Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: OutdreamerZé todos eles foram prestáveis e concordaram encontrasse comigo e com a minha Maria sem qualquer tipo de compromisso e tiveram todos quase 2h à conversa e a tirar dúvidas.

Como eu disse, "as gentes são boas"
    Muitas vezes a qualidade tem a ver com o sempre assim fizeram e nunca ninguém reclamou
  2.  # 2

Colocado por: zedasilva
    Que dá 280K
    Somado arranjos exteriores, muros e os "já agora" vai para os 350k que eu disse

Muros já estão feitos, arranjos exteriores nem faço ideia o que isso poderá ser. Os únicos já agora vem da minha Maria que acha que o dinheiro estica e quer janelas de correr com 3 metros no open space, e todas as janelas da casa na vertical porque as horizontais ficam “feias”
  3.  # 3

Quando tiver orçamentos passarei outra vez aqui.
    Já levei o choque de realidade suficiente por hoje.
  4.  # 4

Colocado por: OutdreamerMuros já estão feitos,

Que é preciso rebocar e pintar.

Colocado por: Outdreamerarranjos exteriores nem faço ideia o que isso poderá ser

Será aquilo que estiver definido no respetivo projeto. Pode ser uma coisa simples ou uns bons milhares.

Colocado por: OutdreamerOs únicos já agora vem da minha Maria

Acrescente a isso as portas até ao teto e lacadas a branco, sanitas suspensas e ilha na cozinha. mas ela ainda se vai lembrar de mais uma coisas que viu no pinterest
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, HideCode
  5.  # 5

Colocado por: OutdreamerQuando tiver orçamentos passarei outra vez aqui.

Mas com caderno de encargos.
    Orçamento numa folha A4 e apenas com projeto de arquitetura, eu faço 20k mais barato
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Que é preciso rebocar e pintar.

Será aquilo que estiver definido no respetivo projeto. Pode ser uma coisa simples ou uns bons milhares.

Acrescente a isso as portas até ao teto e lacadas a branco, sanitas suspensas e ilha na cozinha. mas ela ainda se vai lembrar de mais uma coisas que viu no pinterest

“ Pavimentos exteriores em lajetas de betão, ou algo similiar, mantendo a permeabilidade do solo, na zona de entrada automóvel e pedonal.
    Zona envolvente da moradia em terreno bem compactado, com recurso a várias camadas de brita de vários calibres e acabamento a pó de pedra.
    Restante área circundante em terreno natural/vegetal.”
  7.  # 7

Pediu orçamentos para fazer o quê?
    Parece-me que os empreiteiros é que decidem o que é que vão orçamentar, depois um pede 100.000, o outro 140.000, mas para coisas diferente e você não os consegue comparar.
  8.  # 8

tambem Pickaxe já viu a qualidade do desenho para licenciamento? quase de certeza que será o de obra
    ou seja essa casa/ projeto tem tudo para ficar algo assim muito básico e realmente mais do que 250 K a meu ver não vale a pena.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  9.  # 9

E resta saber como encontrou os empreiteiros.
    Ainda agora vi um dono de obra à procura de empreiteiro num grupo do facebook, aparece muita gente a oferecer os seus serviços, quando todos quase todos sabemos que os empreiteiros estão cheios de trabalho, e só tem disponibilidade para o próximo ano. Depois a culpa não é do dono de obra.
    Outra coisa que vejo muita vez no facebook, pessoal ao domingo à noite a pedir pessoal para trabalhar na segunda de manhã, e também aparece muita gente disponível, nem perguntam onde é que é a obra, e o dono de obra não tem culpa nenhuma.
  10.  # 10

Colocado por: marco1tambem Pickaxe já viu a qualidade do desenho para licenciamento? quase de certeza que será o de obra
    ou seja essa casa/ projeto tem tudo para ficar algo assim muito básico e realmente mais do que 250 K a meu ver não vale a pena.
    Marco foi tudo adaptado ao nosso orçamento. O dinheiro não estica e não preciso de um palacete.
    Os construtores foram referência de amigos, arquiteto e familiares.
  11.  # 11

Já levei o choque de realidade suficiente por hoje.

Tenha calma. Fale com vários empreiteiros e não desista do sonho por meia duzia de comentários.

