Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos
    .
    Venho perguntar se desaconselham, e porquê, a aplicação de pavimento vinílico por cima de tacos de madeiras.
    Sei que muitos estarão em desacordo com esta opção, mas a casa esteve arrendada nos últimos anos e temos zonas nos quartos com manchas de urina que se estranhou nas madeiras (não sei como o fizeram, mas a julgar pelo estado do apartamento e pelo cheiro que o chão ainda emana, não tenho qualquer dúvida de que é urina). Inicialmente pensei afagar o chão, mas como se trata de um líquido absorvido não creio que resolva. Agora estávamos mesmo a ponderar retirar tudo e nivelar com betonilha e mais o que seja preciso para aplicar vinílico por cima. Não sei, todavia, se podemos apenas retirar os tacos que estão neste estado e nivelar essa parte, aplicando o vinil por cima. A madeira que ficará por baixo não vai apodrecer ao longo do tempo e eventualmente danificar o novo pavimento?
    Agradeço desde já qualquer ajuda. Queria deixar foto para verem as manchas nos tacos, mas não consigo anexar.
  2.  # 2

Do pouco que vou apreendendo neste forum é que nunca se deve colocar outro piso por cima da madeira.
    A fazer mais vale fazer as coisas como deve ser, que seria remover o chão que tem, nivelar e depois aplicar o novo chão tal como diz.

De certo que alguém mais experiente que eu o poderá ajudar neste tema. A pessoa mais indicada neste forum julgo que seja o João Dias.

Ainda assim,de cabeça , só me lembro de águarás, que poderá servir para o que precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  3.  # 3

Obrigada, Bluthunder. Mas então, aguarás para cima da madeira danificada? Anulará o cheiro que sai da madeira? Andamos sempre com imensa limpeza neste chão, é a única forma de não sentir o cheiro.
    .
    Ponderei esta "manobra" de manter a madeira para economizar no projeto de remodelação, intuindo desde logo que não deveria ser boa ideia. Mas gostava de perceber a técnica da coisa. A madeira apodrece? Descola?
  4.  # 4

Não percebo a insistência, de colocar chão sobre algo que com o tempo pode criar bicharada, mudar a forma ou até apodrecer…

Talvez eu esteja errado!
  5.  # 5

.
  6.  # 6

Se levou urina, o cheiro virá sempre à superfície.

Acho que o melhor é tirar tudo.
  7.  # 7

Colocado por: JoãoEduardoDiasNão percebo a insistência, de colocar chão sobre algo que com o tempo pode criar bicharada, mudar a forma ou até apodrecer…

Talvez eu esteja errado!

Qual é a insistência? Tanto quanto sei, esta é a primeira remodelação que fazemos, e só porque uns inquilinos sebosos nos deram cabo da casa.
    .
    Mas obrigada pela sua resposta.
  8.  # 8

Colocado por: PalhavaSe levou urina, o cheiro virá sempre à superfície.

Acho que o melhor é tirar tudo.

E vai tudo à vida, pronto.
  9.  # 9

Desculpe, não foi minha intenção ser ofensivo.

Apenas respondi o que respondi, porque existem muitos posts a perguntar o mesmo.

Se quiser remediar, avance.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  10.  # 10

Colocado por: JoãoEduardoDiasDesculpe, não foi minha intenção ser ofensivo.

Apenas respondi o que respondi, porque existem muitos posts a perguntar o mesmo.

Se quiser remediar, avance.

Não quero remediar, quero fazer bem as coisas, mas a remodelação já vai com um orçamento puxado e ando a ponderar alternativas para poupar ao mesmo tempo que estou a pedir novos orçamentos dos trabalhos para comparar. Enquanto isso, vou esclarecendo aqui algumas dúvidas.
    .
    Mas a sua resposta deixou me a pensar que talvez tenha mesmo é de arrancar o chão todo. O meu apartamento tem um chão em terracota "francesa", o que significa que está disposta numa treliça de madeira, semelhante ao do link abaixo. Não é aconselhável pôr outro por cima deste, por causa da madeira?
    Também este ficou bastante danificado e tem algumas peças com manchas de absorção. E embora eu adore terracota, um restauro disto é muito mais dispendioso do que cobrir com um chão de plástico (o tal vinil).
    .
    Obrigada e desculpe o azedume da minha resposta anterior.
    .
    Deixo o link
    https://vintageelements.com/collections/french-terracotta-wood-inlay/
  11.  # 11

Colocado por: MercedesObrigada e desculpe o azedume da minha resposta anterior.

