Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estes são os valores que tinha em 2022.

Seriam 11590€ + 1504.28€ (XPS 4cm) mais o IVA.

Fora isso seriam mais 4966€ + Iva para a Bomba de calor.

Daria um total de 18060€ + iva.

O melhor que fiz foi não colocar, pois não sinto desconforto nenhum e assim não gastei esses € visto que o AC de condutas já estava incluído na compra da casa. (São 5 máquinas interiores 1 exterior, mais 1 monosplit, o empreiteiro retirava pouco mais de 5000€ se não fosse para colocar o AC que era claramente pouco).
      PR.JPG
      BC.JPG
  2.  # 2

Se o AC condutas estava incluido no negócio, tomou uma boa decisão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  3.  # 3

Colocado por: fabsilComo fez o desacoplamento?

com uma boa cola flexível e fé.

não conheço ninguém na minha zona que tenha colocado membrana de desacoplamento e os sistemas estão a funcionar.
    Mais, acredito que a percentagem de sistemas com desacoplamento seja baixa a nível nacional.

Por essa ordem de ideias, todas as casas teriam de instalar uma banda de desacoplamento, pois uma casa sem PRH mas com uma grande exposição solar nos vãos, o chão atinge temperaturas bem mais elevadas que a do PRH.
  4.  # 4

Colocado por: mafs4960
    com uma boa cola flexível e fé.

não conheço ninguém na minha zona que tenha colocado membrana de desacoplamento e os sistemas estão a funcionar.
    Mais, acredito que a percentagem de sistemas com desacoplamento seja baixa a nível nacional.

Por essa ordem de ideias, todas as casas teriam de instalar uma banda de desacoplamento, pois uma casa sem PRH mas com uma grande exposição solar nos vãos, o chão atinge temperaturas bem mais elevadas que a do PRH.

Sim, é verdade. A maioria dos instaladores fica-se pelo aditivo na betonilha. Pouco se fala no desacoplamento.

Mas não tenho bases técnicas nem experiência no terreno para poder fundamentar uma opinião.

É sempre +1 coisa a estoirar orçamentos.

2000 aqui, 2000 acolá... num instante perde-se o controlo :(
  5.  # 5

Colocado por: mafs4960pois uma casa sem PRH mas com uma grande exposição solar nos vãos, o chão atinge temperaturas bem mais elevadas que a do PRH.
    nem mais, basta consultar os fabricantes de cerâmicas para se ter uma melhor ideia das implicações.
    Concordam com este comentário: fabsil
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesnem mais, basta consultar os fabricantes de cerâmicas para se ter uma melhor ideia das implicações.
    Concordam com este comentário:fabsil

Jorgealves, o que diz a sua experiência sobre isto?
    • SrR
    • há 1 dia

# 7

Colocado por: fabsiladitivo na betonilha.
    isso serve para tornar a argamassa mais fluida e diminuir as bolsas de ar que se possam formar, fora isso podem utilizar argamassas autonivelantes que dispensem juntas de fraccionamento
  7.  # 8

Colocado por: SrRfora isso podem utilizar argamassas autonivelantes
    haja € 😆
    • SrR
    • há 1 dia

# 9

Colocado por: DR1982haja € 😆
    isso é valido para tudo
  8.  # 10

Colocado por: SrRpodem utilizar argamassas autonivelantes que dispensem juntas de fraccionamento
    isto não é correcto pois mesmo as betonilhas fluidas á base anidrite são mais permissivas na obrigatoriedade de juntas mas não as dispensa na integra
  9.  # 11

Colocado por: fabsil

Jorgealves, o que diz a sua experiência sobre isto?
    ja assisti a alguns casos em que a cerâmica partiu, o empreiteiro antes era só facilidades e não tinha problema algum, depois só disse que "ás vezes acontece".

com ditra não tenho registo de qualquer patologia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos, fabsil
  10.  # 12

Colocado por: fabsilHá um site aí na net que vende uns kits completos a preços apetecíveis, de uma marca "Waternor"... 30€/m2.

No meu caso, 6k (com iva) já fazia a festa. Mas não faço puto de ideia sobre a qualidade e desempenho disto.

Ainda assim, só não vou para Schluter se a vida não permitir.

A única certeza que tenho é que não quero gastar as fichas todas na pré-instalação... e depois não conseguir investir numa BC decente.

penso que está a pensar mal porque é mesmo na pré-instalação que tem que ter mais cuidado por causa da distribuição da tubagem de acordo com as zonas, sob pena de ter grandes desiquilíbrios hidráulicos e ter zonas que não aquecem independentemente da bomba de calor que se escolha.
  11.  # 13

Colocado por: EspalhaBrasas

penso que está a pensar mal porque é mesmo na pré-instalação que tem que ter mais cuidado por causa da distribuição da tubagem de acordo com as zonas, sob pena de ter grandes desiquilíbrios hidráulicos e ter zonas que não aquecem independentemente da bomba de calor que se escolha.

Está a misturar alhos com bugalhos.

Falei de preços de materiais e dúvidas na qualidade.

E não no dimensionamento.

São debates distintos.
  12.  # 14

Colocado por: jorgealvesja assisti a alguns casos em que a cerâmica partiu, o empreiteiro antes era só facilidades e não tinha problema algum, depois só disse que "ás vezes acontece"

concordo, mas esse empreiteiro utilizou uma cola C2TES2 e cumpriu o espaçamento recomendado pelo fabricante na colocação do revestimento do pavimento??? Eu gostava de ver o meu cerâmico com uma junta mínima, mas preferi cumprir "algumas" normas para me salvaguardar.

0.0179 seg. NEW