Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: powerPTHá aqui pessoal que tem de sair um pouco do fórum e ver algumas realidades, aliás, existem realidades bem distintas de localidade para localidade.
    Sim, os empreiteiros estão todos cheios de trabalho. Sim, tempos de espera de 1 ano ou mais. Sim, ainda existem empreiteiros para o português médio e até médio/baixo.
    Eu iniciei o meu projeto de arquitetura em 2022 e só este ano comecei a construir, no passado mês de fevereiro. Paciência, quem não pode a mais não é obrigado, aguentei 1 ano pelo empreiteiro, 7 meses pelo alvará na câmara municipal, etc. Enfim, é o que é.

Quem tem pressa que junte bom dinheiro...

o pessoal aqui não tem qualquer interesse em mandar os preços para baixo
  2.  # 2

Colocado por: spvaleA planta precisa de umas afinações e evitar esses recortes...
    Se quer poupar reduza na sala ligeiramente e tente fazer quase 1 cubo/rectângulo perfeito...
    Preços penso que consegue ligeiramente melhor dos valores mas nunca para 200k
    Obrigado pelo feedback, se tivesse só a falar da estrutura que números poderíamos apontar?
  3.  # 3

Colocado por: OutdreamerObrigado pelo feedback, se tivesse só a falar da estrutura que números poderíamos apontar?

Se for por exemplo 250k conte com 85, 90k.
    O problema é o resto, não se foque só ba estrutura mas tente já saber de antemão o que quer gastar em Caixilharia, cozinhas e afins é onde mais derrapa.
    Cá pela construção da família tivemos diferenças só para a estrutura de 25% e é uma coisa mais simples de orçamentar a estrutura...
    Tanto gastas 3k numa wc como 10k, Eletricista, pichelaria, Domotica é complicado
  4.  # 4

Contacta a malta da MBC21, são ai da zona. Fazem a base em betão, estrutura em madeira, revestimento em etics.
  5.  # 5

Colocado por: jg231o pessoal aqui não tem qualquer interesse em mandar os preços para baixo

Se está a referir-se aos "palpites" que qualquer utilizador pode escrever por aqui, isso não tem nada a ver com existir ou deixar de existir qualquer interesse em atribuir valores altos ou baixos. Serão perceções que cada um de nós tem sobre o assunto, com base na realidade conhecida, particular, e que conforme o powerPT mencionou e bem:
    Colocado por: powerPTexistem realidades bem distintas de localidade para localidade

Portanto, nem consigo entender o choque de uns, quando outros referem valores altos para a construção. No meu caso, na minha realidade e dos preços que se praticam na minha zona, se eu comento no fórum acerca de valores, naturalmente só poderei referenciar aquilo que conheço. Outros estarão em contato com outra realidade, mas isso não significa que esses preços "baixos" estarão ao alcance para qualquer pessoa em qualquer lado. É por isso que qualquer comentário sobre preços tem de ser analisado como uma variável e não como uma constante absoluta, e quem pergunta preços por aqui nunca saberá ao certo qualquer valor aproximado que se aplique à sua situação. Este fórum esclarece muita dúvidas e dá muitas dicas boas, mas vir aqui questionar sobre preços é tempo perdido.
  6.  # 6

Colocado por: spvale400k mínimo dos mínimos xD

Posso dizer que esta a venda praticamente pronta, com climatizacao atraves de PRH + Bomba de calor por menos que 400k ;) isto estamos a falar de tudo: terreno, casa, taxas, etc... e chegar, pagar e entrar. No caso de um 'jovem' nem IMT entra a mais.

Por isso se aquela 'casita' nao fica por menos de 350k, mais vale mesmo comprar feita.
  7.  # 7

Muito de fala aqui em valores mas pouco em requisitos legais e técnicos.
    Eu consigo construir a 950€/m2 se for segundo as minhas regras.
    As minhas regras cumprem os requisitos legais de uma empresa de construção e garantem que o DO não será penalizado por isso?
    Claro que não!
    As minhas regras garantem as boas práticas construtivas e que o DO não venha daqui a uns anos a ter a casa com algumas patologias?
    Já faço assim há 20 anos e nunca tive problemas!

Quando se fala aqui em valores na ordem dos 1300€ 1400€ é para situações em que os requisitos legais e de boas práticas construtivas são acautelados pelos menos nos mínimos
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigas

Posso dizer que esta a venda praticamente pronta, com climatizacao atraves de PRH + Bomba de calor por menos que 400k ;) isto estamos a falar de tudo: terreno, casa, taxas, etc... e chegar, pagar e entrar. No caso de um 'jovem' nem IMT entra a mais.

Por isso se aquela 'casita' nao fica por menos de 350k, mais vale mesmo comprar feita.

Isso depende valor do terreno e afins.
    Gostava de ver imagens da construção...
    Sou o 1 a mencionar que existe muita inflação neste fórum mas é preciso conhecer bem o mercado e as pessoas certas para não ser comido.
    Ainda este sábado um picheleiro amigo estava chateado porque um cliente aceitou orçamento com a faca a mais 30% e ele aceitou
  9.  # 9

Colocado por: spvaleIsso depende valor do terreno e afins.
    Gostava de ver imagens da construção...

Certamente, o valor do terreno pode fazer variar o mesmo projeto substancialente.
    Mas isto e numa localizacao muito melhor que a Lourinha, com todo o respeito pela Lourinha.

Gastar 350 mil euros naquela moradia e um absurdo. Estavamos a falar de um investimento de 400 mil euros por uma 'casita'.
    Por pouco mais compra-se um 'casarao' como este:
    https://supercasa.pt/venda-moradia-t4-lourinha/i1821315

Se aquele e o 'standard' mais vale mesmo mudar de sitio!
  10.  # 10

Certamente, o valor do terreno pode fazer variar o mesmo projeto substancialente.
    Mas isto e numa localizacao muito melhor que a Lourinha, com todo o respeito pela Lourinha.

Gastar 350 mil euros naquela moradia e um absurdo. Estavamos a falar de um investimento de 400 mil euros por uma 'casita'.

Claro no meu caso o Terreno foi doado pelos meus pais.
    Não precisa de grande intervenção(segundo os construtores) e parece-me que 300k por uma casa daquela tipologia não se encontra na realidade da Lourinhã. Vim aqui de mente aberta ouvir feedback e aceito toda a partilha agora claro que nem tudo que leio faz sentido nem corresponde à verdade. Percebo os receios mas na minha opinião um construtor que conversou comigo, que viu o terreno que viu a folha do projecto terá também uma opinião válida e não está a tentar enganar nem fazer engodo para ficar com a obra até porque isto é um meio relativamente pequeno e ninguém quer ficar “queimado ou riscado”. Há também boa vontade nas pessoas e todos foram diretos e disseram-me que nunca começariam a obra em menos de um ano e meio, antes também não seria possível para nós.
  11.  # 11

Eu concordo e disse ao user preço bem mais real,
    Agora que anda tudo a atirar o barro à ver se cola anda
  12.  # 12

Gostava que alguém me tirasse esta dúvida que considero importante, num orçamento olhando para o meu projecto de arquitetura o m2 da Pala( telheiro) e da “garagem” que é a continuação do telhado da casa e a parede lateral apenas isto sem parede à frente nem na traseira é diferente? Neste caso mais barato? Ou seria na mesma por exemplo 1200m2?
    Obrigado

0.0235 seg. NEW