Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

E se os inquilinos não forem cumpridores?
  2.  # 2

Aqui em Penafiel por 250k só se arranja casas a precisar de obras. E não com o tamanho deste terreno.

Ainda à pouco tempo uma imobiliária mandou-me um link de uma, 199k, a precisar de remodelação total, num lote de 700m2.
    Quem não conhecer Penafiel pensa que é uma aldeia mas não, está caríssimo aqui também.
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaE se os inquilinos não forem cumpridores?

É como tudo na vida. Também posso ter um problema de saúde e ficar de baixa.
    Não podemos pensar no pior.
    Tenho outra casa arrendada e até hoje já passaram por lá vários inquilinos mas nenhum deixou de pagar. É uma sorte. Como todos os investimentos.
    Concordam com este comentário: MilaDias
  4.  # 4

Colocado por: Cláudia11Aqui em Penafiel por 250k só se arranja casas a precisar de obras. E não com o tamanho deste terreno.

Ainda à pouco tempo uma imobiliária mandou-me um link de uma, 199k, a precisar de remodelação total, num lote de 700m2.
    Quem não conhecer Penafiel pensa que é uma aldeia mas não, está caríssimo aqui também.

Não tenho nada a ideia de Penafiel ser uma aldeia :)
    Mas até fiquei curiosa e fui espreitar o idealista. E ainda devolve alguns resultados jeitosos até ~250 mil, mas sobretudo apartamentos.
    Enfim, antes de se apaixonar por esse terreno, vejam bem a FINE desse crédito e avalie as alternativas. Se é proprietária de imóveis para os quais não tem créditos à habitação e ainda por cima deles retira rendimento predial, fale com o gestor do seu banco para perceber qual o máximo de financiamento que pode obter já. Com esse montante em mente, decerto alarga os horizontes do possível. Coloque também a possibilidade atrás colocada, de hipotecar a moradia onde reside.
  5.  # 5

A 10 min do centro anda tudo caríssimo (para quem compra 😁) Mas é em todo o lado.
    Obrigada a todos, sim vou ponderar tudo
  6.  # 6

Disse no início que tinha capitais próprios para comprar o terreno… porque não os usa? Estão a render mais do que vai pagar de juros?
    Concordam com este comentário: Carlos Gomes
  7.  # 7

Colocado por: Mercedes

Não tenho nada a ideia de Penafiel ser uma aldeia :)
    Mas até fiquei curiosa e fui espreitar o idealista. E ainda devolve alguns resultados jeitosos até ~250 mil, mas sobretudo apartamentos.
    Enfim, antes de se apaixonar por esse terreno, vejam bem a FINE desse crédito e avalie as alternativas. Se é proprietária de imóveis para os quais não tem créditos à habitação e ainda por cima deles retira rendimento predial, fale com o gestor do seu banco para perceber qual o máximo de financiamento que pode obter já. Com esse montante em mente, decerto alarga os horizontes do possível. Coloque também a possibilidade atrás colocada, de hipotecar a moradia onde reside.

só lixo

o único que se aproveitava era a geminada, ainda está ao preço antigo aí, aqui já passaram os 300k
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  8.  # 8

Como se calcula as mais valias da venda de um destaque .
    Nestas circunstâncias?
  9.  # 9

Colocado por: MercedesPenafiel

Havia um restaurante que tinha um 🦜 papagaio.
    Fomos ver a Académica de Coimbra jogar com a equipa de Penafiel, quando era pequeno.

O almoço foi Feijoada 😚
  10.  # 10

Colocado por: Cláudia11

É como tudo na vida. Também posso ter um problema de saúde e ficar de baixa.
    Não podemos pensar no pior.
    Tenho outra casa arrendada e até hoje já passaram por lá vários inquilinos mas nenhum deixou de pagar. É uma sorte. Como todos os investimentos.
    Concordam com este comentário:MilaDias

Uma empreendedora!
  11.  # 11

Colocado por: Jorge_GonçalvesDisse no início que tinha capitais próprios para comprar o terreno… porque não os usa? Estão a render mais do que vai pagar de juros?
    Concordam com este comentário:Carlos Gomes

Tenho capitais próprios mas era para comprar terrenos mais baratos.
    Porque também não vou ficar a 0.
    Quando comecei à procura de terrenos a ideia era arranjar um que conseguisse comprar a pronto e depois juntar durante 2/3 anos para projeto e licenças e pedir o resto para construir.

