Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Conhecem esta pedra? Onde existe em Portugal?
    Muito obrigada
      IMG_9851.jpeg
      IMG_9855.jpeg
  2.  # 2

Parece ser o granito sem polimento.
  3.  # 3

Também podia ser mármore liso (?) sem veios.
    O que dá esse aspecto é o "bujardado".
    Mas terá que ser um artista a fazer a coisa.
  4.  # 4

5.  # 5

Mais do que a pedra, é descobrir quem trabalhe o material até ter essa aparência rústico-antiga. Com a patine do tempo.
  6.  # 6

Essa exactamente não sei, mas isso é um tipo calcário parecido aos travertinos.

No IC2, na zona de Alcobaça - Porto de Mós, você tem dezenas de pedreiras que lhe fornecem algo muito similar a preços relativamente em conta, consoante a espessura e tamanho - conte com 40-50€ m² já cortado em 60x60x2 cm.

Mas pondere bem, esse tipo de pedra calcaria é bastante porca. Além de se riscar e absorver facilmente todas as manchas (vinho, sumo, tomate, gordura, terra, etc) também tem uma tendência a criar um pó branco. Precisamente estes inconvenientes é que tornam a patina da pedra interessante.
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanamsequeira
  7.  # 7

8.  # 8

Na minha opinião, pode escolher vários tipos de pedra desde o mármore (sem veios) a granitos, e como sugeriram os travertinos, que o efeito final vai ser o desejado desde que trabalhem a pedra nesse sentido.
  9.  # 9

Colocado por: Palhavahttps://www.rinsernaturstein.de/bodenplatten-aus-naturstein/abbatia-claire-2/

Encontrei.

"Abatia" acho que não é nome de pedra.

Por que razão, a empresa não diz o nome da pedra?
    Se calhar são pedras de natureza diferente misturadas.
    Se virmos bem umas são mais creme e outras mais cinza. Será?
  10.  # 10

Parece-me pedra calcária, talvez um lioz com um tratamento bujardado não mecânica... não deve ser para todos os bolsos ;-)

Colocado por: Palhava"Abatia" acho que não é nome de pedra.
    Da pedra não, mas da "gama" talvez, abbatia é Abadia/Convento na tradução do latim, e tem muita semelhança disso.
  11.  # 11

Colocado por: ferfillioz

Mas o lioz tem um padrão.
    Não é pedra lisa.
  12.  # 12

Colocado por: ferfilDa pedra não, mas da "gama" talvez, abbatia é Abadia/Convento na tradução do latim, e tem muita semelhança disso.

Muito chunga dar nome de gamas a um material natural que vale por si mesmo.
    Gamas há-as em mosaicos cerâmicos, etc
  13.  # 13

Em ponte de lima, encontra similar.
  14.  # 14

Hoje ao entardecer, chão da entrada da Sé de Lisboa.
    Creio que é lioz.
    Algumas pedras são novas. Foram substituídas na última acção de restauro há 2/3 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfil, Mercedes
      Screenshot_2025-05-12-21-54-37-04_99c04817c0de5652397fc8b56c3b3817.jpg
  15.  # 15

Chão verdadeiro é outra loiça.
    Hahahahaha

0.0106 seg. NEW