Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Cláudia11A maioria dos agentes imobiliários não têm qualquer tipo de curso ou especialização.
    "Qualquer" pessoa pode ser um agente imobiliário. Basta ver pelos cartazes nas agências a pedir mais colaboradores.
    O que pedem? Que tenha veículo próprio e boa apresentação.
    Fui ver um apartamento á pouco tempo e o imobiliário que me fez a visita pouco ou nada sabia. Não sabia nada. O apartamento já estava á venda á mais de 3 anos e nem sabia se tinha ou não condomínio... E era um agente de uma das 3 grandes imobiliárias.

Recentemente também liguei a perguntar sobre uma moradia, a casa está arrendada então pedi para fazer visita ao exterior, porque, supostamente, o terreno tem + de 3.000m2 de terreno e + uma parcela de área florestal com o dobro, mas essa parcela não é contígua á casa e por isso queria perceber ao certo onde começa e acaba o terreno, pois com essas áreas até era capaz de fazer proposta mesmo sem ver o interior. O que me responderam? Não vale a pena marcar visitas para já porque tem que ser com o proprietário, ele é que sabe explicar as áreas, então vamos tentar marcar várias visitas para o mesmo dia. Então mas a agente não está interessada em vender??? Não se informa?? Com a comissão que ganham não deviam de reunir com o dono, perceber as áreas e saber de tudo para marcar logo visitas?

Há de tudo, mas esses duram pouco. Adorava ver o pessoal que faz contas de cabeça às comissões a experimentar um mesito ou dois...

Nunca fui, nem serei mediador, consultor (nota lateral: designação erradamente utilizada por muitos vendedores) ou angariador.
  2.  # 2

Colocado por: luisvv

Há de tudo, mas esses duram pouco. Adorava ver o pessoal que faz contas de cabeça às comissões a experimentar um mesito ou dois...

Nunca fui, nem serei mediador, consultor (nota lateral: designação erradamente utilizada por muitos vendedores) ou angariador.

É o meu caso, ia porque queria porque sim, bastou-me ver como às vezes o bicho pega e eu com a minha personalidade iria tentar fazer de tudo pra ajudar o cliente pra decidir que não sou capaz de o fazer, não tenho a paciência necessária sequer. Tinha que ser mais calma e acima de tudo menos empática, porque o que não falta pra ai é muita batata a vender casas porque tem a sorte de uma ou outra ser estupidamente fácil, e quando é dificil delegam a outros...
  3.  # 3

Colocado por: luisvvNão lhe passa pela cabeça que se há tanta gente a recorrer aos serviços, sem a isso serem forçadas, alguma razão haverá.

Habito, preguica, falta de conhecimento e nao saberem fazer contas.
    Mas essencialmente habito. Ha muita gente que acha simplesmente normal fazer negocios atraves de imobiliarias, alem de que muitos nao percebem que gastar dinheiro ANTES da venda para o poupar DEPOIS da venda continua a ser um net loss.

E atencao... ha casos onde faz todo o sentido e existem agentes imobiliarios que realmente acrescentam valor. Simplesmente no mercado atual, a grande maioria deles nao servem para rigorosamente nada.

Avaliacao de imovel? Qualquer pessoa pode ir ao confidencial imobiliario ou pagar uma avaliacao. Promocao? Nos tempos que correm quase toda a gente usa as mesmas plataformas e vale mais um anuncio no imovirtual que no site da remax. Sendo que a propria remax vai la anunciar... fotografias? Contratar um fotografo nao e assim tao dificil e caro. Toda a parte legal deixa qualquer pessoa muito melhor servida com um advogado/notario que com qualquer agente imobiliario. Nos dias que correm, nao existe nada que um agente imobiliario ofereca que nao seja possivel subcontratar por melhor preco e melhor servico. Com raras expecoes... pois para certo tipo de negocios, como mercado internacional, investimento, etc um agente imobiliario com qualidade pode ser uma mais valia. Agora para vender um T3 na Malveira ao pe da estacao do autocarro? E basicamente deitar dinheiro fora. O agente imobiliario nao traz nenhuma mais valia para o vendedor que justifique a comissao.

E o proprio comprador tambem e preguicoso. Quantos quando procuram casa a 1a coisa que fazem e ir a agencias imobiliarias em vez de baterem eles o terreno, podendo assim conseguir um melhor negocio?
    Eu so este ano atraves de contacto direto com construtores, ja arranjei excelentes negocios a 2 pessoas que tambem cairam no 'habito' de irem a agencia imobiliaria primeiro...

