Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, terminei a construção da minha casa o ano passado por volta do terceiro trimestre.

Tratei do registo na matriz, e depois na conservatória.

Uma vez terminado esse processo (em fevereiro) fiz o pedido de isenção de IMI.

Verifico neste momento que o referido pedido ainda está por tratar e já me foram lançadas os valores para pagamento do ano de 2024.

Terei falhado nos prazos?

Alguém sabe como se conta o prazo para o pedido?

Obrigado
  2.  # 2

No caso de compra tem 6meses para tratar do pedido do IMI.
    No caso de auto-construção não sei.
    Caso tenha falhado pode sempre "reclamar" o máximo que lhe pode acontecer é perder um ano de isenção
  3.  # 3

Coloque a questão no e-balcao é que se pediu no Portal das finanças, eles querem que o validem ao balcão.
  4.  # 4

Fiz o pedido no e balcão. Vamos ver..

Obrigado e desculpem
  5.  # 5

Se fez o pedido no ebalcao volte a questionar o porque de ainda não ter recebido a avaliação.
    Não fique à espera, falo por experiência própria.
  6.  # 6

Colocado por: sognimColoque a questão no e-balcao é que se pediu no Portal das finanças, eles querem que o validem ao balcão.

Eu quando ligo para a finanças sou atendido sempre em 5 minutos, e consigo falar diretamente com alguem que mal ou bem consegue ajudar. Tenho uma opinião muito positiva do serviço ao utente.
  7.  # 7

Colocado por: setaevra
    Eu quando ligo para a finanças sou atendido sempre em 5 minutos, e consigo falar diretamente com alguem que mal ou bem consegue ajudar. Tenho uma opinião muito positiva do serviço ao utente.

Isso deve ser numa repartição de um pequeno município
  8.  # 8

Colocado por: PickaxeIsso deve ser numa repartição de um pequeno município

O atendimento telefónico geral da autoridade tributária funciona bastante bem. Creio que é desse serviço que se trata e não de atendimento local.
    Concordam com este comentário: setaevra
  9.  # 9

Colocado por: Pickaxe
    Isso deve ser numa repartição de um pequeno município

Quer seja em Lisboa ou Setúbal, o número é o mesmo, é o que está no portal.
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeO atendimento telefónico geral da autoridade tributária funciona bastante bem.

Exatamente.
  11.  # 11

É possível pedir a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)?
    Desde que seu imóvel novo não tenha um VPT superior a 125.000 euros e seja a sua residência fiscal.
    O rendimento anual do agregado familiar não ultrapasse os 153.000 euros.

Não sei se são as duas premissas juntas.
  12.  # 12

Em relação ao atendimento telefónico, concordo que atendem quase sempre a chamada e com simpatia.. por outro lado acho que percebem muito pouco do assunto.

Liguei no início de abril por causa das mais valias, escolhi a linha dedicada para o efeito e tive que ser eu a explicar ao funcionário.

Percebi logo que por ali não me safava.. disse-me para fazer a pergunta por escrito no e-Balcao.

Em relação às premissas, cumpro as duas..
  13.  # 13

O que conselho que lhe posso dar é que faça à mesma o pagamento do IMI sem deixar passar o prazo, se a isenção lhe for atribuída a AT depois faz o devido estorno.
    Concordam com este comentário: Bragas V
  14.  # 14

Sim Vitor, isso não está em causa.

Só questionei pra saber se havia algum prazo e se o facto de poder ter falhado esse prazo, me poder tirar a isencao..
  15.  # 15

Colocado por: PalhavaDesde que seu imóvel novo não tenha um VPT superior a 125.000 euros

As Finanças ainda não dão os valores de acordo com a realidade?
  16.  # 16

Colocado por: Palhava

As Finanças ainda não dão os valores de acordo com a realidade?

Zero..

Posso dizer que estou numa casa que vale o triplo da anterior, e o VPT é superior 15k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17.  # 17

Resolvido.

Responderam via e-balcão a dizer que o meu pedido tinha sido mal instruído.

Com base na minha interação pelo e-balcão, a AT, corrigiu o pedido e abrevou a isenção por 3 anos 2024/2025/2026.

Trabalharam bem..
  18.  # 18

Pelo e-balcão costumam funcionar bem.
    Daí ter aconselhado a por aí a questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V

0.0187 seg. NEW