Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vender a casa e ir pagar renda está fora de questão porque apesar de Penafiel ser longe do Porto só há meia dúzia de casas para arrendar. Portanto quando aparece alguma são 7 cães a 1 osso. Aqui as rendas andam a + de 750/mês.

Por isso que pretendo construir e arrendar a minha.
  2.  # 2

Colocado por: antonylemoseu para ser sincero nem sabia que era possível

Idem... parece algo no minimo estranho :)
    Uma vez que creditos pessoais nao podem ter duracao superior a 10 anos.
    Mas se a claudia tem quem lhe diz que e possivel...

Claramente esta tudo a contar que crises nunca mais vao existir e sao coisa do passado. Num pais que nos ultimos 50 anos 'so' faliu 3 vezes. Ou entao sou eu que sou demasiado conservador...

Colocado por: Cláudia11Se vender a casa atual e foi pagar renda durante o tempo de construção também gasto muito dinheiro. Nesta zona anda tudo a + de 700€ se demorasse 3 anos a ir para lá são 25k em rendas.

Fazer agora um T1 para mais tarde expandir tem um custo adicional vs fazer agora um T2 muito superior a esses 25k por exemplo.
  3.  # 3

Colocado por: jg231

tenho conhecimento de alguém tmb a construir por 150-160k um T3, diria com uns 140m2, mas fez parte do trabalho

Em que zona do país?
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigas

Idem... parece algo no minimo estranho :)
    Uma vez que creditos pessoais nao podem ter duracao superior a 10 anos.
    Mas se a claudia tem quem lhe diz que e possivel...

Claramente esta tudo a contar que crises nunca mais vao existir e sao coisa do passado. Num pais que nos ultimos 50 anos 'so' faliu 3 vezes. Ou entao sou eu que sou demasiado conservador...

Fazer agora um T1 para mais tarde expandir tem um custo adicional vs fazer agora um T2 muito superior a esses 25k por exemplo.

Eu fui mesmo ao banco. Quem me confirmou foi o gestor e já tenho a simulação feita.

E em princípio irei avançar, apesar de ainda estar a ponderar tudo.
    Quanto á taxa de esforço, vamos ser duas pessoas no crédito, estamos as duas efetivas, e temos as duas menos de 25 anos portanto quando formos construir ainda conseguimos financiar a 40 anos, e temos mais alguns rendimentos de outra casa arrendada.

E é o que já disse acima, mesmo com + este encargo ainda é possível financiar + 170k com os nossos rendimentos, apesar de ter capacidade para construir uma casa maior não quero fazer uma casa grande sem necessidade, mas até lá ainda é tudo questões de falar com o arquiteto na altura. Eu até falo em fazer 1 T1 mas se calhar o arquiteto que tomar conta disto até me consegue encaixar um T2 com o orçamento que eu tiver disponível.
    O facto de o tereno ser grande também traz outros custos com vedação, manuntenção e.t.c.
    Por isso que queria fazer uma casa mais pequena para ter mais margem.
  5.  # 5

Colocado por: Cláudia11

Em que zona do país?

não quero meter aqui localização especifica, mas arredores da feira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia11
  6.  # 6

Queria vedar o terreno antes de começar a construir. Tenho um senhor que me consegue fazer isso aos sábados.
    O terreno tem poço.
    Posso pedir um contador de luz?
    E a água do poço chegará para fazer a construção?
    Obrigada
  7.  # 7

Há 1 hora ainda estava a ponderar tudo e 21 min depois já quer vedar o terreno?! Isso sim é entusiasmo. Não tem mal, mas como nos disse que têm os 2 (ou as duas) menos de 25 anos é normal ter aqui pessoas mais velhas a tentar alertar.

Está ainda muito longe de poder pedir contador de luz, no meu caso só depois de ter a licença de construção. Quando ao poço, é uma coisa muito boa. Poupa um dinheirão se usar a água dele na construção.

A vedação é feita como? Paus tratados e rede ovelheira?
  8.  # 8

Do lado esquerdo a vizinha tem cerca de 20m de muro e o resto está vedado com rede plástica.
    Portanto ia fazer igual, mas em vez de meter a rede plástica ia meter 1 murete com 2 fiadas de blocos e vedar com painel de rede.

Do lado direito será com a solução que disse ou esteios e malhasol e depois planto umas sebes. Não sei o mais barato.
    Só precisava de luz para o lado da vizinha e para o poço.

Como é que construiu sem luz? Com geradores?
  9.  # 9

Tem que pedir um contador para a construção.
  10.  # 10

Eu não sua situação tentava era adquirir outra moradia já construída e arrendava a 1a.
    É mais seguro.
  11.  # 11

Colocado por: Cláudia11O terreno tem poço.
    Posso pedir um contador de luz?

Pode
  12.  # 12

Colocado por: Cláudia11Eu fui mesmo ao banco. Quem me confirmou foi o gestor e já tenho a simulação feita.

