Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Tenho uma havitação em fase de construção e estou em duvida entre piso radiante e AC central com bom de calor.

Para um espaço total de de 140M2 qual será o orcamento para cada um dos cenários.
    Ps: tendo em conta que vou colocar VMC.
  2.  # 2

Em construção é que vai decidir isso? 🤔

Creio que a VMC utiliza um circuito independente dos ACs de conduta, pelo que é indiferente para a questão em causa.

Em termos de orçamento de aquisição, AC murais ficam uma fracção do custo de PRH, e essa é a sua maior vantagem.
    Já os AC de conduta perdem a vantagem do custo inicial e continuam a perder em termos de eficiência e conforto face a PRH.
  3.  # 3

Como já foi dito mas vale reforçar... se a questão fosse AC convencional (mural) VS piso radiante... a resposta seria óbvia: depende de quanto pode gastar neste momento.

Piso radiante hidráulico é imbatível no conforto (é raro ver alguem, nestes fóruns, afirmar o contrário). Mas o investimento inicial é significativo.

AC mural, investimento mais suave. Mas nem sequer colocou na equação.

AC condutas? Bom, sendo uma das duas opções que tem em cima da mesa, torna-se evidente de que investimento não deve ser o problema... portanto, não pensava duas vezes e iria para o piso radiante, talvez complementado com pré instalações de AC mural.
  4.  # 4

Tive a mesma duvida e optei pelo AC.

Não me arrependo em nada, é rápido a aquecer e não acho que seja nada desconfortável como muito falam.

E poupei uns 15000 €.
  5.  # 5

Se o orçamento não é um problema, nem se coloca a questão. PRH é um nível de conforto muito superior.
    Concordam com este comentário: fabsil
  6.  # 6

Se for para bomba de calor, escolher bem instalador. Tem no forúm tópicos e pessoas para dar feedback
  7.  # 7

Colocado por: paulosTive a mesma duvida e optei pelo AC.

Não me arrependo em nada, é rápido a aquecer e não acho que seja nada desconfortável como muito falam.

E poupei uns 15000 €.

Isso é uma escolha muito pessoal.

Neste momento tenho AC em casa, e a gestão é difícil.
    Não conseguimos estar muito tempo numa divisão com a maquina ligada, que começamos logo a fungar e com a garganta a picar.

Felizes aqueles que se dão bem com AC, sem dúvidas!
    Concordam com este comentário: HideCode, joanamsequeira
  8.  # 8

Colocado por: fabsilNão conseguimos estar muito tempo numa divisão com a maquina ligada, que começamos logo a fungar e com a garganta a picar.

Realmente acontece a muitas pessoas. Porque será?
  9.  # 9

Colocado por: fabsilNão conseguimos estar muito tempo numa divisão com a maquina ligada, que começamos logo a fungar e com a garganta a picar.

A maioria das pessoas não sabe utilizar um ar condicionado, no verão colocam 18º, no inverno 26º, depois queixam-se do desconforto.
    Concordam com este comentário: zed, fjmartinho
  10.  # 10

Colocado por: PickaxeA maioria das pessoas não sabe utilizar um ar condicionado, no verão colocam 18º, no inverno 26º, depois queixam-se do desconforto.

Mas se o problema é a temperatura definida, quer dizer que essa mesma pessoa vai sentir o mesmo desconforto se definir um PRH a essas mesmas temperaturas ou há algo diferente nos AC que provoca o desconforto?
  11.  # 11

(ignorar...bateu mal o edit)
  12.  # 12

Colocado por: Pickaxe
    A maioria das pessoas não sabe utilizar um ar condicionado, no verão colocam 18º, no inverno 26º, depois queixam-se do desconforto.

No verão, nunca ligo (e quando ligo é durante o dia, quando ninguém está em casa, para aproveitar o solar).

No inverno, sempre nos 20º (às vezes 19º).

Filtros limpos com regularidade.

Tem aí uma explicação melhor? É que se calhar não percebo nada disso...
  13.  # 13

Colocado por: fabsilNo inverno, sempre nos 20º (às vezes 19º).

É o que eu faço.

Colocado por: fabsilTem aí uma explicação melhor? É que se calhar não percebo nada disso...

Também pode ser da localização das máquinas, e depois depende das pessoas, o que para mim é confortável, para outros pode ser desconfortável.
  14.  # 14

Com o AC, tem o ar a fazer corrente de AR, tem uma vantagens, não há moscas nem mosquitos;
    Cá em casa tínhamos ligado o AC 24 horas por dia, normalmente desligávamos no compartimento onde estávamos.

Em relação ao PRH, o efeito é simples, entras na casa, e nem sentes calor nem frio, é como se fosse primavera.
  15.  # 15

Colocado por: PickaxeA maioria das pessoas não sabe utilizar um ar condicionado, no verão colocam 18º, no inverno 26º, depois queixam-se do desconforto.

18? Cheguei a entrar na casa de um colega em que fora estavam 35 e dentro o AC a 16!!! Pedi para desligar aquilo.

Mas não foi a tempo, no dia seguinte tinha o meu rapaz todo lixado da garganta.

Se desse para colocar 10 colocaria 10 :)
  16.  # 16

A maior parte das pessoas vão pela lógica fácil: de verão temperatura baixa e de inverno temperatura alta. Depois dá desconforto. Mas mesmo com a correta utilização, há muitas pessoas que não se dão bem com o AC. Muito também por culpa da movimentação de ar e de poeiras que potencia alergias. Outras mais suscetíveis a que as mucosas fiquem mais secas e com isso tenham sintomas. Eu que tenho rinite fico logo afetado pelo AC.
    Concordam com este comentário: joanamsequeira, HideCode
  17.  # 17

Mais ou menos...
    Eu nao uso assim mas como sou dado a alergias e afins o ar condicionado e um problema para mim.
    Depois tem a questao da uniformidade termica. Eu tenho o AC ligado no escritorio o dia todo a uma temperatura normal. Saio para a casa de banho e levo com uma enorme variacao de temperatura. Nao ajuda.
    Concordam com este comentário: HideCode
  18.  # 18

Em casa temos o AC sempre ligado, para tentar ter algum conforto, desenrasca mas as coisas não aquecem, sofas cadeiras etc sentem se sempre frios
  19.  # 19

Colocado por: paulosE poupei uns 15000 €

o meu PRH custou menos que isso (230m2).

no meu local de trabalho há iluminados que colocam os AC a 17ºC e abrem as janelas 😂😂😂 mas pode vir o Papa dizer-lhes que não é assim, que eles continuam a fazê-lo.
  20.  # 20

Colocado por: mafs4960
    o meu PRH custou menos que isso (230m2).

no meu local de trabalho há iluminados que colocam os AC a 17ºC e abrem as janelas 😂😂😂 mas pode vir o Papa dizer-lhes que não é assim, que eles continuam a fazê-lo.
    DIY se bem me lembro.
    Concordam com este comentário: mafs4960

0.0206 seg. NEW