Colocado por: DecrZoneRelativamente a lage vou colocar fotos, surgiu a dúvida na altura do porque de não ser feito o betão de limpeza como estava no projeto de arquitetura ao que o diretor de obra disse não ser necessário porque o terreno não é barrento
Colocado por: N Miguel OliveiraEntão o Dono de Obra não tem nenhuma responsabilidade em quem contracta?tem, mas se for mal assessorado por quem contratou que adianta? ele confia, assina onde lhe dizem para assinar e contrata que lhe é indicado na confiança.. no fundo é aldrabado. Neste caso vejamos.. O sujeito que ele contratou para diretor de fiscalização em algum momento lhe disse que não podia legalmente cumprir essa função? confia joca e mais 200€ para o bolso. Cumpria ao DO ir ler os regulamentos deontológicos da respectiva ordem ou cumpria ao tal sujeito agir da forma que esse mesmo código manda?
Colocado por: antonylemosque fiscalização?.. quase todos os DO que conheço perguntam-me se faço também a fiscalização (sendo autor do projecto). digo que não.
Colocado por: ricardoantunesA construção é de facto a unica industria que conheço que é preciso um fiscal para fiscalizar os fiscais dos fiscais.
Colocado por: Ruikode
Se fosse assim tão simples...
Colocado por: dmanteigaspara lhes explicar a importancia de ter um fiscal separado.em 90% dos casos eles não entendem, mesmo depois de lhes explicar. na mente deles o facto de eu ser autor faz com que eu seja o melhor fiscal.. 'porque é do meu interesse'
Colocado por: ricardoantunesA construção é de facto a unica industria que conheço que é preciso um fiscal para fiscalizar os fiscais dos fiscais.credo.. vale a pena andar a criar porcos para o DO fica só com um presunto e meia dúzia de rojões...
Colocado por: marco1era preciso é que a justiça depois funcionasse e fosse célere.
Colocado por: zedasilvamas também é verdade que são poucos os DO que se aventuram a pedir responsabilidades
Colocado por: elfo106e depois ficava lenta outra vez com tantos processos :D
Colocado por: DecrZonePróxima pergunta SFF:
Alguém conhece alguma empresa que tenha diretores de obra a trabalhar na zona de Palmela, quinta do conde e arredores que eu possa pedir orçamento?
Colocado por: DecrZonePreciso de alguem do meu lado que possa argumentar com o arquiteto e construtor pois eu vou fazer figura de parvo sempre que ele der uma resposta com algo técnico.
O que custa mais disto tudo é ter pago toda a arquitetura, especialidades, câmara e avançar com a obra que nem sei se vai prosseguir.
Colocado por: DecrZoneAvanço com a obra mas realmente vou ter de contratar alguém que faça essa fiscalização como deve de ser apertando com o construtor
Colocado por: zedasilvaEstá explicado mas não está desculpado.
Nº 5 do artigo 5º do Código deontológico da Ordem dos Arquitetos.
…
5.O arquiteto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela conceção arquitetónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
Colocado por: DecrZoneVisto estar pago vou colcuir esta fase pois estou de mãos atadas
Colocado por: marco1mas efetivamente não sendo isto possivel na pratica