Se calhar nem houve azedume.
    A comunicação perde-se um bocado nas mensagens.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  12.  # 12

A Mercedes gosta de coisas bonitas.
    Mas se é para arrendar, não gaste 💰💰💰.

Ou é para si?
    Aquela casa dos azulejos?
  13.  # 13

Casa dos azulejos, sim, deve ter visto num post meu anterior, não foi? Esteve arrendada enquanto estivemos fora, cinco anos, ao abrigo do PAA. Foi a pior decisão económica que tomei na vida. Mais valia ter mantido a casa fechada e vazia. Quando viemos, só na higienização profissional da casa gastamos uns milhares de euros,e como não bastou, tivemos de raspar as paredes e tetos todos, pintar de novo e substituir eletrodomésticos e espelhos das tomadas e interruptores porque a sujidade estava para lá do reparável com limpezas. Nesse momento, como não gostava dos azulejos, pedi aos homens que cá trabalharam para os cobrirem com massa e pintarem, mantendo o friso de madeira do lambril. A casa ficou com um ambiente muito mais claro e luminoso, e bonita, cheia de personalidade.
    .
    Como já estava finalmente habitável e nós precisávamos dela para viver, viemos para cá, e foi habitando a casa que percebemos que tudo o que são madeiras têm problemas, sobretudo de sujidades entranhadas que uma limpeza, ainda que profissional, não trata. os móveis da cozinha têm de ser substituídos, precisamos de fazer mais uma IS (necessidade nossa a pensar no longo prazo) e queríamos otimizar o espaço dos roupeiros. O chão dos quartos tem o problema nojento que originou este post. Para fazer isto tudo, temos de mexer na instalação elétrica e substituir canalização da casa que é em hidronil, e o chão de terracota, para ser reparado, precisava de um tratamento parcela a parcela, agindo sobre ladrilhos e madeira e fazendo novas juntas (as existentes já desapareceram ou estão cheias de pó da obra anterior). Um bom ladrilhador fica caro, então o projeto era cobrir este pavimento com um flutuante de madeira ou vinil e usar novas terracotas em espaços mais pequenos e como apontamentos de design, sobretudo em paredes das IS e cozinha.
    .
    Enfim, queremos gastar dinheiro e fazer uma obra com qualidade, mas não quero gastar mais do que consigo ir buscar numa venda hipotética. Há aqui um limite à valorização do imóvel e é com esse que estou a jogar. E ainda por cima eu não sou o tipo de pessoa que gosta de um design ao estilo de clínica dentária, tudo branco e liso sob piso cinzento. Se é para eu viver aqui com a minha família, quero que o design tenha alguma vida também.e aí nem sao tanto os materiais que estão caros, a mão de obra é que está bem cara!
  14.  # 14

Colocado por: PalhavaEsteve arrendada enquanto estivemos fora, cinco anos, ao abrigo do PAA. Foi a pior decisão económica que tomei na vida. Mais valia ter mantido a casa fechada e vazia.

Este é que é o grande problema do arrendamento e a razão de haver tantas casas vazias: nem ocupadas pelo proprietário, nem arrendadas.

Por mil leis e incentivos que se criem ao arrendamento, de nada serve se não forem cumpridos.

Se a justiça funcionasse celeremente e os maus inquilinos fossem chamados a pagar todos os prejuízos causados, as casas apareciam sozinhas no mercado de arrendamento.
  15.  # 15

Colocado por: ClioII

Este é que é o grande problema do arrendamento e a razão de haver tantas casas vazias: nem ocupadas pelo proprietário, nem arrendadas.

Por mil leis e incentivos que se criem ao arrendamento, de nada serve se não forem cumpridos.

Se a justiça funcionasse celeremente e os maus inquilinos fossem chamados a pagar todos os prejuízos causados, as casas apareciam sozinhas no mercado de arrendamento.

