Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Os 75k é o valor do terreno agora.

Pretendo liquidar o crédito muito antes do prazo final.
  2.  # 2

Colocado por: jg231

não precisa de fundações?

Precisa. Mas o que isso tem haver? Agora faço um t1 térreo e quando ampliar será para o lado. Não é para fazer mais pisos.
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11T1, muito contido, máximo 60m2 com 80k+ iva?
    apenas a casa sem mais nada impossível não é, mas o melhor é vc pensar em ter mais 20 de lado para o caso de necessitar.. tem é de ser algo do mais contido possível. e mesmo assim não consigo prever os valores da construção para daqui ameio ano quanto mais dois anos

e como já deve ter ideia, construir mais pequeno nao quer dizer propriamente que irá construir mais barato. há custos que são iguais quer a obra seja pequena quer seja gigantesca.

mas a mim preocupa-me mais as contas que vc fez ao financiamento do terreno.. não me parece que tenha feito bem as contas. só em juros dava para fazer a estrutura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia11
  4.  # 4

Claudia, volto a dizer, o seu caso parece um exemplo claro de FOMO.

Mesmo a ideia de construir um T1 para depois 'expandir' nao faz assim muito sentido digo-lhe ja.
    Uma casa nao um conjunto de legos que se 'adiciona' sem grandes problemas. A estrategia que esta a pensar seguir tem tudo para ser super ruinosa do ponto de vista financeiro. Credito pessoal para aquisicao do terreno, construcao de uma moradia tao pequena que a maior parte dos construtores nao tem interesse e vai acabar a mandar-lhe um preco super inflacionado (porque por exemplo, a grua custa tanto num T1 como num T5) e um dia mais tarde se quiser 'expandir' vai ficar sempre mais caro do que ter feito tudo originalmente como queria e com um grande risco de ser uma cagada porque entretanto ja nao e o mesmo arquiteto, o mesmo construtor, etc...

Eu repito o que disse antes. Se tem dinheiro para o terreno a pronto e acha o terreno interessante, compra agora o terreno a pronto e vai poupando para fazer uma coisa em condicoes quando tiver oportunidade. Pode sempre vender a casa atual, ir viver numa arrendada e utilizar esse dinheiro para comecar a construcao. No final de contas, e bem capaz de poupar mais assim que com a estrategia que quer seguir.
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosapenas a casa sem mais nada impossível não é, mas o melhor é vc pensar em ter mais 20 de lado para o caso de necessitar.. tem é de ser algo do mais contido. e mesmo assim não consigo prever os valores da construção para daqui ameio ano quanto mais dois anos

mas a mim preocupa-me mais as contas que vc fez ao financiamento do terreno.. não me parece que tenha feito bem as contas

Eu já fui ao banco e foi a simulação que me passaram, dá 264€/mês salvo erro.
    Quanto á construção. Já sei que é difícil dizer valores sem nem sequer ter um projeto feito. Ainda estou a pensar nisto tudo.
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasClaudia, volto a dizer, o seu caso parece um exemplo claro de FOMO.

Mesmo a ideia de construir um T1 para depois 'expandir' nao faz assim muito sentido digo-lhe ja.
    Uma casa nao um conjunto de legos que se 'adiciona' sem grandes problemas. A estrategia que esta a pensar seguir tem tudo para ser super ruinosa do ponto de vista financeiro. Credito pessoal para aquisicao do terreno, construcao de uma moradia tao pequena que a maior parte dos construtores nao tem interesse e vai acabar a mandar-lhe um preco super inflacionado (porque por exemplo, a grua custa tanto num T1 como num T5) e um dia mais tarde se quiser 'expandir' vai ficar sempre mais caro do que ter feito tudo originalmente como queria e com um grande risco de ser uma cagada porque entretanto ja nao e o mesmo arquiteto, o mesmo construtor, etc...

