5k do cpcv nem os vendedores. Desde que tanto o agente quanto o vendedor entendam que é um processo ligeiramente peculiar corre tudo bem
  17.  # 37

Colocado por: Cláudia11Não disse para dar 500€ de sinal. O que estava a dizer é que no caso de ser financiamento a 100% não sei como é que funciona isso. Porque se por um lado o imóvel é financiado na totalidade por outro tem sempre que se reservar.
    Se formos a ver, pela regra, para uma casa de 200k o comprador dá ao vendedor 20k. Desses 20k se o vendedor tiver que pagar logo os 5% de comissão + iva tem que entregar mais de metade do sinal á imobiliária. Portanto se der para torto o proprietário também não fica a lucrar muito.
    E qual é o sentido de pagar á imobiliária no cpcv se o imóvel ainda não está vendido?

E há cpcv com cláusula a proteger os compradores para o caso da avaliação bancária vir abaixo do valor de venda. E nesse caso o proprietário tem que devolver o sinal

Independente da imobiliária, o vendedor é que decide o valor que quer no CPCV, para o vendedor não lhe diz respeito se o imóvel é comprado com capitais próprios, financiamento 50%, 90%, 100%, com ou sem fiadores, isso é problema do comprador.

Agora se chegam a acordo de no CPCV pagarem 5%, 10%, etc., nada a dizer.

Cheguei a vender alguns imóveis, que o possível comprador, dizia que se fazia algum desconto porque ia pagar a pronto, só respondia que a pronto, são todos, senão não há escritura.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  18.  # 38

Não percebe que há 2 mensagens subliminares nessa proposta "a pronto"?
    1-o negócio vai mesmo acontecer. Não depende do banco dizer sim ou não.
    2-bem conversadinho, pode haver uma escritura por um valor mais baixo. Recebendo tudo.
    🤐
  19.  # 39

Colocado por: PalhavaNão percebe que há 2 mensagens subliminares nessa proposta "a pronto"?
    1-o negócio vai mesmo acontecer. Não depende do banco dizer sim ou não.
    2-bem conversadinho, pode haver uma escritura por um valor mais baixo. Recebendo tudo.
    🤐

Até não, queriam desconto porque não iam ter financiamento, mas para mim era igual, na escritura é sempre a pronto.

Fazer escritura em 15, 30, 60, 90 dias, também não era relevante.
  20.  # 40

Claro que sim.
    Desde que se receba o que se deseja.
    Tudo numa boa.

Curiosidade:
    Como costuma festejar o fecho de um negócio?

0.0250 seg. NEW