Boas,sou novo aqui,mas tenho um problema que gostaria de ver resolvido,é o seguinte,moro no r\c e quando a minha vizinha do segundo assa peixe em cima do fogão o fumo vem todo parar cá em baixo porque ela usa um exaustor,e a minha vizinha do 1 andar para não gramar com o funo dela liga a ventax que tem na entrada da chaminé,o que posso fazer para acabar com isto??
1. Extractor mecânico na cobertura, ligado à electricidade do condomínio (despesa do condomínio). 2. Compre uma ventax ainda mais forte que o da sua vizinha do 1.º
O melhor é falar com a sua vizinha porque ela não pode prejudicar os vizinhos de forma nenhuma. Isso, segundo a lei, é crime. E você não tem obrigação nenhuma de gastar dinheiro para se livrar do fumo causado pela sua vizinha. Se a sua vizinha não fizer caso então deve queixar-se ao administrador do prédio
"Crimes de peixe grelhado" à parte, outra possibilidade económica que tem é colocar uma válvula anti-retorno à saída do seu exaustor; procure nesse site: www.solerpalau.pt Não resolve a 100% o refluxo dos fumos, mas atenua bastante o problema.
Ainda outra solução: tape a sua chaminé quando ela fizer fumo. O fumo há-de sair em algum lado e aí tem mais alguém para o ajudar a reclamar... Aconteceu com alguém da minha família: ninguém queria saber quando a água das chuvas inundava a cozinha. Simples, quando chovia tapavam-se os ralos. A água subia e havia mais queixosos... mais queixosos, mais pressão para resolver o problema.
Conheço um caso duma pessoa que chamou os bombeiros porque quando entrou em casa, depois de uma ausência prolongada, não conseguia respirar normalmente, pois havia uma bola de fumo em toda a cozinha, porque a vizinha do andar de cima, punha um fogareiro a carvão em cima do fogão (por baixo da chaminé dela) e assava as sardinhas ou o peixe-espada. A casa da minha amiga estava normalmente desocupada, mas naquele dia estava gente em casa e não percebiam o que se estava a passar. Os bombeiros vieram com a polícia, seguiram o cheiro do peixe e descobriram donde vinha o fumo. Falaram com a pessoa que assava o peixe daquela forma, disseram-lhe que não devia fazer isso, mas ninguém considerou isso um crime. Eles até disseram que na casa deles acontecia o mesmo nas lareiras, que quando o de cima fazia lume, enchia-se a casa do de baixo de fumo, ou vice-versa. As casas não estão bem construídas e as pessoas fazem tudo de qualquer maneira, como lhes dá mais jeito, sem respeitar os outros. Claro que os meus amigos para os vizinhos de cima, ficaram como os maus da fita, mas parece que passaram a assar o peixe de outra maneira.