Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mafs4960
    o meu PRH custou menos que isso (230m2).

no meu local de trabalho há iluminados que colocam os AC a 17ºC e abrem as janelas 😂😂😂 mas pode vir o Papa dizer-lhes que não é assim, que eles continuam a fazê-lo.

O AC do trabalho não gasta nada..
  2.  # 2

Colocado por: mafs4960o meu PRH custou menos que isso (230m2).

Já com bomba de calor e tudo?

Eu tinha à volta de 220m2
  3.  # 3

Colocado por: DR1982DIY se bem me lembro.

E mesmo DIY, depende da marca escolhida.

Estou a ponderar fazer DIY, também, e a mandar fazer fica mais barato.
  4.  # 4

Eu uso sempre o AC no inverno e verão. Óbvio, a temperaturas amenas. 18/19 no inverno; 21 no verão; sempre no mínimo. E dou-me super bem. Tenho rinite, alergias, …
  5.  # 5

rjferreira,

Penso que já foi referido o que vou acrescentar, mas na minha ótica e consoante os preços praticados na minha zona, apenas consideraria colocar ou Ac´s de parede ou PRH.

PRH por norma é mais dispendioso mas tem maior conforto, os AC´s são mais acessíveis mas o conforto é menor e há pessoas que não se dão bem com eles.

Tudo o resto, desde AC´s por condutas ou ventiloconvectores eu descartaria porque os preços não diferem muito do PRH.

Além da comparação do custo direto do PRH com os AC´s penso que deverá ter outros custos em consideração se levar o PHR (penso não estar enganado). Tais como:
    . Altura adicional para levar o piso radiante. Na fase de estrutura deverá deixar uns 20cm +/- entre a laje e o pronto.
    . Penso (não tenho certeza, tem de confirmar) que também deverá levar camada extra de betonilha, uma por debaixo do PHR e outra por cima, esta última com um aditivo próprio.
  6.  # 6

Colocado por: fabsil

No verão, nunca ligo (e quando ligo é durante o dia, quando ninguém está em casa, para aproveitar o solar).

No inverno, sempre nos 20º (às vezes 19º).

Filtros limpos com regularidade.

Tem aí uma explicação melhor? É que se calhar não percebo nada disso...

A questão é simples. As pessoas controlam a temperatura, não controlam mais nada.

Já deves ter uma casa pouco humida, e ligando os AC pior fica. A garganta "pica" porque o ar fica seco. Arranja um daqueles sensores de humidade do ar e vê os niveis se o AC não faz isso já.

Tudo que crie superficies frias, vai "desumidificar" o ar. É literlamente assim que funciona um desumidificador.

Ar seco provoca essas irritações. Eu sofro do mesmo mal e aprendi a equilibrar as coisas.
  7.  # 7

Colocado por: angelicous

A questão é simples. As pessoas controlam a temperatura, não controlam mais nada.

Já deves ter uma casa pouco humida, e ligando os AC pior fica. A garganta "pica" porque o ar fica seco. Arranja um daqueles sensores de humidade do ar e vê os niveis se o AC não faz isso já.

Tudo que crie superficies frias, vai "desumidificar" o ar. É literlamente assim que funciona um desumidificador.

Ar seco provoca essas irritações. Eu sofro do mesmo mal e aprendi a equilibrar as coisas.

Isso é estranho. Nos dias de sol, ligava os AC às 11h da manhã e só desligavam as 16:30h para aproveitar os paineis.

Nunca notei diferença significativa na humidade relativa. Variava 3 ou 4% nos máximo dos máximos. Rondava sempre os 55/65%

Certo que a temperatura nunca baixou os 19.5 e pedia sempre no AC 21/22.
  8.  # 8

Colocado por: paulosJá com bomba de calor e tudo?

