Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Cláudia11

Mas consegue ir a pé de Lousada até á estação de Penafiel? Já implica fazer uns 10 min de carro provavelmente, não?
    E pode poupar nas portagens mas isso depende sempre do acesso da casa até á AE.
    Quanto ao tempo deve de ser o mesmo.
    E quanto ao custo das casas. Podem ser mais baratas, realmente não conheço a zona, mas se para além de 1h de viagem tiver que fazer mais 10 min de carro até casa ao fim de algum tempo o que "poupei" em comprar a casa já gastei no gasóleo.
    Os preços em Lousada não devem diferir muito em relação a Penafiel.
    Porque moradia há sempre muitas, de gaveto por exemplo. Mas não é isso que quero. Eu estou inclinada para este terreno pelo espaço que tem. Se for para arranjar uma moradia num lote de 500n2 fico onde estou

A pé de facto, pode não ser os 10 min. Deve ser bem mais sim, De carro/mota 3/4 min
  2.  # 122

Acho que já estamos a discutir coisa nenhuma, em rigor a Claudia11 já tomou a sua decisão.

Espero que nos vá informando dos progressos, estas histórias são sempre fixes para acompanhar.
  3.  # 123

Eu procuraria imóveis no eixo da linha do douro da CP desde Penafiel em direção ao Valongo nesse caso.
  4.  # 124

Colocado por: Vítor MagalhãesEu procuraria imóveis no eixo da linha do douro da CP desde Penafiel em direção ao Valongo nesse caso.

É o que tenho andado a fazer nos últimos tempos.
    Valongo já tem andares moradia a 220k. Portanto moradia é para esquecer.
    De resto, ou não há quase nada, ou é longe da estação, ou são casas com pouco terreno a precisar de muitas obras... Há muita coisa á venda mas pouca que preste.
  5.  # 125

Colocado por: dmanteigasEu creio que o seu problema nao sera quanto e que e possivel construir com 100k. E encontrar alguem que queira pegar numa obra de 100k...

é um pouco por ai, porquê fazer uma obra de 100k, quando existe tantas de 300k à procura de empreiteiro.
  6.  # 126

Se formos por aí não existiam remodelações a apartamentos, trocas de telhado, colocação de capoto, e.t.c

Acho que um empreiteiro que queira ganhar dinheiro (todos querem) tanto pega numa pequena como numa grande.
    E numa pequena se calhar só precisa de meter lá 2/3 homens.

Se tiver 5 homens numa grande se adjudicar uma pequena tira 2 homens para a pequena e faz as 2 ao mesmo tempo. Isto é muito relativo.
    E claro que não vou arranjar um empreiteiro de Braga para Penafiel. Tem que ser obrigatoriamente alguém do mesmo concelho, arredores. E por cá não faltam construtores, é o bom da zona. Podem é não ter a melhor disponibilidade, mas para mim isso até é bom. Não me importo nada de esperar 6 meses por um empreiteiro desde que tenha boas referências. E se está ocupado é bom sinal.
    Concordam com este comentário: MilaDias
  7.  # 127

fui ver a casa de que falei, o preço por m2 é estupidamente mais barato que o que falam aqui

o dono fez um trabalhito ou outro mas nada de mais
  8.  # 128

Não faz qualquer sentido andar a pagar 250€/mês durante 40 anos, por um terreno de 70 mil €, quando já possui capitais próprios.

Das duas uma, ou tem pelo menos 70 mil a render 5-7% ao ano, ou tem uma iliteracia financeira tremenda.
    Concordam com este comentário: Mercedes
  9.  # 129

Como disse, não tenho capitais próprios para comprar este terreno. Não tenho os 70k.
    Tenho dinheiro para comprar terrenos mais pequenos.
    Mas também não é só comprar o terreno, há outras despesas e não vou ficar a 0.

250€/mês é o que muita gente paga de prestação por um carro que desvaloriza com o tempo.
    Ao financiar o terreno fico com dinheiro para projetos e outras coisas que é preciso.
    E quanto mais rápido for para lá mais rápido alugo a moradia onde vivo.
  10.  # 130

Colocado por: Cláudia11Acho que um empreiteiro que queira ganhar dinheiro (todos querem) tanto pega numa pequena como numa grande.

