Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Varejote

O problema é que o vizinho pode fazer queixa na camara, depois fica entalado.

Uma coisa é janelas estarem lá à vários anos, mesmo que não goste muito, deixam passar, outra é aparece um novo artista que acha que faz o que quer e aumenta o tamanho das janelas, sem dar cavaco a ninguém.

O mais certo é o vizinho fazer queixa.

Depois abre outro tópico para saber como legalizar o que não está legal.

Então, dando cavaco à câmara, posso, certo?
  2.  # 2

Colocado por: DiogoLopesDiastapar-me a vista

tapar a vista para o terreno e propriedade dos outros?
  3.  # 3

Colocado por: DiogoLopesDiascâmara tem sempre algo a dizer.

Para alteração de fachada tem de meter projeto na câmara.
  4.  # 4

Colocado por: Nostradamus

tapar a vista para o terreno e propriedade dos outros?

Não se pode sequer olhar, é isso? É um terreno rústico, sem arvores e sem construções. Tenho um quintal virado para esse terreno, significa que tenho de construir um muro para não poder olhar para lá?
  5.  # 5

Colocado por: luisrds

Para alteração de fachada tem de meter projeto na câmara.

Correcto. Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, dando cavaco à câmara, posso, certo?

Não, eu acho que o processo não irá ser autorizado, nem irá arranjar um técnico que assine um termo de responsabilidade a assumir que cumpre com as normas legais e regulamentares.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  7.  # 7

Colocado por: DiogoLopesDiasTenho um quintal virado para esse terreno, significa que tenho de construir um muro para não poder olhar para lá?

Não o pode fazer a partir de uma habitação. E não, não é a mesma coisa que estar no quintal a olhar para o terreno do vizinho.

Já lhe disseram 1001x que é ilegal o que quer fazer, mas ateima em querer encontrar a falha no sistema para poder abrir janelas directamente para o terreno do vizinho.

Daqui a meia dúzia de anos o terreno é vendido, ou alguém constrói uma casa, depois vem cá criar outro tópico a choramingar que lhe taparam a janela.
  8.  # 8

Colocado por: Nostradamus

Não o pode fazer a partir de uma habitação. E não, não é a mesma coisa que estar no quintal a olhar para o terreno do vizinho.

Já lhe disseram 1001x que é ilegal o que quer fazer, mas ateima em querer encontrar a falha no sistema para poder abrir janelas directamente para o terreno do vizinho.

Daqui a meia dúzia de anos o terreno é vendido, ou alguém constrói uma casa, depois vem cá criar outro tópico a choramingar que lhe taparam a janela.

As janelas já lá estão, eu não vou abrir janelas. Só pretendo aumentá-las. Se a câmara licenciar esse aumento não entendo porque é ilegal.
  9.  # 9

Colocado por: DiogoLopesDiasSe a câmara licenciar esse aumento não entendo porque é ilegal.

Exato, se a CM licenciar, está legal.
  10.  # 10

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/47344-1966-477358

SECÇÃO IV

Construções e edificações

ARTIGO 1360.º

(Abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes)

1. O proprietário que no seu prédio levantar edifício ou outra construção não pode abrir nela janelas ou portas que deitem directamente sobre o prédio vizinho sem deixar entre este e cada uma das obras o intervalo de metro e meio.

(...)

ARTIGO 1362.º

(Servidão de vistas)

1. A existência de janelas, portas, varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, em contravenção do disposto na lei, pode importar, nos termos gerais, a constituição da servidão de vistas por usucapião.

2. Constituída a servidão de vistas, por usucapião ou outro título, ao proprietário vizinho só é permitido levantar edifício ou outra construção no seu prédio desde que deixe entre o novo edifício ou construção e as obras mencionadas no n.º 1 o espaço mínimo de metro e meio, correspondente à extensão destas obras.

ARTIGO 1363.º

(Frestas, seteiras ou óculos para luz e ar)

1. Não se consideram abrangidos pelas restrições da lei as frestas, seteiras ou óculos para luz e ar, podendo o vizinho levantar a todo o tempo a sua casa ou contramuro, ainda que vede tais aberturas.

2. As frestas, seteiras ou óculos para luz e ar devem, todavia, situar-se pelo menos a um metro e oitenta centímetros de altura, a contar do solo ou do sobrado, e não devem ter, numa das suas dimensões, mais de quinze centímetros; a altura de um metro e oitenta centímetros respeita a ambos os lados da parede ou muro onde essas aberturas se encontram.

ARTIGO 1364.º

(Janelas gradadas)

É aplicável o disposto no n.º 1 do artigo antecedente às aberturas, quaisquer que sejam as suas dimensões, igualmente situadas a mais de um metro e oitenta centímetros do solo ou do sobrado, com grades fixas de ferro ou outro metal, de secção não inferior a um centímetro quadrado e cuja malha não seja superior a cinco centímetros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoLopesDias
  11.  # 11

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/47344-1966-477358

Estas pessoas agradeceram este comentário:DiogoLopesDias

Então, segundo entendo é constituído usocapião e no máximo se o vizinho se chatear comigo constroi um muro a um metro e meio e tapa-me a vista. Entendo que a falar é que nos entendemos e claro que vou falar com o vizinho. Só não o queria fazer sem saber os meus direitos.
  12.  # 12

Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, segundo entendo é constituído usocapião

No limite tem usocapião do existente.
    Ao aumentar a dimensão das janelas esse uso deixa de existir.
    Como já referiram, é quase certo que nenhuma câmara aprovará esse aumento. Ainda que haja jogos de influências para contornar as regras, mesmo uma decisão camarária pode ser revertida e os seus autores penalizados
  13.  # 13

usucapião
  14.  # 14

Tem de ver se tem condições de evocar o usucapião de servidão de vistas e registar essa mesma servidão.
  15.  # 15

Colocado por: DiogoLopesDiasnão sei se fui claro
    foi clarissimo.. e reitero o que escrevi. não pode.
  16.  # 16

Colocado por: DiogoLopesDiasAs janelas da minha casa já lá estão e não são opacas, viradas para o terreno do vizinho, há mais de 50 anos
    e no dia que o vizinho quiser levantar um muro em frente à janelas ficam tapadas.. é fácil
  17.  # 17

Colocado por: DiogoLopesDiasEntão, dando cavaco à câmara, posso, certo?
    não!.. parece que não entra o não
  18.  # 18

Colocado por: antonylemose no dia que o vizinho quiser levantar um muro em frente à janelas ficam tapadas.. é fácil

se eu fosse o vizinho metia estrume desse lado do terreno.
    As pessoas veem aqui pedir opiniao, e depois parece que nao entendem
  19.  # 19

Colocado por: Moradiacoimbrase eu fosse o vizinho metia estrume desse lado do terreno.
    entre o muro e as janelas?
  20.  # 20

Pode aumentar sim.
    Da mesma forma que se eu fosse o seu vizinho, após aumentar a janela, construia um armazém colado à sua casa.

0.0219 seg. NEW