Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Sou proprietário de um imóvel do qual é usufrutuária a minha avó que é maior acompanhada com representação geral, nos termos do disposto no artigo 145.º n.º 2, alínea b) do C.C.
    A acompanhante é a minha mãe.
    A questão é se eu ou outra pessoa pode arrendar a casa à minha avó, fazendo o contrato com a minha mãe?
    Obrigado.
  2.  # 2

Qual a razão de tanto subterfúgio?
  3.  # 3

Na minha opinião quem pode arrendar é quem tem o usufruto, a uma outra pessoa.

O dono da nua propriedade só tem acesso ao bem com a extinção do usufruto.
  4.  # 4

Colocado por: tcmonteiroA questão é se eu ou outra pessoa pode arrendar a casa à minha avó, fazendo o contrato com a minha mãe?

Vão colocar a senhora Avó aonde?
  5.  # 5

Gostava de ouvir mais opiniões, sobre o caso em análise!
  6.  # 6

Se a avó é a usufrutuária, enquanto estiver viva a casa é como se fosse dela, como é que vai alugar a casa a ela própria????.
  7.  # 7

Colocado por: luisrdsSe a avó é a usufrutuária, enquanto estiver viva a casa é como se fosse dela, como é que vai alugar a casa a ela própria????.

Eles querem é arrendar a outra pessoa!

Querem saber se o estatuto de maior acompanhado permite à mãe(filha) ter poderes para assinar um contrato de arrendamento a outra pessoa.

A avó metem-na num lar.

-----

Ninguém tem que recriminar ou criticar.
    Só quem vive a realidade, sabe o que sofre na pele.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  8.  # 8

Chat respondeu: tem de ser autorizado por juiz.

---

🇵🇹 Em Portugal: Usufruto, incapacidade e arrendamento

✅ Pode um usufrutuário arrendar o bem?

Sim. De acordo com o Código Civil português, o usufrutuário tem o direito de usar e fruir o bem, o que inclui arrendar o imóvel a terceiros e receber as rendas.

> Artigo 1439.º do Código Civil – O usufrutuário pode gozar diretamente o bem ou cedê-lo a terceiro, inclusive por arrendamento.

Mesmo que não resida mais no imóvel, o usufruto mantém-se válido até ao seu termo (normalmente até à morte do usufrutuário, se vitalício).

---

⚖️ E se o usufrutuário estiver incapaz (maior acompanhado ou interdito)?

Portugal adotou a figura do maior acompanhado desde a entrada em vigor da Lei n.º 49/2018, que revogou a interdição e inabilitação.

🧠 Pessoa com acompanhamento (anteriormente "interditada"):

Não é automaticamente incapaz;

Pode praticar atos com o apoio do acompanhante ou com representação legal parcial definida pelo tribunal;

O tribunal determina quais atos a pessoa pode praticar autonomamente ou com apoio — por exemplo: celebrar contratos, dispor de rendimentos, arrendar bens, etc.

👉 Portanto, se o usufrutuário for acompanhado judicialmente, a possibilidade de arrendar depende do que o juiz decidiu no processo de acompanhamento:

Se está proibido de gerir o património, o arrendamento terá de ser feito pelo acompanhante legal, e poderá exigir autorização judicial, conforme o regime estabelecido;

Se a pessoa mantiver alguma capacidade de gestão patrimonial, poderá fazê-lo com apoio.

---

📝 Resumo prático (Portugal):

Situação do usufrutuário Pode arrendar o imóvel? Precisa de autorização judicial?

Capaz (sem acompanhamento) ✅ Sim ❌ Não
    Maior acompanhado com apoio ⚠️ Depende do regime fixado pelo tribunal ⚠️ Pode precisar
    Maior acompanhado sem capacidade patrimonial ❌ Não diretamente ✅ Sim, o acompanhante pede autorização judicial

---

Se precisa de verificar o que foi decidido no regime de acompanhamento, isso consta do acórdão/julgamento do tribunal onde a medida foi decretada.

0.0121 seg. NEW