Se fosse a levar em consideração o que ia lendo no forum nunca teria avançado com a minha.
    E atenção, isto não é uma critica a ninguem. Mas não é uma ciencia tão exata como às vezes querem fazer parecer.
    Apenas acho que tem que ter paciência, fazer bem as contas e ter alguma sorte com as pessoas a quem adjudica a obra.
    Terminei no ano passado e gastei cerca de 200k mais coisa menos coisa por 220m².

Relaxe e boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
    •  
      marco1
    • há 2 dias editado

# 12

Outdreamer, reafirmo, essa planta esta muito fraca, uma casa pode ser simples mas bem desenhada, por vezes ponho duvidas que cursos andam a tirar este tipi de arquitetos, repare so no pormenor que se a porta do qurto 2 fosse mais cedo no corredor, pidia a suite ter mais area e ficar assim com menos corredor, enfim isso e outrascousas mais, dai eu dizer que seguindo a qualidade da planta a construcao napo promete e se isso custar maus de 250 no total é caro. Desculpe a frontalidade
    apenas mais uma . repare na janelinha com 60 cm da cozinha servida por um alpendre para quê ? ainda se fosse uma porta...
  12.  # 13

Colocado por: marco1Outdreamer, reafirmo, essa planta esta muito fraca, uma casa pode ser simples mas bem desenhada, por vezes ponho duvidas que cursos andam a tirar este tipi de arquitetos,

Escolhe-se o mais barato, depois a culpa não é dos donos de obra.
  13.  # 14

Colocado por: marco1repare so no pormenor que se a porta do qurto 2 fosse mais cedo no corredor, pidia a suite ter mais area e ficar assim com menos corredor,

Só nisto o marco, devia de ganhar 5 chouriços :-))
  14.  # 15

Colocado por: OutdreamerFernando são 124,5m2 de casa

isso é a área util, medida pelo interior
  15.  # 16

Colocado por: marco1Outdreamer, reafirmo, essa planta esta muito fraca, uma casa pode ser simples mas bem desenhada, por vezes ponho duvidas que cursos andam a tirar este tipi de arquitetos, repare so no pormenor que se a porta do qurto 2 fosse mais cedo no corredor, pidia a suite ter mais area e ficar assim com menos corredor, enfim isso e outrascousas mais, dai eu dizer que seguindo a qualidade da planta a construcao napo promete e se isso custar maus de 250 no total é caro. Desculpe a frontalidade
    apenas mais uma . repare na janelinha com 60 cm da cozinha servida por um alpendre para quê ? ainda se fosse uma porta...
    não tem que pedir desculpa de nada Marco, está tudo ok eu estou aqui para ouvir feedback, toda a planta da casa era bem maior pedimos para reduzir de forma a encaixar no nosso budget, reduzi as áreas acreditando que reduzia o custo. Quanto a essa “janelas” foi um erro que passou na planta mas sempre foi uma porta para o churrasco.
  16.  # 17

Só por curiosidade, se aquela mini casa não da para construir por menos de 350k + terreno quanto acham que fica esta? :)
      Screenshot_20250528_093746_Drive.jpg
      Screenshot_20250528_093804_Drive.jpg
  17.  # 18

Há aqui pessoal que tem de sair um pouco do fórum e ver algumas realidades, aliás, existem realidades bem distintas de localidade para localidade.
    Sim, os empreiteiros estão todos cheios de trabalho. Sim, tempos de espera de 1 ano ou mais. Sim, ainda existem empreiteiros para o português médio e até médio/baixo.
    Eu iniciei o meu projeto de arquitetura em 2022 e só este ano comecei a construir, no passado mês de fevereiro. Paciência, quem não pode a mais não é obrigado, aguentei 1 ano pelo empreiteiro, 7 meses pelo alvará na câmara municipal, etc. Enfim, é o que é.

Quem tem pressa que junte bom dinheiro...
  18.  # 19

A planta precisa de umas afinações e evitar esses recortes...
    Se quer poupar reduza na sala ligeiramente e tente fazer quase 1 cubo/rectângulo perfeito...
    Preços penso que consegue ligeiramente melhor dos valores mas nunca para 200k
  19.  # 20

Colocado por: dmanteigasSó por curiosidade, se aquela mini casa não da para construir por menos de 350k + terreno quanto acham que fica esta? :)
      Screenshot_20250528_093746_Drive.jpg
      Screenshot_20250528_093804_Drive.jpg

400k mínimo dos mínimos xD

0.0234 seg. NEW