Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a tod@s

Gostava de perguntar-vos a vossa opinião sobre partes de um orçamento de remodelação de um apartamento, cerca de 90m2.

Ainda não inclui a parte de carpintarias e nem sequer prevemos a substituição de janelas (vamos deixar isso de fora para já), mas a coisa já está quase nos 50 mil.
    Parte deste valor é culpa de um gosto que tende sempre para coisas caras, e por isso estou hoje a pesquisar alternativas mais económicas para pavimentos, cerâmicas, loiças, torneiras e afins.

Mas gostava de vos perguntar sobre estes pontos, se vos parecem em preços "normais", porque nós não somos da área e não temos noção se estes trabalhos estão dentro de preços médios ou não.

- Trabalhos de Demolições e remoção de entulhos são quase 7 mil euros.
    Inclui basicamente retirar louças de 1 IS e moveis de Cozinha, demolir uma parede de uns 2m, destruir um roupeiro embutido de 3 portas e abrir roços nas paredes para novas ligações eletricas (todas as divisões) e canalizações (cozinha, IS).
    - Lixamento e pintura de paredes e tetos - outros 4 mil euros.
    - Reconstrução de uma parede (inclui impermeabilização, integração de uma porta orçamentada à parte, etc.) - outros 3500.

Só nesta parte são 15 mil euros e, não sei se é total ignorância da minha parte, mas o primeiro ponto, sobretudo, que é basicamente partir tudo o que aqui está, pareceu-me caro. A reconstrução da parede também.

O que vos parece?
  2.  # 2

Colocado por: MercedesO que vos parece?
    há muita coisa que pode influenciar o preço. dizer que tem 90m2 pouco serve sem informação adicional.

Colocado por: Mercedespareceu-me caro
    o que digo sempre às pessoas é.. 1º . ter um plano daquilo que tem de ser feito e acompanhar esse plano de um caderno de encargos e mapa de quantidades, 2º pedir mais do que um orçamento com base nesse plano e documentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  3.  # 3

Não queria colocar aqui o orçamento que nos enviaram. É bastante detalhado, mas não me parece que partilhar seja respeitador da equipa que o fez.
    .
    Deixem me só dizer que não estou com esta pergunta aqui no forum a querer mostrar desconfiança sobre quem fez o orçamento. Só queria perceber se o trabalho que expus, que é basicamente de mãos de obra, está na média ou se vale a pena, lá está, pedir mais orçamentos.
  4.  # 4

No custo geral da obra ainda falta incluir o custo de toda a cozinha - moveis, bancada, montagem - e francamente, sem baixar esta parte da mão de obra, parece-me impossível que isto fique num limite razoável.

Isto porque há um limite face ao que é racional gastar nesta casa, acima disso já compensa comprar nova. Também não me parece que gastar 80K ou 90k na remodelação de um apartamento, sem tampouco incluir substituição de janelas (que são duplas), faça muito sentido. Não é simplesmente racional, do ponto de vista económico. Mais vale vender e com as mais-valias comprar outro.
  5.  # 5

Colocado por: MercedesNão queria colocar aqui o orçamento que nos enviaram. É bastante detalhado, mas não me parece que partilhar seja respeitador da equipa que o fez.

Meta aqui o documento devidamente rasurado. Senão não é possível dizer-lhe nada.
    Qual é o problema em partilhar a lista de trabalhos e preços unitários, desde que fique assegurado o devido anonimato.
  6.  # 6

Esta é a parte de que está quase nos 7 mil

1. Demolições e Remoção de Entulhos - Valor Global 6 680,00 € €
    1 Remoção de louças sanitárias de 1 WC incluindo demolição de murete de banheira
    2 Remoção de móveis e bancada de cozinha (4 ml)
    3 Remoção de armários embutidos e respetivas guarnições (3 unidades)
    4 Remoção de porta do WC existente e respetivas guarnições (1 unidade)
    5 Remoção de todos os rodapés (49 lm)
    6 Remoção de pavimento em soalho nos dois quartos (26 m2)
    7 Demolição de paredes de tijolo existentes de acordo com o projeto (11 m2)
    8 Abertura e regularização de roços na cozinha para nova canalização completa de águas e esgotos a partir da ligação na entrada no apartamento e para alimentação elétrica tendo em conta nova posição de equipamentos:
    - Máquinas da roupa e de secar
    - Forno e placa elétrica
    - Frigorífico
    - Puxada para iluminção de teto na lavandaria (3 ml)
    - Embutir tubagens AC (3 ml) (Serviço de alteração da posição das tubagens terá de ser feito pelos técnicos do AC)
    9 Abertura e regularização de roços para nova canalização completa de águas e saneamento de dois WC a partir da ligação na entrada no apartamento e para alimentação elétrica tendo em conta nova posição de interruptores, tomadas e toalheiros elétricos
    10 Abertura e regularização de roços na sala para alimentação elétrica de:
    - 5 novos pontos de tomadas e TV
    - Novo circuito para interruptor duplo
    - Alterar posição de 2 pontos de iluminação no teto
    - Embutir tubagens AC (2 ml) (Serviço de alteração da posição das tubagens terá de ser feito pelos técnicos do AC)
    11 Abertura e regularização de roços nos quartos para alimentação elétrica de:
    - 2 novos pontos de tomadas
    - 3 novos pontos de luz para LED´s e focos nos armários
    - Novo circuito para interruptor duplo num quarto
    - Embutir tubagens AC (10 ml) (Serviço de alteração da posição das tubagens terá de ser feito pelos técnicos do AC)
    12 Remoção de entulho, triagem de materiais e transporte a respetivos vazadouros certificados;
  7.  # 7

