Colocado por: Cláudia11A maioria dos agentes imobiliários não têm qualquer tipo de curso ou especialização.
"Qualquer" pessoa pode ser um agente imobiliário. Basta ver pelos cartazes nas agências a pedir mais colaboradores.
O que pedem? Que tenha veículo próprio e boa apresentação.
Fui ver um apartamento á pouco tempo e o imobiliário que me fez a visita pouco ou nada sabia. Não sabia nada. O apartamento já estava á venda á mais de 3 anos e nem sabia se tinha ou não condomínio... E era um agente de uma das 3 grandes imobiliárias.
Recentemente também liguei a perguntar sobre uma moradia, a casa está arrendada então pedi para fazer visita ao exterior, porque, supostamente, o terreno tem + de 3.000m2 de terreno e + uma parcela de área florestal com o dobro, mas essa parcela não é contígua á casa e por isso queria perceber ao certo onde começa e acaba o terreno, pois com essas áreas até era capaz de fazer proposta mesmo sem ver o interior. O que me responderam? Não vale a pena marcar visitas para já porque tem que ser com o proprietário, ele é que sabe explicar as áreas, então vamos tentar marcar várias visitas para o mesmo dia. Então mas a agente não está interessada em vender??? Não se informa?? Com a comissão que ganham não deviam de reunir com o dono, perceber as áreas e saber de tudo para marcar logo visitas?
Colocado por: luisvv
Há de tudo, mas esses duram pouco. Adorava ver o pessoal que faz contas de cabeça às comissões a experimentar um mesito ou dois...
Nunca fui, nem serei mediador, consultor (nota lateral: designação erradamente utilizada por muitos vendedores) ou angariador.
Colocado por: luisvvNão lhe passa pela cabeça que se há tanta gente a recorrer aos serviços, sem a isso serem forçadas, alguma razão haverá.
Colocado por: luisvvTalvez não fosse má ideia tentar perceber porque é que todas (e não foram poucas) as tentativas de criar imobiliárias low-cost / preço fixo, nascidas desse preconceito do "ganham uma fortuna", foram ao charco.
Colocado por: dmanteigas
Habito, preguica, falta de conhecimento e nao saberem fazer contas.
Mas essencialmente habito. Ha muita gente que acha simplesmente normal fazer negocios atraves de imobiliarias, alem de que muitos nao percebem que gastar dinheiro ANTES da venda para o poupar DEPOIS da venda continua a ser um net loss.
E atencao... ha casos onde faz todo o sentido e existem agentes imobiliarios que realmente acrescentam valor. Simplesmente no mercado atual, a grande maioria deles nao servem para rigorosamente nada.
Avaliacao de imovel? Qualquer pessoa pode ir ao confidencial imobiliario ou pagar uma avaliacao. Promocao? Nos tempos que correm quase toda a gente usa as mesmas plataformas e vale mais um anuncio no imovirtual que no site da remax. Sendo que a propria remax vai la anunciar... fotografias? Contratar um fotografo nao e assim tao dificil e caro. Toda a parte legal deixa qualquer pessoa muito melhor servida com um advogado/notario que com qualquer agente imobiliario. Nos dias que correm, nao existe nada que um agente imobiliario ofereca que nao seja possivel subcontratar por melhor preco e melhor servico.
Com raras expecoes... pois para certo tipo de negocios, como mercado internacional, investimento, etc um agente imobiliario com qualidade pode ser uma mais valia. Agora para vender um T3 na Malveira ao pe da estacao do autocarro? E basicamente deitar dinheiro fora. O agente imobiliario nao traz nenhuma mais valia para o vendedor que justifique a comissao.
E o proprio comprador tambem e preguicoso. Quantos quando procuram casa a 1a coisa que fazem e ir a agencias imobiliarias em vez de baterem eles o terreno, podendo assim conseguir um melhor negocio?
Eu so este ano atraves de contacto direto com construtores, ja arranjei excelentes negocios a 2 pessoas que tambem cairam no 'habito' de irem a agencia imobiliaria primeiro...
Pelo mesmo motivo que se eu amanha achar que as comissoes bancarias sao um absurdo e quiser abrir o 'Banco Sem Comissoes SA' tambem nao vou ter grande sucesso.
A confianca importa, muito. Alem de que muitas dessas low-cost oferecem ainda menos porque nem sequer agencias fisicas e agentes locais tem. E um modelo de negocio que nem encaixa na cultura tuga.
E depois e preciso perceber o mercado. Em meios pequenos, eu nao vou oferecer servicos a 2% de comissao quando toda a minha concorrencia oferece 5%. Vou criar inimigos que me vao destruir completamente.
E nao e por falta de tentativa. Ate porque muitos dos que trabalham facilmente preferiam trabalhar por conta propria e receber a parte da comissao que vai para o franchising. Simplesmente a realidade deste monopolio nao e tao simples assim. Porque o estado nao quer. Quando e para eliminar as taxas de amortizacao de credito com taxa variavel sao os 1os a aparecer, mas quando e para impor taxas maximas para mediacao imobiliaria nao aparecem, nao comentam e ninguem aponta como sendo um problema. Va-se la saber porque.
Colocado por: luisvvAs voltas que se dá para conformar a realidade ao nosso pensamento...
Cabe na cabeça de alguém que um vendedor não sabe quanto vai pagar de comissão?
Colocado por: luisvvTudo isto para evitar a conclusão óbvia: as pessoas recorrem ao serviço porque o consideram útil.
Colocado por: luisvvA mais-valia é o cliente que a estima, não é você. A minha mulher dá um braço para não ter que preencher um impresso, eu faço-o sem problema. Eu pago de bom grado para me virem reparar algo a casa, o meu cunhado acha absurdo, adora bricolage.
Colocado por: luisvvHum, está então a dizer que as imobiliárias fornecem um serviço desejado? Percebe a contradição com o arrazoado lá de cima, da subcontratação disto e daquilo?
Colocado por: luisvvSabe porquê? Porque não é um problema. Ninguém é obrigado a recorrer a imobiliária, ninguém tem que cobrar 2, 3 ou 4%. Não há monopólio, há milhares de empresas a competir. Acima de tudo, os 3, 4 ou 5% não são excessivos porque há todo um trabalho por trás, muito dele não remunerado.
Colocado por: Vítor MagalhãesQual é que vale mais, um projeto de arquitetura ou o serviço de uma imobiliária na venda de um imóvel? Não precisam de responder...
Colocado por: ClioIIPela primeira vez vou pagar a uma agência, no papel de senhorio.
Colocado por: ClioIIPrimeiro motivo: fazer uma seleção adequada dos candidatos a inquilinos.