Colocado por: Peper87Eu tenho PRH e não fiz pre instalação de AC’s. O instalador na altura acordamos em fazer a pre instalação de VC’s que até foi “oferecida” por ele. Até hoje ainda não senti necessidade de ter uma coisa ou outra. Ontem as máximas aqui bateram nos 40°C e em casa estavam uns confortáveis 23,5°C apenas com o PRH
Edit: há que ter alguns cuidados com os vãos com sol directo. Convém terem sombreamento/estores ou algo parecido. Senão vai aquecer de certeza
Colocado por: EspalhaBrasasQuanto às pre-instalações de AC para quem tem piso radiante hidráulico, é um bocado discutível depende da zona do país, se calhar do alentejo para baixo pode-se considerar imprescindível ter AC, de Santarém para cima já acho um bocado atirar ao lixo tendo em conta o que é possível fazer com uma VMC com bypass.
Colocado por: ALCLCFDesde ontem a refazerem-me uma instalação de BC...quase por inteiro.
Colocado por: EspalhaBrasasQuanto às pre-instalações de AC para quem tem piso radiante hidráulico, é um bocado discutível depende da zona do país, se calhar do alentejo para baixo pode-se considerar imprescindível ter AC, de Santarém para cima já acho um bocado atirar ao lixo tendo em conta o que é possível fazer com uma VMC com bypass.
Colocado por: setaevrae o custo de manter essa temperatura?
Colocado por: mafs4960Ontem gastei 3€ na sala de máquinas.. 3€ x 30 dias = 90€ mês (contando sempre com dias muito quentes).
Pode parecer muito para alguns, pouco para outros, mas é indiscutível o conforto.
Colocado por: mafs4960se com 23.5 a senhora já anda com as mantas atrás.. menos que isso começava a usar pijamas de inverno
só para partilhar e tentar ajudar o pessoal com a minha realidade para 230m2 climatizados. Termostatos programados a 22ºC com diferencial de temperatura de 1ºC. A casa não ultrapassou os 23ºC. Durmo com "a mesma" roupa de cama o ano inteiro (lençol + capa de edredão + edredão de 150g).
Imagem do consumo da sala de máquinas, com BC dedicada à climatização + BC 300l com painéis solares para AQS + VMC + consumos de máquinas para bricolagens.
Ontem gastei 3€ na sala de máquinas.. 3€ x 30 dias = 90€ mês (contando sempre com dias muito quentes).
Pode parecer muito para alguns, pouco para outros, mas é indiscutível o conforto.
2000€ numa pré-instalação que pode não vir a ser utilizada (não sabemos), pode traduzir-se em 22 meses de climatização em arrefecimento (4 a 5 épocas).
Colocado por: setaevraA esses valor nao vai incrementar AQS, E outros consumos domesticos (maquinas cozinha + lavandaria)?
Colocado por: Peper87se com 23.5 a senhora já anda com as mantas atrás.. menos que isso começava a usar pijamas de inverno
Colocado por: HFSF
Andei a ajustar a curva (o meu instalador deixou com falor fixo) e ontem já tinha a Maria com casaco em casa com 22º.
Lembro-me de ler aqui o jorge a falar de sensações termicas diferentes e pensar que não me fazia o minimo de sentido.
Agora com o PRH a funcionar para o frio posso dizer que o homem tem razão.
Ontem dormi com 22º no quarto super confortável.
Quando vou a Lisboa em trabalho e fico em hotel com AC, 21º e ainda estou a transpirar debaixo dos lençol.
Não é solução magica nem para todos mas estou super contente neste momento mesmo ainda estando a optimizar a curva.
Colocado por: callinasA que curva se refere ?curva climatica
Que anda a ajustar?
Colocado por: callinasConsumo da minha BC nestes últimos 30 dias
436 kWh em 30 dias
Colocado por: rjmpiresa minha foi ligada para climatização no domingo passado. Não tenho sentido necessidade, mas esta semana já serviu de bem!! Tem estado muito calor durante o dia. E as noites não têm baixado dos 23.. tirando a noite passado que arrefeceu bem mais
A minha só arrancou este mês, teve o mês de maio de descanso.