Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Estou a substituir uma caldeira a gás natural por um esquentador, uma vez que apenas faz aquecimento de aguas de banho (inutilizei o aquecimento central e coloquei AC).

Toda a gente me aconselha Vulcano, bem como um equipamento de 14l (cozinha + duas banheiras).
    No entanto, de acordo com as próprias especificações na página web, os Vulcano de 14 litros apenas fazem um débito real de 11 litros (os de 11 fazem 8).
    Aparentemente, segundo me explicaram por email, é devido a um estrangulamento que a Vulcano coloca, deliberadamente para compensar o facto de não dar para ajustar manualmente, como se fazia antigamente.
    Supostamente, também precavê a ausencia de caudal suficiente de água para trabalhar devidamente.

Esta argumentação fará algum sentido?
    Será que as outras marcas, como a Ariston, fazem a mesma coisa?
    Será que faria melhor optar por um Ariston de 17 litros, por exemplo?

Tem que ser um esquentador ventilado, porque a extracção é feita para a chaminé do prédio.

Algum outro conselho para me ajudar a escolher o que instalar?

Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

Vai utilizar as banheiras em simultâneo? ou seja dois banhos em simultâneo?
    Tem economizadores de agua montados nos aparelhos?
  3.  # 3

Obrigado pela pergunta.

A ideia é poder usar os dois duches, sim.
    Penso não ter economizadores montados. São aqueles filtros que se põem nas torneiras ou no duche, certo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Se quer dois duches em simultâneo tem de ir para o de 17l... e tem de ter os redutores de caudal montados.

Dê preferencia a um modelo termoestatico.
    Por exemplo:
    https://www.vulcano.pt/ocs/vulcano/sensor-compacto-3-wtd-5-ame--21176185-p/
  5.  # 5

Vou aproveitar este tópico para fazer uma questão.
    Tenho um apartamento que irei remodelar e dividir em vários quartos para alugar individualmente.

O apartamento vai ter 1 suíte, + i.s. comum para os 3 quartos.
    Irão habitar na casa no máximo 6 pessoas (2 na suíte, 2 num quarto duplo, 1+1 em quartos individuais)
    Neste momento tenho um esquentador mas irei trocar.
    Já pensei em colocar cilindro mas acho que não compense visto serem muitas pessoas ia ter que meter um com maior capacidade, o que me irá aumentar a conta da luz...
    Se for esquentador, uma vez que irão existir 2 i.s e cozinha que poderão ser utilizadas ao mesmo tempo, de quantos litros deverá ser o esquentador?
    Obrigada.
  6.  # 6

Com esquentador, o melhor é ser um duche de cada vez Está um a duchar, entra outro abre a quente um frio no outro, abre a fria um escaldão no outro, digo eu!
  7.  # 7

Colocado por: luisrdsCom esquentador, o melhor é ser um duche de cada vez Está um a duchar, entra outro abre a quente um frio no outro, abre a fria um escaldão no outro, digo eu!

Na tropa, no inverno, o banho era frio. Só havia agua para os primeiros.

0.0125 seg. NEW