Não dá para opinar a parte das demolições sem saber mais pormenores.
    O apartamento é num rés do chão ou num 4° andar sem elevador?? Só nisso já faz com que os preços sejam diferentes.
  8.  # 8

Não é um res do chão, é um andar elevado mas o edifício tem dois elevadores operacionais.
    Não tenho mais pormenores a dar, a não ser que vos descreva a obra toda.
    Mas as únicas demolições de parede que temos são: laterais de um roupeiro embutido (tem dois cantos mortos que queremos que deixe de ser mortos), parede da banheira (vamos basicamente reposicionar a parede com o hall de entrada para ter espaço do outro lado para uma nova IS, o qe significa demolir para a reconstruir uns cm mais à frente, na mesma posição) e uma meia parede da lavandaria, que deixará de existir. São paredes de 12 cm de espessura, não apresentam complicações maiores à demolição.
  9.  # 9

Os roços não é costume incluir nos trabalhos de demolição.
    Acho que para o serviço em causa está o dobro do que poderia ser proposto.
    Ora vejamos:
    2 homens x 5 dias: cerca de 1000€ ( já me estou a esticar, devem fazer aquilo nuns 2/ 3 dias)
    Remoção e envio dos RCD para aterro, cerca de 1000€.
    1000€ para outras despesas/ consumíveis e lucro da empresa.
    Uns pozinhos para gestão de obra: 500€
    Total :3500€+ IVA
  10.  # 10

Colocado por: Mercedesque é basicamente de mãos de obra,
    veja uma coisa.. há coisas que podem influenciar o preço às quais os mortais comuns não fazem contas.. por exemplo, vc disse apartamento.. o entulho como sai de casa? pelas escadas ou elevador? para onde vai? que custos tem o transporte e depósito desse entulho?
    pequenos pormenores que podem fazer toda a diferença
  11.  # 11

Colocado por: MercedesNão é simplesmente racional, do ponto de vista económico.
    por isso lhe disse que se deve sempre pedir 3 ou 4 orçamentos para poder comparar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

Ok. E como faço para pedir outros orçamentos? Peço a gabinetes de projetos ou diretamente a empresas de construção?
    Estou à nora.
  13.  # 13

Colocado por: MercedesOk. E como faço para pedir outros orçamentos? Peço a gabinetes de projetos ou diretamente a empresas de construção?
    Estou à nora.

Este orçamento foi-nos apresentado por um gabinete de arquitetura e design, conceito chave na mão. trabalhamos o projeto com eles e agora estamos a orçamentar a obra.
  14.  # 14

Colocado por: MercedesEste orçamento foi-nos apresentado por um gabinete de arquitetura e design, conceito chave na mão. trabalhamos o projeto com eles e agora estamos a orçamentar a obra.

Assim ficam reféns do que vos apresentarem.
    Deveriam ter efectuado o projeto, o mapa de quantidades e depois meter a obra a 2concuros" a pelo menos 3 empreiteiros distintos.

Atenção às condições contratuais.
  15.  # 15

Acho que não estamos reféns, eu posso bem apresentar layouts e afins, com a descrição completa do trabalho, a um empreiteiro. Mas depois ele trata da canalização e da eletricidade? Manda fazer o mobiliário à carpintaria? Gere a obra toda? Ou tenho eu de pedir orçamentos a cada área de trabalhos mais outro de gestão de obras?
  16.  # 16

Um empreiterio geral trata de tudo.

Também pode optar por ter um empreiteiro que trata da parte de construção civil, garantindo a coordenação e compatibilização em obra com outros fornecedores.
    Pede orçamentos de outros fornecedores para, por exemplo, carpintarias, que ficaram fora da empreitada.
  17.  # 17

Ena pá, isto dá uma trabalheira do caraças.
    Lá vou eu andar à procura de empreiteiros. O meu marido vai já dizer que é pra vender e pronto.
    E eu não queria vender, o edifício é robusto, não há ponta de humidades nesta casa, mesmo sendo toda virada a noroeste . Isto é boa construção e não faço ideia de que surpresas nos surgem numa casa nova. Bem as vejo cheias de humidade nos revestimentos ao fim de dois ou três invernos.
  18.  # 18

A obra em no grande porto, se houver por aqui no forum empreiteiros, podem deixar referências para eu contactar.
  19.  # 19

Colocado por: MercedesEna pá, isto dá uma trabalheira do caraças.
    Se não quer ter chatices (vai ter na mesma) é pagar o que lhe pedem e rezar para tudo correr bem ;)
    Pronto.
  20.  # 20

Ena pá, isto dá uma trabalheira do caraças.
    Lá vou eu andar à procura de empreiteiros. O meu marido vai já dizer que é pra vender e pronto.
    E eu não queria vender, o edifício é robusto, não há ponta de humidades nesta casa, mesmo sendo toda virada a noroeste . Isto é boa construção e não faço ideia de que surpresas nos surgem numa casa nova. Bem as vejo cheias de humidade nos revestimentos ao fim de dois ou três invernos.

Colocado por: Pedro BarradasSe não quer ter chatices (vai ter na mesma) é pagar o que lhe pedem e rezar para tudo correr bem ;)
    Pronto.

😅
    Não é uma questão de ter chatices. É mesmo o tempo que se despende em torno disto. É muito e nem sempre é fácil de compatibilizar com o trabalho e tudo o resto.

0.0143 seg. NEW