Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Tenho este problema nalguns sitios deste quarto. A parede na foto e' uma parede exterior e entra alguma humidade, o que fez com que o estuque se soltasse.
    Nos sitios onde se nota pelo som que o estuque esta' solto, ja' o arranquei, como mostra a foto, mas ja' estava mesmo solto e prestes a cair.
    Nao tenho dinheiro para contratar um estucador a serio e portanto queria ser eu a fazer a reparacao.
    Algum forista me consegue dizer o que devo fazer e que materiais devo utilizar?
    O que eles utilizaram e' uma camada de argamassa de 5mm de espessura muito areada, e por cima, uma camada de estuque de 2 ou 3 milimetros.
  2.  # 2

Primeira foto
  3.  # 3

.
      IMG_20250526_161943827.gif
  4.  # 4

Colocado por: tiago80e' uma parede exterior e entra alguma humidade

Se não resolveu o problema na origem, tudo o que fizer por dente é dinheiro deitado ao lixo
  5.  # 5

Segunda foto
      IMG_20250526_161957847.gif
  6.  # 6

Terceira foto
      IMG_20250526_162118656.gif
  7.  # 7

Mas a infiltração do exterior já está resolvida?

Se não estiver, vai estar a consertar isso todos os verões.
  8.  # 8

Colocado por: ClioIIMas a infiltração do exterior já está resolvida?

Se não estiver, vai estar a consertar isso todos os verões.
  9.  # 9

A infiltracao do exterior nao esta' resolvida nem pouco mais ou menos. Porque isso depende do condominio que nao esta' organizado. Enfim...

Sim, sei que nao e' correcto arranjar primeiro por dentro, mas por razoes que nao vem aqui ao caso, preciso de arranjar isto por dentro antes de comecar a organizar o condominio.
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaSe não resolveu o problema na origem, tudo o que fizer por dente é dinheiro deitado ao lixo

E' verdade, mas resolver o problema por fora nao esta' ao meu alcance. Tenho que arranjar isto por dentro, mesmo que seja dinheiro deitado ao lixo
  11.  # 11

Isso é estuque tradicional, pica isso, depois massa de enchimento, mecafino e pintura.

Não vai resolver infiltrações, mas como não apodrece, mais tarde é só raspar a tinta velha e pintar de novo.
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago80
  12.  # 12

O que aí fizer agora, sem resolver a fonte de infiltração, é deitar dinheiro fora. Uma vez que isso não é problema, use o seguinte esquema:
    * Picar e escovar bem o que não estiver consolidado.
    * Aplicar um primário promotor de aderência.
    * Aplicar uma argamassa de enchimento compatível (recomendo uma argamassa cimentícia que lida melhor com a humidade).
    * Aplicar uma pasta de estanhar/acabamento.
    * Lixar, primário e pintura.
  13.  # 13

Colocado por: Varejotepica isso, depois massa de enchimento, mecafino e pintura

Colocado por: Vítor MagalhãesPicar e escovar bem o que não estiver consolidado.
    * Aplicar um primário promotor de aderência.
    * Aplicar uma argamassa de enchimento compatível (recomendo uma argamassa cimentícia que lida melhor com a humidade).
    * Aplicar uma pasta de estanhar/acabamento.
    * Lixar, primário e pintura.

Obrigado pelos conselhos. Vou fazer o que dizem.
    Quanto ao mecafino, estava a pensar usar o Mecafino Plus da Placo. Nao tenho boas experiencias a aplicar gesso. O ultimo que tentei aplicar expandia durante a secagem. Alguem sabe se este da Placo e' desses que expandem?

Victor Magalhaes: deitar dinheiro ao lixo e' um problema para mim. No entanto, isolar por fora e' da responsabilidade do condominio e eu nao posso comandar as pessoas. So' posso decidir o que eu faco. Neste predio, organizar o condominio e eventualmente isolar a fachada vai demorar tempo e eu preciso deste quarto minimamente aceitavel ainda este verao.
  14.  # 14

O Mecafino Plus, ou o Max, são de aplicação relativamente fácil, como qualquer massa fina de acabamento convém ser aplicados com talocha/paluça/liçosa com um minimo de 50cm. No entanto, e uma vez que não tem o problema da infiltração resolvido, eu evitaria massas à base de gesso, mas sim cimentícias, incluindo a massa de acabamento (pasta de estanho ao invés do gesso fino).
  15.  # 15

Colocado por: Varejotemas como não apodrece

Isto não está correto. O gesso apesar de tolerar alguma humidade relativa de vapor ou condensação, dá-se mal com humidade mais prolongada como é o caso de infiltrações, efloresce mais que o cimento e acaba por apodrecer.
  16.  # 16

Colocado por: Vítor Magalhãesevitaria massas à base de gesso, mas sim cimentícias,

O Redur PK 06 da secil e' uma destas massas de estanhar de base cimenticia, certo?
  17.  # 17

Colocado por: Vítor Magalhães
    Isto não está correto. O gesso apesar de tolerar alguma humidade relativa de vapor ou condensação, dá-se mal com humidade mais prolongada como é o caso de infiltrações, efloresce mais que o cimento e acaba por apodrecer.

Tive infiltrações numa fachada em apartamento, com estuque projetado, enquanto não foi reparado pelo exterior, no interior era só raspar a tinta que entretanto tinha empolado e voltar a pintar, não apodreceu nenhum estuque ao longo de 4 invernos.

Isto não são teorias, foi a realidade e conheço mais casos reais.
  18.  # 18

Colocado por: VarejoteTive infiltrações numa fachada em apartamento, com estuque projetado, enquanto não foi reparado pelo exterior, no interior era só raspar a tinta que entretanto tinha empolado e voltar a pintar, não apodreceu nenhum estuque ao longo de 4 invernos.

Experiência contrária: eu tinha (e tenho) estuque projetado, que se descolou e desfez com infiltrações nas fachadas. Muito material foi picado e removido, ainda foram gastos uns valentes sacos de massa de enchimento e de acabamento.
  19.  # 19

Colocado por: Varejote

Tive infiltrações numa fachada em apartamento, com estuque projetado, enquanto não foi reparado pelo exterior, no interior era só raspar a tinta que entretanto tinha empolado e voltar a pintar, não apodreceu nenhum estuque ao longo de 4 invernos.

Isto não são teorias, foi a realidade e conheço mais casos reais.

Acredito que sim, no entanto eu conheço esses materiais há mais de 20 anos, seja maruxinha, proyal, meca ribera, algiss, etc...
    E o que vocês chamam de estuque não é estuque, é gesso projetado. O gesso estuque era utilizado em divisórias de tabique, hottes e pré-fabricados como é o caso das molduras, centros, frisos, etc... É um gesso que "puxa" rápido.
  20.  # 20

Colocado por: Vítor Magalhães
    Acredito que sim, no entanto eu conheço esses materiais há mais de 20 anos, seja maruxinha, proyal, meca ribera, algiss, etc...
    E o que vocês chamam de estuque não é estuque, é gesso projetado. O gesso estuque era utilizado em divisórias de tabique, hottes e pré-fabricados como é o caso das molduras, centros, frisos, etc... É um gesso que "puxa" rápido.

"Estuque projetado", massa de enchimento projetada diretamente no tijolo, acabamento em mecafino, para ficar liso.

Isto...
      servicos-estuque-projetado.jpg
      estuques-3.jpg

0.0218 seg. NEW