Mais ou menos Claudia.
    O meu pai e empreiteiro. Ha uns 6/7 anos atras nao dizia que nao a nada para dar orcamentos.
    Nos dias que correm e rarissimo fazer uma moradia, so quando e algo que cumpra simultaneamente o preco acima do mercado e de dimensao suficiente para nao ser daquelas obras onde vai la 1h meter pilares ao fim de encher a placa, fica mais 3 horas a fazer material (vigas e pilares) e ao fim de almoco tem de ir para outra obra porque ali nao ha nada que fazer, carregar a maquina de cortar e dobrar ferro, etc... em cima disso regra geral uma obra 'pequena' e de malta com pouco dinheiro, que paga tarde e ja depois de metade do trabalho feito...

Aqui a questao e que nos tempos que correm, um empreiteiro enquanto tiver casas de 300 a 400k para fazer, nem vai olhar para a sua de 100k porque simplesmente nao vale o trabalho. Excepto se lhe der uma margem tao grande que olha, la te que fazer o jeitinho :)
    Ha muitas coisas com as quais nao concordo aqui no forum, mas esta nao e uma delas. Lido com muita gente na construcao e e mais ou menos generalizada esta forma de trabalhar nos dias que correm... se eles podem escolher o trabalho, porque motivo vao escolher o que da menos dinheiro e mais chatices?
  11.  # 131

Colocado por: dmanteigas

Mais ou menos Claudia.
    O meu pai e empreiteiro. Ha uns 6/7 anos atras nao dizia que nao a nada para dar orcamentos.
    Nos dias que correm e rarissimo fazer uma moradia, so quando e algo que cumpra simultaneamente o preco acima do mercado e de dimensao suficiente para nao ser daquelas obras onde vai la 1h meter pilares ao fim de encher a placa, fica mais 3 horas a fazer material (vigas e pilares) e ao fim de almoco tem de ir para outra obra porque ali nao ha nada que fazer, carregar a maquina de cortar e dobrar ferro, etc... em cima disso regra geral uma obra 'pequena' e de malta com pouco dinheiro, que paga tarde e ja depois de metade do trabalho feito...

Aqui a questao e que nos tempos que correm, um empreiteiro enquanto tiver casas de 300 a 400k para fazer, nem vai olhar para a sua de 100k porque simplesmente nao vale o trabalho. Excepto se lhe der uma margem tao grande que olha, la te que fazer o jeitinho :)
    Ha muitas coisas com as quais nao concordo aqui no forum, mas esta nao e uma delas. Lido com muita gente na construcao e e mais ou menos generalizada esta forma de trabalhar nos dias que correm... se eles podem escolher o trabalho, porque motivo vao escolher o que da menos dinheiro e mais chatices?

Por um lado concordo com o que diz. Por outro não.

Então quem é que faz remodelações? Não são os empreiteiros? Trocas de telhado, colocação de capoto, restauros, e.t.c
    Isto são serviços "pequenos" e não vejo pessoal com telhado a cair porque os empreiteiros não querem fazer a obra.

Concordo quando dizem que pode ficar mais caro/M2 uma casa pequena em relação a uma maior. Mas pelo menos aqui na zona de Penafiel há dezenas de construtores. Algum há-de querer pegar nisto.

Estou ciente que posso ter que esperar mais para começarem, mas de certeza que arranjo empreiteiros para construir.
  12.  # 132

Colocado por: jg231Não, aqui na zona neste momento é mais barato comprar terreno e construir algo pequeno e bom do que comprar feito, óbvio que tem mais risco

Não foi sempre assim?

O mal é que a malta não vislumbra a economia de escala que muita obra para vender tem. No final, essa poupança por vezes, não vale a cabeleira branca que entretanto apareceu...
  13.  # 133

Colocado por: Cláudia11Uma casa com 60/70m2. Só a construção da casa. Um t1

Considere que o €/m² duma casa com esse tamanho é bastante elevado. Não vá com os 1250€+IVA/m² da praxe... porque isso não funciona assim.
    Se quer um T1, até 300m² chegam de área para um lote.

