Colocado por: Varejote
O problema é que o vizinho pode fazer queixa na camara, depois fica entalado.
Uma coisa é janelas estarem lá à vários anos, mesmo que não goste muito, deixam passar, outra é aparece um novo artista que acha que faz o que quer e aumenta o tamanho das janelas, sem dar cavaco a ninguém.
O mais certo é o vizinho fazer queixa.
Depois abre outro tópico para saber como legalizar o que não está legal.
Colocado por: DiogoLopesDiastapar-me a vista
Colocado por: DiogoLopesDiascâmara tem sempre algo a dizer.
Colocado por: Nostradamus
tapar a vista para o terreno e propriedade dos outros?
Colocado por: luisrds
Para alteração de fachada tem de meter projeto na câmara.
Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, dando cavaco à câmara, posso, certo?
Colocado por: DiogoLopesDiasTenho um quintal virado para esse terreno, significa que tenho de construir um muro para não poder olhar para lá?
Colocado por: Nostradamus
Não o pode fazer a partir de uma habitação. E não, não é a mesma coisa que estar no quintal a olhar para o terreno do vizinho.
Já lhe disseram 1001x que é ilegal o que quer fazer, mas ateima em querer encontrar a falha no sistema para poder abrir janelas directamente para o terreno do vizinho.
Daqui a meia dúzia de anos o terreno é vendido, ou alguém constrói uma casa, depois vem cá criar outro tópico a choramingar que lhe taparam a janela.
Colocado por: DiogoLopesDiasSe a câmara licenciar esse aumento não entendo porque é ilegal.
SECÇÃO IV
Construções e edificações
ARTIGO 1360.º
(Abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes)
1. O proprietário que no seu prédio levantar edifício ou outra construção não pode abrir nela janelas ou portas que deitem directamente sobre o prédio vizinho sem deixar entre este e cada uma das obras o intervalo de metro e meio.
(...)
ARTIGO 1362.º
(Servidão de vistas)
1. A existência de janelas, portas, varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, em contravenção do disposto na lei, pode importar, nos termos gerais, a constituição da servidão de vistas por usucapião.
2. Constituída a servidão de vistas, por usucapião ou outro título, ao proprietário vizinho só é permitido levantar edifício ou outra construção no seu prédio desde que deixe entre o novo edifício ou construção e as obras mencionadas no n.º 1 o espaço mínimo de metro e meio, correspondente à extensão destas obras.
ARTIGO 1363.º
(Frestas, seteiras ou óculos para luz e ar)
1. Não se consideram abrangidos pelas restrições da lei as frestas, seteiras ou óculos para luz e ar, podendo o vizinho levantar a todo o tempo a sua casa ou contramuro, ainda que vede tais aberturas.
2. As frestas, seteiras ou óculos para luz e ar devem, todavia, situar-se pelo menos a um metro e oitenta centímetros de altura, a contar do solo ou do sobrado, e não devem ter, numa das suas dimensões, mais de quinze centímetros; a altura de um metro e oitenta centímetros respeita a ambos os lados da parede ou muro onde essas aberturas se encontram.
ARTIGO 1364.º
(Janelas gradadas)
É aplicável o disposto no n.º 1 do artigo antecedente às aberturas, quaisquer que sejam as suas dimensões, igualmente situadas a mais de um metro e oitenta centímetros do solo ou do sobrado, com grades fixas de ferro ou outro metal, de secção não inferior a um centímetro quadrado e cuja malha não seja superior a cinco centímetros.
Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/47344-1966-477358
Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, segundo entendo é constituído usocapião
Colocado por: DiogoLopesDiasnão sei se fui clarofoi clarissimo.. e reitero o que escrevi. não pode.
Colocado por: DiogoLopesDiasAs janelas da minha casa já lá estão e não são opacas, viradas para o terreno do vizinho, há mais de 50 anose no dia que o vizinho quiser levantar um muro em frente à janelas ficam tapadas.. é fácil
Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, dando cavaco à câmara, posso, certo?não!.. parece que não entra o não
Colocado por: antonylemose no dia que o vizinho quiser levantar um muro em frente à janelas ficam tapadas.. é fácil
Colocado por: Moradiacoimbrase eu fosse o vizinho metia estrume desse lado do terreno.entre o muro e as janelas?