Colocado por: luisvvTalvez não fosse má ideia tentar perceber porque é que todas (e não foram poucas) as tentativas de criar imobiliárias low-cost / preço fixo, nascidas desse preconceito do "ganham uma fortuna", foram ao charco.

Pelo mesmo motivo que se eu amanha achar que as comissoes bancarias sao um absurdo e quiser abrir o 'Banco Sem Comissoes SA' tambem nao vou ter grande sucesso.
    A confianca importa, muito. Alem de que muitas dessas low-cost oferecem ainda menos porque nem sequer agencias fisicas e agentes locais tem. E um modelo de negocio que nem encaixa na cultura tuga.

E depois e preciso perceber o mercado. Em meios pequenos, eu nao vou oferecer servicos a 2% de comissao quando toda a minha concorrencia oferece 5%. Vou criar inimigos que me vao destruir completamente. E nao e por falta de tentativa. Ate porque muitos dos que trabalham facilmente preferiam trabalhar por conta propria e receber a parte da comissao que vai para o franchising. Simplesmente a realidade deste monopolio nao e tao simples assim. Porque o estado nao quer. Quando e para eliminar as taxas de amortizacao de credito com taxa variavel sao os 1os a aparecer, mas quando e para impor taxas maximas para mediacao imobiliaria nao aparecem, nao comentam e ninguem aponta como sendo um problema. Va-se la saber porque...
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigas
    Habito, preguica, falta de conhecimento e nao saberem fazer contas.

As voltas que se dá para conformar a realidade ao nosso pensamento...
    Cabe na cabeça de alguém que um vendedor não sabe quanto vai pagar de comissão?

Mas essencialmente habito. Ha muita gente que acha simplesmente normal fazer negocios atraves de imobiliarias, alem de que muitos nao percebem que gastar dinheiro ANTES da venda para o poupar DEPOIS da venda continua a ser um net loss.

E atencao... ha casos onde faz todo o sentido e existem agentes imobiliarios que realmente acrescentam valor. Simplesmente no mercado atual, a grande maioria deles nao servem para rigorosamente nada.

Tudo isto para evitar a conclusão óbvia: as pessoas recorrem ao serviço porque o consideram útil. Ponto. São livres de o fazer, uns fazem, outros não. O que é útil para mim é ridículo para si e vice-versa.

Avaliacao de imovel? Qualquer pessoa pode ir ao confidencial imobiliario ou pagar uma avaliacao. Promocao? Nos tempos que correm quase toda a gente usa as mesmas plataformas e vale mais um anuncio no imovirtual que no site da remax. Sendo que a propria remax vai la anunciar... fotografias? Contratar um fotografo nao e assim tao dificil e caro. Toda a parte legal deixa qualquer pessoa muito melhor servida com um advogado/notario que com qualquer agente imobiliario. Nos dias que correm, nao existe nada que um agente imobiliario ofereca que nao seja possivel subcontratar por melhor preco e melhor servico.

Eppur si muove...

Com raras expecoes... pois para certo tipo de negocios, como mercado internacional, investimento, etc um agente imobiliario com qualidade pode ser uma mais valia. Agora para vender um T3 na Malveira ao pe da estacao do autocarro? E basicamente deitar dinheiro fora. O agente imobiliario nao traz nenhuma mais valia para o vendedor que justifique a comissao.

A mais-valia é o cliente que a estima, não é você. A minha mulher dá um braço para não ter que preencher um impresso, eu faço-o sem problema. Eu pago de bom grado para me virem reparar algo a casa, o meu cunhado acha absurdo, adora bricolage.

E o proprio comprador tambem e preguicoso. Quantos quando procuram casa a 1a coisa que fazem e ir a agencias imobiliarias em vez de baterem eles o terreno, podendo assim conseguir um melhor negocio?
    Eu so este ano atraves de contacto direto com construtores, ja arranjei excelentes negocios a 2 pessoas que tambem cairam no 'habito' de irem a agencia imobiliaria primeiro...

Pelo mesmo motivo que se eu amanha achar que as comissoes bancarias sao um absurdo e quiser abrir o 'Banco Sem Comissoes SA' tambem nao vou ter grande sucesso.
    A confianca importa, muito. Alem de que muitas dessas low-cost oferecem ainda menos porque nem sequer agencias fisicas e agentes locais tem. E um modelo de negocio que nem encaixa na cultura tuga.

Hum, está então a dizer que as imobiliárias fornecem um serviço desejado? Percebe a contradição com o arrazoado lá de cima, da subcontratação disto e daquilo?

