Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A bomba arrefece mesmo a água, ou apenas bombeia a mesma à temperatura ambiente?
  2.  # 2

Se não arrefecer o fluido como é que retira calor??
  3.  # 3

Tem razão.
  4.  # 4

Colocado por: Peper87Eu tenho PRH e não fiz pre instalação de AC’s. O instalador na altura acordamos em fazer a pre instalação de VC’s que até foi “oferecida” por ele. Até hoje ainda não senti necessidade de ter uma coisa ou outra. Ontem as máximas aqui bateram nos 40°C e em casa estavam uns confortáveis 23,5°C apenas com o PRH

Edit: há que ter alguns cuidados com os vãos com sol directo. Convém terem sombreamento/estores ou algo parecido. Senão vai aquecer de certeza

ora aqui é que está o comentário mais valioso do tópico, arranjar estratégias passivas que evitem a casa de aquecer antes de recorrer a sistema de climatização e atirar dinheiro para cima sem nexo.

Quanto às pre-instalações de AC para quem tem piso radiante hidráulico, é um bocado discutível depende da zona do país, se calhar do alentejo para baixo pode-se considerar imprescindível ter AC, de Santarém para cima já acho um bocado atirar ao lixo tendo em conta o que é possível fazer com uma VMC com bypass.
  5.  # 5

Colocado por: EspalhaBrasasQuanto às pre-instalações de AC para quem tem piso radiante hidráulico, é um bocado discutível depende da zona do país, se calhar do alentejo para baixo pode-se considerar imprescindível ter AC, de Santarém para cima já acho um bocado atirar ao lixo tendo em conta o que é possível fazer com uma VMC com bypass.

Será? Todos os técnicos que tenho ouvido dizem o mesmo, de longe a VMC faz esse trabalho na medida em que é necessário para o momento. Acha que em Leiria não há necessidade de algo activo para arrefecer casas? Estou agora numa e está tanto ou mais calor dentro de casa como no exterior.
  6.  # 6

Desde ontem a refazerem-me uma instalação de BC...quase por inteiro.
    Procurem bem referências de quem vai instalar e só depois perguntem o preço!

19.5-24ºC consigo eu, com este calor em Viseu, com apenas uma (e única) unidade AC de 9000Btu num extremo da casa, ligada 24/24h. Resumindo....tem tudo a ver com isolamento, "palas" e jogo de estores nas janelas ;)
  7.  # 7

Colocado por: ALCLCFDesde ontem a refazerem-me uma instalação de BC...quase por inteiro.

Isso foi instalar realmente. O outro ligou uns cabos e uns tubos!
    Meta isso a fazer fresquinho que vai gostar :)
  8.  # 8

Colocado por: EspalhaBrasasQuanto às pre-instalações de AC para quem tem piso radiante hidráulico, é um bocado discutível depende da zona do país, se calhar do alentejo para baixo pode-se considerar imprescindível ter AC, de Santarém para cima já acho um bocado atirar ao lixo tendo em conta o que é possível fazer com uma VMC com bypass.

Se tivesse sido hoje tinha colocado na sala, de vez em quando dava jeito.
  9.  # 9

Colocado por: setaevrae o custo de manter essa temperatura?

só para partilhar e tentar ajudar o pessoal com a minha realidade para 230m2 climatizados. Termostatos programados a 22ºC com diferencial de temperatura de 1ºC. A casa não ultrapassou os 23ºC. Durmo com "a mesma" roupa de cama o ano inteiro (lençol + capa de edredão + edredão de 150g).

Imagem do consumo da sala de máquinas, com BC dedicada à climatização + BC 300l com painéis solares para AQS + VMC + consumos de máquinas para bricolagens.

Ontem gastei 3€ na sala de máquinas.. 3€ x 30 dias = 90€ mês (contando sempre com dias muito quentes).
    Pode parecer muito para alguns, pouco para outros, mas é indiscutível o conforto.

2000€ numa pré-instalação que pode não vir a ser utilizada (não sabemos), pode traduzir-se em 22 meses de climatização em arrefecimento (4 a 5 épocas).
      30.png
  10.  # 10

Colocado por: mafs4960Ontem gastei 3€ na sala de máquinas.. 3€ x 30 dias = 90€ mês (contando sempre com dias muito quentes).
    Pode parecer muito para alguns, pouco para outros, mas é indiscutível o conforto.

A esses valor nao vai incrementar AQS, E outros consumos domesticos (maquinas cozinha + lavandaria)?
  11.  # 11

Na minha até a data nao usei nada, a nao ser que estejam 40 graus dura-se uma semana inteira. A temperatura mantém-se entre os 22° e 26°.