Mas como este terreno dá para financiar a 100% com o dinheiro que tenho de lado já posso começar a fazer projeto e e.t.c agora, por isso que até iniciei este tópico para tirar essa dúvida.

E também há outros custos, o terreno é grande, precisa de ser limpo, fazer muros, etc.

Também fiz uma simulação, só de impostos na compra, salvo erro, são 4.350€.

É muita coisa e o dinheiro vai desaparecendo.
  12.  # 12

Colocado por: Cláudia11Não podemos pensar no pior.

Mas nao o devemos ignorar.

Hope for the best, plan for the worst.

Vivemos tempos de grande incerteza que nao sao amigos de grandes riscos.
    Se todas as grandes empresas estao neste momento a adiar tudo o que nao sejam investimento estritamente necessario, porque motivo nos nao pensamos em fazer o mesmo?
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  13.  # 13

Tenho acompanhado o tópico e tendo eu apenas 29 anos louvo a vossa loucura de comprar (nem sabia que era possível) um terreno a 40 anos dando como garantia apenas e só o próprio terreno. Se custa 75K, o MTIC deve rondar os 130/140K?

Não há terrenos noutras localidades? Lousada por exemplo tem melhores acessos que Penafiel e terrenos mais baratos. Moradias já se encontram por 250-300K e com bom terreno. Só não pode é ficar pelo que vê nos sites mais badalados ;) É preciso andar no terreno e andar À procura.

Faça bem as contas do dinheiro que tem em fundo de caixa, entradas e saídas de forma a calcular bem a sua taxa de esforço.

Os gestores do banco querem claro, vender dinheiro e portanto, não se iluda com as lengas-lengas. Parece-me ser alguém com juízo e que não caia em esparrelas.

Desejo-lhe a maior sorte..
  14.  # 14

Conheço só Lousada por alto mas aqui estou perto de tudo. 10 min do centro e acesso á AE.
    Aqui tenho comboio, que é o que preciso para ir para o trabalho, ambas trabalhamos no Porto e ir de carro está fora de questão.
    O terreno está a 10 min a pé de uma estação que serve para todos os horários que temos que fazer. Por isso que estamos inclinadas.
  15.  # 15

Se conseguir construir uma pequena casa por 100k + 75k do terreno e vamos supor que gasto mais 25k em projetos e arranjos exteriores fico com uma moradia nova ao nosso gosto, com imenso terreno por +/- 200k.

Em Penafiel, não existe nada (a não ser que seja casas antigas) por menos de 250k.

Porque gastar 250k e mais 50k para renovar já fica um valor altíssimo e nunca são coisas com tanto espaço como aqui...

É o que digo, Penafiel é bastante afastado do Porto mas os preços estão semelhantes se comprar novo/remodelado.
  16.  # 16

Colocado por: Cláudia11100k

Não dá 😕
  17.  # 17

Colocado por: Cláudia11os preços estão semelhantes se comprar novo/remodelado.

Mas é mais seguro.
  18.  # 18

Colocado por: Palhava

Não dá 😕

Uma casa com 60/70m2. Só a construção da casa. Um t1
  19.  # 19

Colocado por: Palhava

Mas é mais seguro.

Depende do ponto de vista.
    Se comprar uma casa desses valores fico já com uma prestação altíssima.
    Se construir gasto dinheiro mas também vou juntando enquanto se constrói.

Se começar no início de 2027 já é bom, até lá junto
  20.  # 20

Colocado por: Cláudia11

Uma casa com 60/70m2. Só a construção da casa. Um t1

Quanto prevê que seja o M2 de construção a pagar ao construtor?
    Ou vai fazer o trabalho de seleção de especialidades e pagar a cada um em separado?

0.0235 seg. NEW