No meu terraço, coloquei cerca de 30m2 de relva sintética, sobre as lajes de pedra. A colocação foi feita no inverno e não tive qualquer problema até chegar o tempo mais quente...
Com os dias mais secos, os choques devido à acumulação de eletrecidade estática são permanentes... a tocar em alguém, a tocar na parece, a tocar no portão...
Após alguma investigação, vi que uma possível solução seria a de colocar areia de sílica no relvado. Neste momento já espalhei sobre o relvado mais de 100kg de areia de sílica, mas o problema mantém-se.
Uma solução temporária que tenho utilizado é o de molhar o relvado, aumentando assim a humidade, mas a verdade é que quando este seca completamente, voltamos ao ponto de partida.
Alguém me sabe dizer se existe alguma solução mais permanente (ou pelo menos mais duradoura) para este problema?
A eletricidade estática em relvado sintético pode ser um problema desconfortável, especialmente em ambientes secos. Aqui estão algumas soluções eficazes para reduzir ou eliminar a eletricidade estática:
1. Manter o relvado húmido
A eletricidade estática acumula-se mais facilmente em ambientes secos. Pulverizar o relvado com água regularmente ajuda a dissipar a carga estática.
2. Utilizar produtos antiestáticos
Existem sprays antiestáticos disponíveis no mercado que podem ser aplicados diretamente sobre o relvado sintético. São eficazes, especialmente em zonas de contacto frequente, como parques infantis ou áreas desportivas.
3. Aterramento
Instalar um sistema de aterramento (fio terra) para o relvado sintético ajuda a descarregar eletricidade estática acumulada. Esse processo envolve ligar o material condutor do relvado (se existir) a uma haste de aterramento metálica cravada no solo.
4. Adicionar enchimento condutivo
Alguns relvados usam enchimentos de borracha ou areia. Usar enchimentos especiais com propriedades condutivas pode ajudar a reduzir a estática. Exemplos: enchimento de carbono ou sílica tratada.
5. Evitar calçado com sola de borracha
Se a eletricidade estática for sentida principalmente ao caminhar, o tipo de calçado pode ser um fator. Sola de couro ou materiais naturais geram menos estática que sola de borracha.