Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Nisso estão a pensar bem. O que não falta são opções de cerâmicos a 7 €/m2 que fazem um figurão e duram o mesmo que os de 40 ou 50. E as sanitas (e restantes sanitários) tradicionais, que custam uma pequena fração das xpto, servem o propósito na perfeição. A minha sala/cozinha continua linda e meti aqui os cerâmicos mais baratos de toda a casa!

Dito isto, contruir de raiz um T1 é que me parece um disparate. Aqui ao pé de mim, uma senhora levou anos e anos para vender uma moradia T1 implantada num terreno de 3800 m2. A resposta que ouvia de quem a visitava era sempre: pouca casa para muito terreno! Claro que agora vos parece parvoíce pensar que um dia podem vir a precisar de vender a casa, mas a também sabe compreender que as circunstâncias da vida podem mudar, não é?
    Concordam com este comentário: Cláudia11, jg231
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
      IMG20240511111816_copy_3600x1620.jpg
  2.  # 142

Colocado por: Nostradamus

Ainda que um carro seja um dos piores investimentos financeiros, é uma ferramenta que permite trazer dinheiro para casa.

250€/mês também é o que muita gente queima em cigarros, copos, netflix por mês.

As más decisões dos outros nunca poderão justificar ou minorar as minhas futuras más decisões.

Eu não me metia nisso, a não ser que vocês tenham um salário liquido combinado de 2500-3500€, e desta forma os 250€/mês corresponderem ao máximo de 10% da vossa liquidez. E mesmo assim com muitas reservas.
    Concordam com este comentário:Cláudia11

Neste momento 250€ nos nossos rendimentos corresponde a cerca de 8% do nosso rendimento total.
    Por isso que disse acima que mesmo fazendo este crédito ainda tenho margem para financiar a construção.

E estas contas não contabilizam a renda que vou fazer quando alugar a minha casa.
    Por isso que a
  3.  # 143

Colocado por: Cláudia11Se for um lote de 300m2 já sou obrigada a construir de certa maneira.
    E o objetivo é aumentar.

Por isso disse... compre meio lote. 1300m² é muito mais do que necessita.
    Certamente encontrará gente que alinhe consigo e comprem esse terreno a meias... tendo já em vista o destaque, e definida qual parte é a sua. Afinal, anda toda a gente à procura do mesmo...
  4.  # 144

Colocado por: N Miguel Oliveira

Por isso disse... compre meio lote. 1300m² é muito mais do que necessita.
    Certamente encontrará gente que alinhe consigo e comprem esse terreno a meias... tendo já em vista o destaque, e definida qual parte é a sua. Afinal, anda toda a gente à procura do mesmo...

É mais fácil destacar no futuro e vender. Não tenho irmãos maiores de idade e não confio assim nas pessoas...
  5.  # 145

Colocado por: Casa da HortaNisso estão a pensar bem. O que não falta são opções de cerâmicos a 7 €/m2 que fazem um figurão e duram o mesmo que os de 40 ou 50. E as sanitas (e restantes sanitários) tradicionais, que custam uma pequena fração das xpto, servem o propósito na perfeição. A minha sala/cozinha continua linda e meti aqui os cerâmicos mais baratos de toda a casa!

Dito isto, contruir de raiz um T1 é que me parece um disparate. Aqui ao pé de mim, uma senhora levou anos e anos para vender uma moradia T1 implantada num terreno de 3800 m2. A resposta que ouvia de quem a visitava era sempre: pouca casa para muito terreno! Claro que agora vos parece parvoíce pensar que um dia podem vir a precisar de vender a casa, mas a também sabe compreender que as circunstâncias da vida podem mudar, não é?

Sim tem razão. Um t1 é mais difícil de vender. Eu só falo num T1 porque não me quero endividar até ao máximo para fazer uma casa grande quebjao preciso. Mas até posso me esticar mais um pouquinho e fazer um T2 pelo menos. Mas isso já é outro tópico. E se puder vou mostrar o que decidir construir.
  6.  # 146

Colocado por: Cláudia11Isso não é verdade

Eu disse 'regra geral'. E diferente de 'sempre'.
    Mas empresas de remodelacoes, ate pela propria natureza do negocio muito menos 'regulamentado', sao essencialmente "chafaricas".
    O ACT nao vai inspecionar a remodelacao de um WC, nao precisa de submeter projetos para trocar o pavimento, e qualquer artista pode entrar neste mercado.
  7.  # 147

Colocado por: Casa da HortaNisso estão a pensar bem. O que não falta são opções de cerâmicos a 7 €/m2 que fazem um figurão e duram o mesmo que os de 40 ou 50. E as sanitas (e restantes sanitários) tradicionais, que custam uma pequena fração das xpto, servem o propósito na perfeição. A minha sala/cozinha continua linda e meti aqui os cerâmicos mais baratos de toda a casa!