Eu repito o que disse antes. Se tem dinheiro para o terreno a pronto e acha o terreno interessante, compra agora o terreno a pronto e vai poupando para fazer uma coisa em condicoes quando tiver oportunidade. Pode sempre vender a casa atual, ir viver numa arrendada e utilizar esse dinheiro para comecar a construcao. No final de contas, e bem capaz de poupar mais assim que com a estrategia que quer seguir.

Se vender a casa atual e foi pagar renda durante o tempo de construção também gasto muito dinheiro. Nesta zona anda tudo a + de 700€ se demorasse 3 anos a ir para lá são 25k em rendas.

Como disse. Ainda estou a pensar.

Aqui os preços andam muito caros para comprar:
    Moradias a precisar de obras + de 250k
    Em condições + de 300k

Por isso que ando a ver terrenos que tenham hipótese de construir só uma parte agora e no futuro expandir conforme a necessidade e dinheiro.
    Não vou agora construir uma casa de 250k que não preciso.
  7.  # 7

Colocado por: Cláudia11
    Eu já fui ao banco e foi a simulação que me passaram, dá 264€/mês salvo erro.
    fale com alguém que seja financeiramente literado para lhe explicar esse negócio do terreno. e para simular os esforços necessários para reduzir o tempo e o montante em juros que irá pagar no fim do crédito.

porque os 40 mil euros que vai pagar em juros davam para metade do pequena obra...

e depois quando pedir o crédito para a obra passam a ser dois créditos... o esforço será maior. faça bem essas contas. faça as simulações dos bancos. mas depois pegue nesses dados e fale com outra pessoas que seja isenta e que perceba de finanças.
  8.  # 8

Colocado por: Cláudia11Não vou agora construir uma casa de 250k que não preciso
    pois, mas se contabilizar os dois créditos que pretende fazer é o que vai gastar.. ou mais que isso até e numa casa que possivelmente no pior dos casos vale 90 ou 100 mil
  9.  # 9

Fazer a ampliação, com projectos de alterações e tudo o que implica sair da casa durante as obras...?
    Não é melhor fazer pelo menos um T2?
    Ou acesso ao sótão?
  10.  # 10

Colocado por: antonylemospois, mas se contabilizar os dois créditos que pretende fazer é o que vai gastar.. ou mais que isso até e numa casa que possivelmente no pior dos casos vale 90 ou 100 mil

Ainda se constrói, casas de valores superiores ao valor comercial?
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosfale com alguém que seja financeiramente literado para lhe explicar esse negócio do terreno. e para simular os esforços necessários para reduzir o tempo e o montante em juros que irá pagar no fim do crédito.

porque os 40 mil euros que vai pagar em juros davam para metade do pequena obra...

e depois quando pedir o crédito para a obra passam a ser dois créditos... o esforço será maior. faça bem essas contas. faça as simulações dos bancos. mas depois pegue nesses dados e fale com outra pessoas que seja isenta e que perceba de finanças.

isto não é verdade, simplesmente refinancia quando acabar a construção e nem fica com uma prestação muito alta, arrisco a dizer que a renda da outra casa paga esta e ainda fica com algum
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  12.  # 12

Colocado por: antonylemosfale com alguém que seja financeiramente literado para lhe explicar esse negócio do terreno. e para simular os esforços necessários para reduzir o tempo e o montante em juros que irá pagar no fim do crédito.

Já fiz as contas com uma intermediária de crédito. Mesmo que financie este terreno a 100% ainda tenho capacidade para financiar mais 170k. Portanto chega perfeitamente para o que pretendo construir.

E enquanto espero pela construção também vou juntando dinheiro. Até porque se isto começar deve ser só para inícios de 2027.

Se avançar já vou ter o terreno em inícios de julho, mas contratar e não contratar arquiteto, decidir tudo, licenciar na câmara, arranjar empreiteiro e efetivamente começar a construir demora. Portanto até á construção ainda vou juntando mais algum e depois até tento perceber se na altura que tenha projeto feito dá para consolidar o crédito do terreno juntamente com o da construção.