Sim, pronto a funcionar.

assim por alto:
    -placas de EPS 41mm
    -banda perimetral Isoltubex
    -tubo PE-RT EVOH ø20x1,9 Isoltubex (colocado com espaçamento de 13cm)
    -aditivo para betão
    -aditivo para o fluído do sistema
    -2 caixas para coletores
    -1 coletor de inox com 10 circuitos Emmeti
    -1 coletor de inox com 9 circuitos Emmeti
    -18 eletroválvulas Emetti
    -2 centralinas Wengart
    -1 depósito de inércia de 100l (+300l no sistema)
    -1 vaso de expansão
    -1 bomba circuladora
    -válvulas, filtros, torneiras, etc
    -1 BC EK2-12,5 Split - Ekallor
    -7 cronotermostatos Efapel

e acho que no geral foi isso.
  9.  # 9

Sim, pronto a funcionar.

assim por alto:
    -placas de EPS 41mm
    -aditivo para betão
    -2 caixas para coletores
    -2 centralinas Wengart
    -1 vaso de expansão
    -1 bomba circuladora

Lá está. No PHR, as marcas escolhidas têm uma influencia brutal no investimento total.

Foi o mafs4960 que fez a instalação ou entregou?
  10.  # 10

Colocado por: fabsilFoi o mafs4960 que fez a instalação ou entregou?

Entreguei a um amigo, mas coloquei eu a banda perimetral, as placas de isolamento, colocamos os tubos em 2 dias e pusemos o sistema em carga. Depois foram mais 2 dias para instalar a BC e o resto da sala de máquinas. Também fui eu que instalei os termostatos.

O preço da mão de obra foi uns 500€ neste sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  11.  # 11

Colocado por: fabsilEstou a ponderar fazer DIY, também, e a mandar fazer fica mais barato.
    fica mais barato da mesma marca mandar fazer? Ou estamos a comparar marcas diferentes?
  12.  # 12

Colocado por: DR1982fica mais barato da mesma marca mandar fazer? Ou estamos a comparar marcas diferentes?

Marcas diferentes. Daí a minha observação, que os preços podem variar muito.

A ir para o DYI, estou a considerar Schluter. Entre materiais, Ditras, etc... Vai ficar pesado.

Mas ainda me falta uns bons tempos para tomar essa decisão. Se não houver €€€, vou ter que optar por outra solução ou descer a fasquia.
  13.  # 13

Colocado por: fabsilEntre materiais, Ditras, etc... Vai ficar pesado.

Só para opinar, acho que da Schluter, numa pré-instalação com banda perimetral, placas de isolamento, tubo, membrana de desacoplamento, caixa e coletor, não lhe chegará 10000€ para material. E ainda a procissão vai no adro.

eu para 230m2 gastei menos de 5000€ nessa fase.
  14.  # 14

Só para opinar, acho que da Schluter, numa pré-instalação com banda perimetral, placas de isolamento, tubo, membrana de desacoplamento, caixa e coletor, não lhe chegará 10000€ para material. E ainda a procissão vai no adro.

eu para 230m2 gastei menos de 5000€ nessa fase.

Afirmativo. Deve passar desse valor.
    E falamos de cerca de 170 M2, coisa menos coisa.
  15.  # 15

Como fez o desacoplamento?
  16.  # 16

Afirmativo. Deve passar desse valor.
    E falamos de cerca de 170 M2, coisa menos coisa.
    sonse aumentou muito desde 2022.
  17.  # 17

Colocado por: DR1982sonse aumentou muito desde 2022.

Em 3 anos, o quê que não aumentou? Isto anda tudo a níveis de preços absurdos.
  18.  # 18

Em 3 anos, o quê que não aumentou? Isto anda tudo a níveis de preços absurdos.
    muitos materiais nao aumentaram assim tanto.
    Concordam com este comentário: fabsil
  19.  # 19

Sim, pronto a funcionar.

assim por alto:
    -placas de EPS 41mm
    -aditivo para betão
    -2 caixas para coletores
    -2 centralinas Wengart
    -1 vaso de expansão
    -1 bomba circuladora

Pode dar aí umas dicas de lojas onde encontrou bons preços para esse material? Lembro-me que num outro tópico referiu amazon...mais alguma?
  20.  # 20

Há um site aí na net que vende uns kits completos a preços apetecíveis, de uma marca "Waternor"... 30€/m2.

No meu caso, 6k (com iva) já fazia a festa. Mas não faço puto de ideia sobre a qualidade e desempenho disto.

Ainda assim, só não vou para Schluter se a vida não permitir.

A única certeza que tenho é que não quero gastar as fichas todas na pré-instalação... e depois não conseguir investir numa BC decente.

0.0232 seg. NEW