Está mesmo gira. ☺️ Pessoalmente, se há coisa que eu detesto são casas a parecer clínicas de medicina dentária. A casa deve ter personalidade e uma boa dose de charme e aconchego. Nao encontrei foi as cerâmicas a 7 euros, mas pronto! Enquanto cabem no nosso orçamento, está bem.
  8.  # 148

Isso do preço dos ceramicos tem que se lhe diga, há uns bons anos comprei ceramico a 7€, que num comércio aqui perto estava a 25€ mesmo material mesmo fabricante, foi quanto paguei 50 paus por 2 metros que me faltaram.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  9.  # 149

Colocado por: dmanteigas

Eu disse 'regra geral'. E diferente de 'sempre'.
    Mas empresas de remodelacoes, ate pela propria natureza do negocio muito menos 'regulamentado', sao essencialmente "chafaricas".
    O ACT nao vai inspecionar a remodelacao de um WC, nao precisa de submeter projetos para trocar o pavimento, e qualquer artista pode entrar neste mercado.

Estou a falar de empreiteiros que fazem trabalhos "pequenos". Não de empresas de remodelação que só fazem isso.
  10. Colocado por: Cláudia11É mais fácil destacar no futuro e vender. Não tenho irmãos maiores de idade e não confio assim nas pessoas...

Para isso vai a um advogado. Para que zele pelos seus interesses. As pessoas vêem problemas em tudo. Define já com um topografo, o que corresponde a cada um, como dividir etc. Pelo caminho, até pode ver já com um Arquitecto, ideias de implantação nos dois lotes. Nada demais mesmo.

Vantagens: Em vez de esperar pelo futuro... e meter-se em apertos que lhe podem condicionar o crédito para a casa... pode avançar com capitais próprios já. Ficar já definido. Comprar um terreno de 1300m² com um preço ao m² bastante interessante.
  11.  # 151

Colocado por: N Miguel Oliveira

Para isso vai a um advogado. Para que zele pelos seus interesses. As pessoas vêem problemas em tudo. Define já com um topografo, o que corresponde a cada um, como dividir etc. Pelo caminho, até pode ver já com um Arquitecto, ideias de implantação nos dois lotes. Nada demais mesmo.

Vantagens: Em vez de esperar pelo futuro... e meter-se em apertos que lhe podem condicionar o crédito para a casa... pode avançar com capitais próprios já. Ficar já definido. Comprar um terreno de 1300m² com um preço ao m² bastante interessante.

Sim a ideia será o arquiteto implantar a casa já a pensar no futuro.
    Até pode ser que consiga vender a outra metade do terreno ao construtor, quem sabe. Mas isto já são muitos "ses". O tempo dirá, temos margem para construir uma casa pequena. Mas com o tempo que a construção demora vai-se juntando.

Mas prefiro ter a certeza que construo uma pequena do que tentar fazer uma grande e desiludir-me com os imprevistos.
  12.  # 152

Colocado por: luisrdsIsso do preço dos ceramicos tem que se lhe diga, há uns bons anos comprei ceramico a 7€, que num comércio aqui perto estava a 25€ mesmo material mesmo fabricante, foi quanto paguei 50 paus por 2 metros que me faltaram.

Às vezes o problema dos materiais baratos é quem os coloca. Se o material for bem assente e houver cuidado dura.

E sinceramente não me interessa meter materiais que durem 40/50 anos.
    Prefiro poupar e meter materiais que aguentem 20, porque tanto posso vender como posso querer mudar. É como as cozinhas.

Vou meter uma cozinha de 20k e daqui a 20 anos ainda está lá mas se calhar já não gosto?
    Prefiro poupar nos materiais e gastar mais em janelas/isolamento/aquecimento e t.c

Mas claro que cada um tem a sua opinião e gostos. Mas isso já não se discute.
  13.  # 153

Vou aproveitar para dar uma vista de olhos ao seu tópico 😁
  14.  # 154

Colocado por: Mercedes

Está mesmo gira. ☺️ Pessoalmente, se há coisa que eu detesto são casas a parecer clínicas de medicina dentária. A casa deve ter personalidade e uma boa dose de charme e aconchego. Nao encontrei foi as cerâmicas a 7 euros, mas pronto! Enquanto cabem no nosso orçamento, está bem.

O pavimento do "tapete" da cozinha ainda se vende a 10,95 €/m2 no mesmo sitio onde comprei em 2020, o Brico depot. Que foi onde também comprei o imitação madeira, Cobi Roble, a cerca de 8 euros o m2. O meu cunhado passados uns tempos comprou o mesmo em promoção e menos de 6!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231, Mercedes, Cláudia11
      Sem Título2.png
      Sem Título3.png
  15.  # 155

Colocado por: luisrdsIsso do preço dos ceramicos tem que se lhe diga, há uns bons anos comprei ceramico a 7€, que num comércio aqui perto estava a 25€ mesmo material mesmo fabricante, foi quanto paguei 50 paus por 2 metros que me faltaram.