A unica coisa que eu lhe pedia para confirmar e se o que esta a fazer nao e na realidade um credito para terreno + construcao uma vez que se trata de um credito hipotecario... Eu acho que a Claudia ja se decidiu mas como pode ver aqui no forum da casa somos mais conservadores.
    Nao e por mal. E que sao varios os casos como o da Claudia que invariavelmente acabam a dar problemas...
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  13.  # 13

Colocado por: dmanteigascredito hipotecario

E não pedem como garantia a moradia onde mora?
  14.  # 14

Colocado por: Cláudia11Como é que construiu sem luz? Com geradores?

Sim, os primeiros 2 ou 3 meses foram com gerador. Foi o tempo que demorou a instalar o quadro de obra.
  15.  # 15

Colocado por: Palhava

E não pedem como garantia a moradia onde mora?

A garantia é o terreno
  16.  # 16

Quanto á taxa de esforço, vamos ser duas pessoas no crédito, estamos as duas efetivas, e temos as duas menos de 25 anos portanto quando formos construir ainda conseguimos financiar a 40 anos, e temos mais alguns rendimentos de outra casa arrendada.

E é o que já disse acima, mesmo com + este encargo ainda é possível financiar + 170k com os nossos rendimentos.

Já tem mais que muitos no início e com 25 anitos têem TEMPO, seja para construir aos poucos, para esperar render, para aumentar os ordenados ou o que seja. E antes agora, com esse tempo, recursos e disposição do que mais tarde, com os preços mais altos, com menos tempo e talvez com um ou dois rebentos para alterar a taxa de esforço. A juventude é pra isso, sonhem e façam!
  17.  # 17

Cláudia, outra hipótese a explorar

Se a sua casa atual é sua e não existem créditos associados, porquê não hipotecar essa casa para ter capital para comprar o terreno.

Desta forma ficaria 'livre' da dependência do banco para fazer o que pretende.
    Resumidamente, falou em construir, em dividir, etc
    Todas essas operações 'obrigam' casa haja créditos associados ao terreno à aceitação por parte do banco para essa operação, e normalmente o banco não ajuda e muitas vezes cria entraves pois com o argumento de estar a proteger o seu investimento (no seu crédito) só 'permite' operações se ganhar algo com essa operação.

A minha sugestão iria permitir 'avançar' ponderadamente com todas as suas ideias, ou seja, como o terreno passaria a ser seu (sem créditos associados):
    - tratar simultaneamente da divisão do terreno e do projecto da sua nova casa. A divisão do terreno já implica topógrafo e acompanhamento técnico e poderia juntar os 2 num único momento.
    - após destaque já teria 2 terrenos fisicamente distintos, podendo vender 1 deles de imediato (quem sabe ao próprio construtor)
    - como existe um periodo para levantamento da licença de construção de 1 ano (não sei se depende da câmara ou não) teria 1 ano para vender e procurar construtor para construir a sua casa.
    - com o valor da venda da outra parcela, abatia ou liquidava o empréstimo inicial o que lhe 'limpava' as suas responsabilidades e teoricamente já poderia ter capacidade para construir tudo

Pense nisto ok.

Tudo de bom e boa sorte para os seus projectos

Alberto Martins
    Concordam com este comentário: MilaDias
  18.  # 18

Colocado por: amartinsporquê não hipotecar essa casa para ter capital para comprar o terreno.

Desta forma ficaria 'livre' da dependência do banco para fazer o que pretende

Como?

Tem sempre que pagar a prestação!
  19.  # 19

Um terreno que custa 75 mil.
    E quanto poderá valer o destaque?
  20.  # 20

Colocado por: Palhava

Como?

Tem sempre que pagar a prestação!

Seria uma espécie de reforço de hipoteca em crédito à habitação. Se não tiver, implica contrair esse empréstimo sobre o valor de financiamento que a avaliação da atual moradia permitir. Com esse valor teria várias opções. Uma era comprar o terreno sem o onerar, já que a moradia é que fica hipotecada, e assim avançar com projeto de construção (caso venda o destaque ou o crédito atingisse valor suficiente para, juntando capitais próprios, financiar a construção também).
    .
    Pessoalmente, pelo valor do terreno (sem contar com custos, que ainda não se percebeu quais são, deveria consultar bem a Fine desse crédito que lhe estão a propor) mais o valor apontado para a construção, já soma pelo menos 240k sem juros. Já deve dar para comprar uma casa boa em Penafiel. Não fui ver preços mas se em Gaia se arranja, dúvido que em Penafiel não arranje.
    Pense bem. Está a pensar numa maneira muito rebuscada de comprar um imóvel a PVP a rondar os 250 mil. Não era mais fácil por outra via ?
    .
    Votos de boa sorte no que decidir fazer!
    Concordam com este comentário: Palhava

0.0271 seg. NEW