São muitas variáveis. Por isso que estou a pensar.

Mas obrigada a todos. Se realmente avançar com o que quer que seja irei publicar aqui a construção, até porque não vejo nenhuma construção recente deste tamanho e assim servirá para ajudar outros foristas.
  13.  # 13

Colocado por: jg231

isto não é verdade, simplesmente refinancia quando acabar a construção e nem fica com uma prestação muito alta, arrisco a dizer que a renda da outra casa paga esta e ainda fica com algum
    Concordam com este comentário:Cláudia11

Se arrendar a casa que tenho neste momento consigo uns 800€ de renda.
    Portanto com isso consigo pagar a prestação do terreno e pelo menos alguma parte da prestação do crédito de construção.

E claro que tenho o meu salário, sou efetiva e.t.c
    Com a idade que tenho quando fizer o crédito de construção tenho na mesma hipótese de financiar a 40 anos para a prestação ser mais baixa portanto.
  14.  # 14

Colocado por: Cláudia11Mesmo que financie este terreno a 100% ainda tenho capacidade para financiar mais 170k. Portanto chega perfeitamente para o que pretendo construir.
    nesse caso força... as alertas que faço é para ver bem as coisas primeiro
  15.  # 15

Abri este tópico porque não vi aqui nenhum relato de alguém comprar um terreno sem projeto com 100% de financiamento a 40 anos. E tinha essa dúvida. Mas pelos vistos é possível, porque o terreno é do banco então têm "condições especiais"
  16.  # 16

Colocado por: antonylemosnesse caso força... as alertas que faço é para ver bem as coisas primeiro

Sim, eu nunca construi, só reconstrui a casa onde estou a morar agora portanto isto também me assusta um bocado porque tenho só umas luzes do que é uma casa, mas de resto sou leiga.
  17.  # 17

Colocado por: Cláudia11nenhum relato de alguém comprar um terreno sem projeto com 100% de financiamento a 40 anos
    eu para ser sincero nem sabia que era possível
  18.  # 18

eu estou mais ou menos na mesma situação, embora tenha dinheiro para terrenos e licenças, mas ainda não tenho o suficiente para o terreno que quero

tmb preciso de um T3 + escritório

idealmente não gostaria de gastar mais de 200k, já me disseram que é possível mas ainda não arrisquei, ainda estou a pagar renda e não recomendo de todo que venda a casa e vá pagar renda, é um erro enorme, não faz nenhum sentido

tenho conhecimento de alguém tmb a construir por 150-160k um T3, diria com uns 140m2, mas fez parte do trabalho

em comparação com o que aparece no mercado isto é peanuts... está tudo mesmo muito caro e a oferta continua a descer brutalmente

150k de empréstimo dá uma prestação de 450€ neste momento, em comparação com a renda que pago isto não é nada
  19.  # 19

Colocado por: antonylemoseu para ser sincero nem sabia que era possível

Nem eu. Admirei-me imenso
  20.  # 20

Colocado por: jg231eu estou mais ou menos na mesma situação, embora tenha dinheiro para terrenos e licenças, mas ainda não tenho o suficiente para o terreno que quero

tmb preciso de um T3 + escritório

idealmente não gostaria de gastar mais de 200k, já me disseram que é possível mas ainda não arrisquei, ainda estou a pagar renda e não recomendo de todo que venda a casa e vá pagar renda, é um erro enorme, não faz nenhum sentido

tenho conhecimento de alguém tmb a construir por 150-160k um T3, diria com uns 140m2, mas fez parte do trabalho

em comparação com o que aparece no mercado isto é peanuts... está tudo mesmo muito caro e a oferta continua a descer brutalmente

150k de empréstimo dá uma prestação de 450€ neste momento, em comparação com a renda que pago isto não é nada

Os terrenos também depende muito da localização, e do terreno em si.

É muito difícil comparar casos

0.0255 seg. NEW