Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um divergência entre o meu arquiteto e o construtor no que diz respeito ao isolamento interior, mais propriamente numa zona que foi construída com pedra de granito. No projeto e caderno de encargos está mencionado lã de rocha mineral, com uma densidade mínima de 70kg/m3, com 5cm de espessura. O construtor sugere substituir a lã de rocha por poliuretano projectado, diz que é melhor isolamento térmico, melhor combate a umidade, não tem o problema da lã de rocha ficar achatada ao longo dos anos, e mais saudável pela não emissão de partículas, pelo que li nas pesquisas, talvez perca em isolamento acústico, mas como as paredes são em pedra com 40 cm de espessura, não fará muita diferença. Claro que depois as paredes ainda serão revestidas a gesso cartonado. já alguém aqui no fórum utilizou algum destes materiais? E em 2025, qual é o mais apropriado?
      PEDRAS.png
  2.  # 2

Use la mineral, conforme as regras de boa pratica dos sistemas de gesso cartonado.. dotada de papel kraft voltada para o interior climatizado, basta ser de 30kg/m3. é fornecida em rolo, se utilizar perfil canal de 48mm, compre manta de 60mm, e aplique entre montantes, bem comprimida. no espaço entre montantes verticais e a pedra, aplique uma tira em espuma de polietileno., com pelo menos 5mm.

PU projetado irá ser penalizador em termos de difusão do vapor de água. vai cria r condensação no interior da forra de gesso e proliferar de fungos.

a la de rocha não vai ficar nada achatada...nem vai haver problemas com as partículas. tudo mitos.
    Boas obras.

PS essa laje aligeirada.... deveria ter o perimetro amaciçado...e nem vejo qq tipo de viga de bordadura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: polo frteitas
  3.  # 3

Obrigado pela resposta, é para onde estou mais inclinado, acho que vou seguir as boas regras.

PS essa laje aligeirada.... deveria ter o perímetro amaciado...e nem vejo qq tipo de viga de bordadura.
    Tem uma barra metálica, trata-se de uma construção / remodelação, esta parte já estava assim construída.

0.0094 seg. NEW