Junte um amigo e comprem esse lote a pronto. Fazem imediatamente um destaque, et voilà... 1300m² por 37'500€. Um achado. Esqueça o banco. Pedir crédito para isto é um crime.
    Concordam com este comentário: Mercedes
  14.  # 134

Colocado por: Cláudia11

Por um lado concordo com o que diz. Por outro não.

Então quem é que faz remodelações? Não são os empreiteiros? Trocas de telhado, colocação de capoto, restauros, e.t.c
    Isto são serviços "pequenos" e não vejo pessoal com telhado a cair porque os empreiteiros não querem fazer a obra.

Concordo quando dizem que pode ficar mais caro/M2 uma casa pequena em relação a uma maior. Mas pelo menos aqui na zona de Penafiel há dezenas de construtores. Algum há-de querer pegar nisto.

Estou ciente que posso ter que esperar mais para começarem, mas de certeza que arranjo empreiteiros para construir.

É diferente entre fazer uma obra de raíz vs fazer uma remodelação/reabilitação ligeira. A começar pelo lucro da obra em que neste ultimo caso é maior mesmo sendo um trabalho de execução mais rápida e relativamente mais simples.
  15.  # 135

Colocado por: Cláudia11Então quem é que faz remodelações? Não são os empreiteiros?

Regra geral sao os biscateiros, muitos deles sem terem sequer a documentacao em ordem, com 2 ou 3 funcionarios que sao canalizadores, eletricistas, picheleiros, pintores... e nunca teriam capacidade de fazer obras grandes :)
  16.  # 136

Bom dia,

Bem, para mim está claro que a Cláudia quer comprar o terreno e quer construir. Ok, não há mal nenhum nisso, mesmo que para outras pessoas possa não ser a opção mais racional ou intuitiva. Isso não interessa.

Dito isto, parece-me que a Cláudia se pode estar a precipitar no modo como organiza o financiamento desse seu objetivo e deve estudar melhor outras alternativas. Pessoalmente, penso que deve falar com o banco sobre quais são essas alternativas e sobre qual o montante do financiamento e encargos associados, ponderando limitações futuras. Pode fazer o tal crédito hipotecário sobre o terreno (já pediu a FINE ao banco para verificar o custo total da operação de financiamento?), pode fazer o crédito hipotecário sobre uma das casas que diz ter (aquela em que vive ou a que tem arrendada, se bem percebi) e assim fica com o terreno livre de hipoteca e pode fazer um destaque e vender para acumular mais um pouco, e pode pedir simulações para outras opções atuais ou futuras (crédito à construção, por exemplo). Só com essa informação em mãos pode decidir sobre a melhor forma de financiar esse objetivo.

Por ouro lado, e anda sobre a questão de ser uma construção barata, ceramicas de 10 euros e roupeiros IKEA, etc. Enfim, cada um sabe das suas possibilidades e decide em conformidade, é certo. Mas se vai construir uma habitação, não tem interesse nenhum em fazê-lo comprometendo o investimento num prazo de 5 ou 10 anos. Quer dizer, não me parece racional que pondere construir com materiais que vão provavelmente obrigar a obras de remodelação ou a substituições em muito pouco tempo, e que lhe ficarão mais caras, porque serão sempre redundantes. Às vezes, é mais barato gastar mais 10 ou 20 mil à cabeça do que depois ter de gastar mais 40k ou 50k passados uns 10 anos. Até porque nessa altura vai ter um serviço de dívida já em curso, e pode não ser tão fácil custear essas remodelações.

Por tudo isto, e sobretudo porque pode encontrar uma forma de se financiar muito mais vantajosa e que lhe deixe mais liquidez para uma construção de melhor qualidade, penso que deveria fazer esse estudo das opções de financiamento. Nem que seja pedir a ajuda do Doutor Finanças, por exemplo. Podem ajudar a encontrar uma solução muito mais favorável.

0.0300 seg. NEW