Mas nunca na vida eu conseguia manter a mesma roupa de cama no verão. Basta passar os 18 que ja so la vai com um lençol. Com 22 é sem nada.
  12.  # 12

Colocado por: mafs4960
    só para partilhar e tentar ajudar o pessoal com a minha realidade para 230m2 climatizados. Termostatos programados a 22ºC com diferencial de temperatura de 1ºC. A casa não ultrapassou os 23ºC. Durmo com "a mesma" roupa de cama o ano inteiro (lençol + capa de edredão + edredão de 150g).

Imagem do consumo da sala de máquinas, com BC dedicada à climatização + BC 300l com painéis solares para AQS + VMC + consumos de máquinas para bricolagens.

Ontem gastei 3€ na sala de máquinas.. 3€ x 30 dias = 90€ mês (contando sempre com dias muito quentes).

2000€ numa pré-instalação que pode não vir a ser utilizada (não sabemos), pode traduzir-se em 22 meses de climatização em arrefecimento (4 a 5 épocas).
      30.png
    se com 23.5 a senhora já anda com as mantas atrás.. menos que isso começava a usar pijamas de inverno
  13.  # 13

Colocado por: setaevraA esses valor nao vai incrementar AQS, E outros consumos domesticos (maquinas cozinha + lavandaria)?

AQS já expliquei que está incluído na sala de máquinas.

tenho os consumos divididos por sala de máquinas e pelo consumo geral da casa.

se quer também lhe mostro o consumo geral, com o gasto total da moradia nos últimos 30 dias.

PS: 3 pessoas e tudo elétrico em casa
      31.png
  14.  # 14

Colocado por: Peper87se com 23.5 a senhora já anda com as mantas atrás.. menos que isso começava a usar pijamas de inverno

Andei a ajustar a curva (o meu instalador deixou com falor fixo) e ontem já tinha a Maria com casaco em casa com 22º.

Lembro-me de ler aqui o jorge a falar de sensações termicas diferentes e pensar que não me fazia o minimo de sentido.
    Agora com o PRH a funcionar para o frio posso dizer que o homem tem razão.

Ontem dormi com 22º no quarto super confortável.
    Quando vou a Lisboa em trabalho e fico em hotel com AC, 21º e ainda estou a transpirar debaixo dos lençol.

Não é solução magica nem para todos mas estou super contente neste momento mesmo ainda estando a optimizar a curva.
    Concordam com este comentário: Peper87
  15.  # 15

Consumo da minha BC nestes últimos 30 dias
    436 kWh em 30 dias
      Screenshot_2025-06-19-11-27-29-424_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg
  16.  # 16

Colocado por: HFSF

Andei a ajustar a curva (o meu instalador deixou com falor fixo) e ontem já tinha a Maria com casaco em casa com 22º.

Lembro-me de ler aqui o jorge a falar de sensações termicas diferentes e pensar que não me fazia o minimo de sentido.
    Agora com o PRH a funcionar para o frio posso dizer que o homem tem razão.

Ontem dormi com 22º no quarto super confortável.
    Quando vou a Lisboa em trabalho e fico em hotel com AC, 21º e ainda estou a transpirar debaixo dos lençol.

Não é solução magica nem para todos mas estou super contente neste momento mesmo ainda estando a optimizar a curva.

A que curva se refere ?
    Que anda a ajustar?

O relato que refere é de todo verdade. Eu até chego a ter 24-25 graus em casa e está-se confortável.
    O mesmo não se pode falar de um AC.
    Cá em casa dormem todos tapados o ano todo, já eu, agora mais pelo verão de vez em quando durmo destapado.
    Concordam com este comentário: Peper87
    • SrR
    • há 5 horas

# 17

Colocado por: callinasA que curva se refere ?
    Que anda a ajustar?
    curva climatica
  17.  # 18

Colocado por: callinasConsumo da minha BC nestes últimos 30 dias
    436 kWh em 30 dias
      Screenshot_2025-06-19-11-27-29-424_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg

A minha só arrancou este mês, teve o mês de maio de descanso.
      Screenshot_20250619_124159_Shelly Smart Control.jpg
  18.  # 19

Colocado por: rjmpires
    A minha só arrancou este mês, teve o mês de maio de descanso.
      Screenshot_20250619_124159_Shelly Smart Control.jpg
    a minha foi ligada para climatização no domingo passado. Não tenho sentido necessidade, mas esta semana já serviu de bem!! Tem estado muito calor durante o dia. E as noites não têm baixado dos 23.. tirando a noite passado que arrefeceu bem mais
  19.  # 20

Por aqui já tem passado os 30 graus praticamente todos dias.

0.0270 seg. NEW