Eu penso que nós tivemos azar, mas um azar fora do normal. Falando agora com os vizinhos, percebo que as pessoas a quem arrendamos a casa tinham problemas. O que os nossos vizinhos descrevem é típico de pessoas acumuladoras. A dada altura, porque os vizinhos se queixaram connosco, o meu marido veio ver o estado da casa, mas os inquilinos tinham tudo arrumado, prepararam tudo (a visita foi agendada com eles). Às vezes penso que se tivesse sido eu a ir verificar o estado da casa, que talvez tivesse uns olhos mais atentos a certos pormenores. Penso, também, que a partir do momento em que comunicámos a não renovação do contrato, que nos deram cabo disto, acho mesmo que fizeram muitas coisas de propósito.

Estando nesta posição - e não só de ter sido eu própria inquilina - percebo muito bem para que servem as cauções. Na altura, porque não queria alinhar na onda dos aumentos malucos de preços do arrendamento, fomos muito modestos nessas exigências (o PAA ainda não tinha os seguros ativos, pelo que pedimos uma caução, mas de quantia simbólica). A quantia não foi suficiente para nada do que era preciso fazer para pôr a casa no estado em que foi entregue. E como a renda era baixa e não ganhámos dinheiro nenhum com isto (pagávamos a prestação ao banco e demais custos, pelo que o rendimento marginal era mesmo irrisório), ter a casa arrendada revelou-se, no fim de contas, um custo factual. Só nos fez gastar dinheiro.
  16.  # 16

Mas então, é desaconselhável pôr flutuante em cima da terracota com madeira ou é tranquilo? Não vai criar bicharada, como dizia o João Eduardo Dias?
  17.  # 17

Alo Mercedes! Depende de muitos fatores, mas o maior fator é mesmo aquilo que já se disse, a Madeira pode depois apodrecer em baixo do material que colocar, inchar e obrigar-lhe depois a remover tudo e começar de novo. É um risco, mas que muita gente acaba por correr principalmente pelos custos associados.
  18.  # 18

Olhando para o tipo de chão exposto no link, eu tentaria de facto livrar-me do cheiro (como, não sei responder, teria de procurar).

Por um lado, acho o tipo de chão bonito

Por outro, não lhe vai bastar "estender" vinílico por cima: vai ter de nivelar, alisar e regularizar toda a superfície antes de o aplicar.
  19.  # 19

Colocado por: MercedesEu penso que nós tivemos azar, mas um azar fora do normal.

Mas é este tipo de "azar" que afugenta os pequenos investidores.

Uma coisa é um fundo que detém 500 imóveis, a maioria dá lucro, alguns dão prejuízo, o resultado líquido no final é favorável.

O pequeno investidor que tem um imóvel para arrendar retrai-se, pois um mau inquilino, como lhe aconteceu, representa vários anos de prejuízo. Mais vale ter a casa fechada, ao menos valoriza sozinha sem se chatear. O pequeno investidor não tem um portfólio vasto para diluir eventuais prejuízos num ou noutro imóvel.

Se a justiça fosse célere (e estamos a falar de casos cíveis muito simples) o "azar" diminuía drasticamente. E as casas apareciam para arrendar, não tenho dúvidas.
  20.  # 20

Estou a tentar anexar fotos dos dois chãos para verem e não consigo, não sei porquê.
    Clioll, obrigada. A nossa treliça só tem um ladrilho por parcela, o que a torna muito mais regular e lisa, está muito bem feita, por acaso. Não creio que fosse preciso nivelar.
    O chão dos quartos é que tem mau cheiro.
    .
    Claro, eu nunca mais me meteria numa cena dessas, de arrendamento. E ainda me continua a dar prejuízo, como se vê. Bem poderia só recuperar o chão dos quartos e mantinha esta treliça de terracota que, apesar de não estar prefeita, não tem o mesmo problema que o dos quartos.

Será que poderia arrancar os tacos afetados, substituir por novos e afagar tudo para levar tudo à mesma cor? Os tacos são o que me parece ser sucupira ou jatobá, uma madeira avermelhada, para o escuro.

0.0229 seg. NEW