E depois e preciso perceber o mercado. Em meios pequenos, eu nao vou oferecer servicos a 2% de comissao quando toda a minha concorrencia oferece 5%. Vou criar inimigos que me vao destruir completamente.

Mas quais inimigos? Esses conceitos low-cost surgem todas da mesma ideia, que até agora se mostra errada, de que o cliente não valoriza o serviço da imobiliária. Todas, sem excepção, começam com essa conversa do "eles cobram demasiado, venha cá que nós oferecemos só o que você precisa por um preço fantástico e fixo", e todas, sem excepção, falham. Podemos fantasiar sobre "inimigos" (imagine-se, o gajo da Remax a dizer mal do concorrente que cobra 1/10..) ou podemos ir pela explicação óbvia: não percebem o que o cliente quer e valoriza. O cliente quer falar com alguém, quer vender um imóvel, não quer comprar um pacote de fotografias ou uma redação de contrato.

E nao e por falta de tentativa. Ate porque muitos dos que trabalham facilmente preferiam trabalhar por conta propria e receber a parte da comissao que vai para o franchising. Simplesmente a realidade deste monopolio nao e tao simples assim. Porque o estado nao quer. Quando e para eliminar as taxas de amortizacao de credito com taxa variavel sao os 1os a aparecer, mas quando e para impor taxas maximas para mediacao imobiliaria nao aparecem, nao comentam e ninguem aponta como sendo um problema. Va-se la saber porque.

Sabe porquê? Porque não é um problema. Ninguém é obrigado a recorrer a imobiliária, ninguém tem que cobrar 2, 3 ou 4%. Não há monopólio, há milhares de empresas a competir. Acima de tudo, os 3, 4 ou 5% não são excessivos porque há todo um trabalho por trás, muito dele não remunerado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

Colocado por: luisvvAs voltas que se dá para conformar a realidade ao nosso pensamento...
    Cabe na cabeça de alguém que um vendedor não sabe quanto vai pagar de comissão?

O vendedor parte do pressuposto que quem paga a comissao e o comprador ao vender por um preco mais elevado. O que no mercado atual e assim um bocado absurdo...

Colocado por: luisvvTudo isto para evitar a conclusão óbvia: as pessoas recorrem ao serviço porque o consideram útil.

Ou acham que e util. Habito.

Colocado por: luisvvA mais-valia é o cliente que a estima, não é você. A minha mulher dá um braço para não ter que preencher um impresso, eu faço-o sem problema. Eu pago de bom grado para me virem reparar algo a casa, o meu cunhado acha absurdo, adora bricolage.

Cada um faz o que quer com o dinheiro, por isso e que tantos continuam a entregar 20 mil euros numa venda, dinheiro que se for preciso andam meio ano a trabalhar para ganhar...
    E eu percebo perfeitamente essa logica. Eu se puder pagar para me fazerem certas coisas, nao as faco eu proprio, mesmo coisas simples. Eu sei mudar o oleo a mota e mesmo assim prefiro leva-la ao mecanico... Aqui a questao e o desfasamento entre o preco que se paga e o servico que se obtem. Por isso e que eu dividi a comissao de venda de um apartamento T3 normal vs o numero de horas trabalhadas a 40e/h.

Colocado por: luisvvHum, está então a dizer que as imobiliárias fornecem um serviço desejado? Percebe a contradição com o arrazoado lá de cima, da subcontratação disto e daquilo?

Esta a fingir que nao percebe propositadamente?
    Quem quer fazer as coisas sozinho nem considera imobiliarias em primeira instancia. Agora quem recorre a elas regra geral prefere trabalhar com alguem que tem uma cara e um escritorio para irem reclamar.
    Isto e como os seguros... os meus seguros todos ha anos que sao uma combinacao entre Logo e Vitorinos. Tentei varias vezes 'vender' os seguros das duas a muita gente a minha volta onde poupavam significativamente mais dinheiro vs o atual. Num dos casos, era uma reducao de mais de 200e vs a solucao atual. No entanto, o facto de nao existir um mediador e um escritorio fisico faz com que grande parte da malta prefira pagar MAIS pelo mesmo servico. Eletricidade? Idem... centenas de milhar de pessoas pagam eletricidade na EDP a 19, 20 centimos por kwh porque e o diabo conhecido e longo de mim mudar.

