Colocado por: Nostradamus
Ainda que um carro seja um dos piores investimentos financeiros, é uma ferramenta que permite trazer dinheiro para casa.
250€/mês também é o que muita gente queima em cigarros, copos, netflix por mês.
As más decisões dos outros nunca poderão justificar ou minorar as minhas futuras más decisões.
Eu não me metia nisso, a não ser que vocês tenham um salário liquido combinado de 2500-3500€, e desta forma os 250€/mês corresponderem ao máximo de 10% da vossa liquidez. E mesmo assim com muitas reservas.
Colocado por: Cláudia11Se for um lote de 300m2 já sou obrigada a construir de certa maneira.
E o objetivo é aumentar.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Por isso disse... compre meio lote. 1300m² é muito mais do que necessita.
Certamente encontrará gente que alinhe consigo e comprem esse terreno a meias... tendo já em vista o destaque, e definida qual parte é a sua. Afinal, anda toda a gente à procura do mesmo...
Colocado por: Casa da HortaNisso estão a pensar bem. O que não falta são opções de cerâmicos a 7 €/m2 que fazem um figurão e duram o mesmo que os de 40 ou 50. E as sanitas (e restantes sanitários) tradicionais, que custam uma pequena fração das xpto, servem o propósito na perfeição. A minha sala/cozinha continua linda e meti aqui os cerâmicos mais baratos de toda a casa!
Dito isto, contruir de raiz um T1 é que me parece um disparate. Aqui ao pé de mim, uma senhora levou anos e anos para vender uma moradia T1 implantada num terreno de 3800 m2. A resposta que ouvia de quem a visitava era sempre: pouca casa para muito terreno! Claro que agora vos parece parvoíce pensar que um dia podem vir a precisar de vender a casa, mas a também sabe compreender que as circunstâncias da vida podem mudar, não é?
Colocado por: Cláudia11Isso não é verdade
Colocado por: Casa da HortaNisso estão a pensar bem. O que não falta são opções de cerâmicos a 7 €/m2 que fazem um figurão e duram o mesmo que os de 40 ou 50. E as sanitas (e restantes sanitários) tradicionais, que custam uma pequena fração das xpto, servem o propósito na perfeição. A minha sala/cozinha continua linda e meti aqui os cerâmicos mais baratos de toda a casa!
Dito isto, contruir de raiz um T1 é que me parece um disparate. Aqui ao pé de mim, uma senhora levou anos e anos para vender uma moradia T1 implantada num terreno de 3800 m2. A resposta que ouvia de quem a visitava era sempre: pouca casa para muito terreno! Claro que agora vos parece parvoíce pensar que um dia podem vir a precisar de vender a casa, mas a também sabe compreender que as circunstâncias da vida podem mudar, não é?
Colocado por: dmanteigas
Eu disse 'regra geral'. E diferente de 'sempre'.
Mas empresas de remodelacoes, ate pela propria natureza do negocio muito menos 'regulamentado', sao essencialmente "chafaricas".
O ACT nao vai inspecionar a remodelacao de um WC, nao precisa de submeter projetos para trocar o pavimento, e qualquer artista pode entrar neste mercado.
Colocado por: Cláudia11É mais fácil destacar no futuro e vender. Não tenho irmãos maiores de idade e não confio assim nas pessoas...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Para isso vai a um advogado. Para que zele pelos seus interesses. As pessoas vêem problemas em tudo. Define já com um topografo, o que corresponde a cada um, como dividir etc. Pelo caminho, até pode ver já com um Arquitecto, ideias de implantação nos dois lotes. Nada demais mesmo.
Vantagens: Em vez de esperar pelo futuro... e meter-se em apertos que lhe podem condicionar o crédito para a casa... pode avançar com capitais próprios já. Ficar já definido. Comprar um terreno de 1300m² com um preço ao m² bastante interessante.
Colocado por: luisrdsIsso do preço dos ceramicos tem que se lhe diga, há uns bons anos comprei ceramico a 7€, que num comércio aqui perto estava a 25€ mesmo material mesmo fabricante, foi quanto paguei 50 paus por 2 metros que me faltaram.
Colocado por: Mercedes
Está mesmo gira. ☺️ Pessoalmente, se há coisa que eu detesto são casas a parecer clínicas de medicina dentária. A casa deve ter personalidade e uma boa dose de charme e aconchego. Nao encontrei foi as cerâmicas a 7 euros, mas pronto! Enquanto cabem no nosso orçamento, está bem.
Colocado por: luisrdsIsso do preço dos ceramicos tem que se lhe diga, há uns bons anos comprei ceramico a 7€, que num comércio aqui perto estava a 25€ mesmo material mesmo fabricante, foi quanto paguei 50 paus por 2 metros que me faltaram.
Colocado por: Casa da Horta
O pavimento do "tapete" da cozinha ainda se vende a 10,95 €/m2 no mesmo sitio onde comprei em 2020, o Brico depot. Que foi onde também comprei o imitação madeira, Cobi Roble, a cerca de 8 euros o m2. O meu cunhado passados uns tempos comprou o mesmo em promoção e menos de 6!
Colocado por: Casa da Horta
O pavimento do "tapete" da cozinha ainda se vende a 10,95 €/m2 no mesmo sitio onde comprei em 2020, o Brico depot. Que foi onde também comprei o imitação madeira, Cobi Roble, a cerca de 8 euros o m2. O meu cunhado passados uns tempos comprou o mesmo em promoção e menos de 6!
Colocado por: Mercedes
(Desculpe, Cláudia, já estamos a fugir ao tópico, mas assim até fica com umas referências de materiais para ir sonhando um pouco mais já com a sua construção futura!)
Colocado por: MercedesEu não encontrei a 7€/m2 de todo, mas pode ser porque o tipo de materiais que eu procurava não existem, pura e simplesmente, a esse preço. Por exemplo, andei a "namorar" umas terracotas lindíssimas de um fabricante espanhol que custavam 91€/m2. Sendo um abuso para o meu bolso, procurei alternativas, várias das quais afinal eram ainda mais caras. As mais baratas que encontrei, mantendo o critério de serem naturais e rústicas, foram as Terracota do Algarve, cujos preços dos ladrilhos de Santa Catarina estão nos 25€/m2, por aí.
Colocado por: Cláudia11
Vou aproveitar para dar uma vista de olhos ao seu tópico 😁