Eu não encontrei a 7€/m2 de todo, mas pode ser porque o tipo de materiais que eu procurava não existem, pura e simplesmente, a esse preço. Por exemplo, andei a "namorar" umas terracotas lindíssimas de um fabricante espanhol que custavam 91€/m2. Sendo um abuso para o meu bolso, procurei alternativas, várias das quais afinal eram ainda mais caras. As mais baratas que encontrei, mantendo o critério de serem naturais e rústicas, foram as Terracota do Algarve, cujos preços dos ladrilhos de Santa Catarina estão nos 25€/m2, por aí. Por causa das características da terracota, a sua espessura e as condições de aplicação que aqui temos, acabei por optar por cerâmicos que imitam a terracota de um fornecedor espanhol, mas ainda assim os preços andam nos 20 e tal, 40 e tal. Seleccionamos algumas mais caras para apontamentos de decoração nos WC e para o backsplash da cozinha, mas os preços médios não baixam dos 20 e tal euros o m2. Das amostras que pedimos de vários fornecedores, alguns portugueses, as diferenças entre umas e outras eram notórias e, por exemplo, das cerâmicas Aleluia, a única opção de que gostamos custa 26€/m2. A vantagem é serem peças de 60*60, que não exigem que o ladrilhador seja um bom artista, e isso conta muito no custo final do trabalho. Não é só o preço do material. Mas o que relata eu também vi: algumas cerâmicas do fornecedor espanhol que vamos usar estão em revenda em PT por preços muito superiores. Compensa comprar diretamente. E guardar bem as referências, caso seja preciso no futuro.
  16.  # 156

Colocado por: Casa da Horta
    O pavimento do "tapete" da cozinha ainda se vende a 10,95 €/m2 no mesmo sitio onde comprei em 2020, o Brico depot. Que foi onde também comprei o imitação madeira, Cobi Roble, a cerca de 8 euros o m2. O meu cunhado passados uns tempos comprou o mesmo em promoção e menos de 6!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cláudia11
      Sem Título2.png
      Sem Título3.png

E, pelo menos na minha zona, há muitas casas pequenas de matérias de construção que vendem cerâmica, muitas vezes fazem desconto quando tem "restos" de algum lote.

Foi assim que arranjei uma cerâmica barata para a wc dos meus anexos. Era a última daquele lote, eram +/- 4m2. Então como era pouca quantidade tinham mais barato por ser difícil de vender.
  17.  # 157

Colocado por: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cláudia11
      Sem Título2.png
      Sem Título3.png

Isso foi uma pechincha! E como se porta? Tudo ok?

(Desculpe, Cláudia, já estamos a fugir ao tópico, mas assim até fica com umas referências de materiais para ir sonhando um pouco mais já com a sua construção futura!)
  18.  # 158

Colocado por: Mercedes

(Desculpe, Cláudia, já estamos a fugir ao tópico, mas assim até fica com umas referências de materiais para ir sonhando um pouco mais já com a sua construção futura!)

Não me importo nada, sei que ainda estou muito longe desta fase mas gosto sempre de ouvir outros testemunhos!
  19.  # 159

Colocado por: MercedesEu não encontrei a 7€/m2 de todo, mas pode ser porque o tipo de materiais que eu procurava não existem, pura e simplesmente, a esse preço. Por exemplo, andei a "namorar" umas terracotas lindíssimas de um fabricante espanhol que custavam 91€/m2. Sendo um abuso para o meu bolso, procurei alternativas, várias das quais afinal eram ainda mais caras. As mais baratas que encontrei, mantendo o critério de serem naturais e rústicas, foram as Terracota do Algarve, cujos preços dos ladrilhos de Santa Catarina estão nos 25€/m2, por aí.

Também aplicamos uns santa catarina originais nos bancos da lareira da sala, mas claro que isso são outros preços. São pequenos luxos que nos permitimos na construção da casa. Sobretudo por a minha mulher se ter encantado com este ou outro cerâmico que ia vendo, e o principio foi sempre o mesmo: por mais um pouco mais vale meter uma coisa por que nos apaixonamos. E este é o "problema" quando se escolhem as coisas da casa que ficam visíveis. Preparem-se ;-)

O imitação madeirada da sala é Alaplana Cobi roble, já encontrei a referência completa. Está tudo impecável, vai fazer amanha precisamente 4 anos após a construção. Se tiver tempo meto uma foto do santa catarina...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes, Cláudia11
  20.  # 160

Colocado por: Cláudia11

Vou aproveitar para dar uma vista de olhos ao seu tópico 😁

Esteja à vontade, mas o bom daquele tópico eram as fotos e essas vão desaparecendo. O que fica é a conversa e nem sempre muito útil ou interessante.

0.0419 seg. NEW