Colocado por: luisvvSabe porquê? Porque não é um problema. Ninguém é obrigado a recorrer a imobiliária, ninguém tem que cobrar 2, 3 ou 4%. Não há monopólio, há milhares de empresas a competir. Acima de tudo, os 3, 4 ou 5% não são excessivos porque há todo um trabalho por trás, muito dele não remunerado.

E as comissoes bancarias ja eram um problema? Tambem existem empresas a competir.
    5% num imovel de 350 mil euros sao 17500e, fora o IVA. Nao ha trabalho nenhum de imobiliaria para casas normais que justifique este valor (o mercado de luxo e obviamente diferente). Muito menos no mercado atual onde a larga maioria dos mediadores pesca menos do assunto que um cidadao informado. E atencao... eu nao digo que o trabalho em si e inutil. Eu tambem nao tenho tempo para fazer tudo aquilo que implica vender uma casa. Mas e sempre uma questao de preco vs valor acrescentado. Eu odeio bricolage, mas se um movel custa 200e e o Ikea me da um orcamento de 80e para o montar, entao se calhar o bricolage ja se torna mais atrativo. Neste momento, as comissoes imobiliarias estao em valores onde o valor que acrescentam vs aquilo que se paga esta completamente desfasado.
    Concordam com este comentário: Cláudia11, RS2025
  6.  # 6

Google, conservatória ou cartório notarial chegam para 95% dos casos mas muita gente oferecer dinheiro ao desbarato.

As imobiliárias podem ser úteis a nível de visitas, de resto..

De qualquer forma há agentes e agentes. Uma pequena minoria é competente e faz um bom trabalho.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Meia Cuca
  7.  # 7

Qual é que vale mais, um projeto de arquitetura ou o serviço de uma imobiliária na venda de um imóvel? Não precisam de responder...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesQual é que vale mais, um projeto de arquitetura ou o serviço de uma imobiliária na venda de um imóvel? Não precisam de responder...

Deve ser a venda de imóveis, uma vez que boa parte dos políticos estão lá metidos.
  9.  # 9

Pela primeira vez vou pagar a uma agência, no papel de senhorio.

Primeiro motivo: fazer uma seleção adequada dos candidatos a inquilinos.
    Segundo motivo: não tenho hipótese de estar no trabalho a atender telefonemas pessoais a todo o momento.
    Terceiro motivo: estou longe, não tenho maneira de ir fazer visitas amiúde.

Espero mesmo que a caracterização dos possíveis inquilinos seja boa. É que numa venda, a partir do momento em que o imóvel já não é nosso, deixa de ser um problema. Até o podem demolir no minuto seguinte. Mas num arrendamento não é assim, há uma relação de médio/longo prazo entre senhorio e inquilino.
  10.  # 10

As imobiliárias não fazem melhor triagem que você.
    Se não tem tempo para atender telefonemas meta um anúncio no idealista e clique na opção para contactar via mensagem.
    A toda a gente que enviar mensagem forneça o seu email e peça que no email enviem logo informações sobre número de pessoas que vão habitar na casa, quem trabalha, n° dependentes, e.t.c vai ver que mais de metade não se dá ao trabalho disso.

Depois tente juntar o máximo de visitas no mesmo dia, sábado por exemplo.
    Bons salários não são sinônimos de bons pagadores, portanto corre tanto risco a alugar por uma imobiliária como a ser você próprio.
    Eu sempre que arrendo faço isso, tento filtrar ao máximo e março todas as visitas para o mesmo dia. Para já ninguém me deixou de pagar.
    E já poupa o dinheiro que vai dar de comissão á imobiliária.
  11.  # 11

Colocado por: ClioIIPela primeira vez vou pagar a uma agência, no papel de senhorio.

Por acaso ai as comissoes ate se alinham bem com o trabalho feito... estamos a falar de 1 renda ou 2. Num apartamento de 700e, sao 700 ou 1400e de comissao para terem quase o mesmo trabalho em numero de horas que tem na venda.

Colocado por: ClioIIPrimeiro motivo: fazer uma seleção adequada dos candidatos a inquilinos.

Boa sorte com isso... desde 2010 que eu sou inquilino seja de quartos ou apartamentos. Os ultimos 4 apartamentos onde morei foram intermediados por imobiliarias. Nos 4 apartamentos, pediram-me recibos de vencimento e foi esse o background check que me fizeram... eu sou um excelente inquilino, mas ou um agente imobiliario consegue ver isso na minha cara ou entao a selecao de candidatos limita-se a ver se com base no vencimento declarado conseguem ou nao pagar a renda.

0.0242 seg. NEW