Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá carpinteiros do forum!

Tenho uma parte do terreno inclinada que quero transformar em num parque infantil.
    Adicionei esta foto para referencia mas estou ciente que terá de ser bastante diferente.

Que tipo de madeira devo usar? Há madeira mais apropriada para parques infantis?
    A principal preocupação é que não farpe e continue no sitio a levar com sol e chuva durante bastante tempo.

Se souberem onde a arranjar também agradeço.

Muito obrigado!
      e98ddb48765600ba2908c7f216fc7b39.jpg
  2.  # 2

A esmagadora maioria dos parques infantis hoje em dia são construídos em painel fenólico, exatamente pelas características de resistência aos elementos, longevidade e ausência de farpas. Há painéis fenólicos apropriados para exterior.
  3.  # 3

Compacto fenólico e contraplacado revestido com filme fenólico são as opções mais duradouras e praticamente isentas de manutenção.
  4.  # 4

Colocado por: HFSFA principal preocupação é que
    Não seja tóxico.
  5.  # 5

Colocado por: RuikodeNão seja tóxico.

Isto também :)

Colocado por: Vítor MagalhãesCompacto fenólico e contraplacado revestido

Isso teria de orlar? ou posso cortar o painel sem problemas?

Colocado por: ClioIIHá painéis fenólicos apropriados para exterior.

Sabem onde comprar isto? Só vejo no leroy mas por um preço brutal
  6.  # 6

Não é fácil de comprar a retalho, de facto. Está muito orientado para a indústria e não para o DIY.

Cheguei a trabalhar com estes senhores em tempo. Eles estão abertos a fazer coisas por medida, quanto possa custar é que eu não faço ideia.

Também depende do que lhes apresentar: se um croqui feito num guardanapo, ou se um desenho CAD/CAM pronto a meter na máquina de corte e na CNC.

https://como-lda.pt/galeria-cacifos/
  7.  # 7

Colocado por: HFSFIsso teria de orlar? ou posso cortar o painel sem problemas?

O compacto fenólico normalmente é cortado com disco de corte de aluminio (com muitos dentes para não esmilhar), o núcleo tem resistência aos elementos desde que seja especifico para exterior. No caso do contraplacado, normalmente não é orlado, mas as orlas não ficam tão expostas sendo utilizado em aplicações onde apenas as faces revestidas levem com alguma humidade (pavimentos interiores de estruturas expostas por exemplo).
    A diferença deste contraplacado para o utilizado em cofragens tem a ver com a rugosidade do filme fenólico para tornar a superfície antiderrapante. Também costuma ser utilizado em estrados de carrinhas e camiões de caixa aberta por exemplo.
  8.  # 8

Colocado por: HFSFIsso teria de orlar? ou posso cortar o painel sem problemas?

Nunca vi orlado, apenas boleado (por segurança). O interior do material, por debaixo do acabamento colorido, é preto ou castanho muito escuro.
  9.  # 9

Colocado por: ClioIICheguei a trabalhar com estes senhores em tempo. Eles estão abertos a fazer coisas por medida, quanto possa custar é que eu não faço ideia.

O que queria era comprar os paineis para depois fazer os cortes cá. Agora posso tentar fazer o modelo mas isso vai-me ficar mais caro.

Colocado por: ClioIINunca vi orlado, apenas boleado (por segurança). O interior do material, por debaixo do acabamento colorido, é preto ou castanho muito escuro.

Isto consigo fazer como em madeira "normal" certo?
  10.  # 10

Fui entretanto a um parte e vi que a parte de baixo (onde os miudos andam) parece aquela madeira de passadiços.
    Sabem dizer-me o que é aquilo?
  11.  # 11

Deck
  12.  # 12

Acham mal fazer a parte que é desenhada para pisar em deck?
    As partes verticais ficariam em fenolico.
  13.  # 13

Colocado por: HFSFAcham mal fazer a parte que é desenhada para pisar em deck?

O deck é feito para ser pisado :)
  14.  # 14

Eu fiz um parque com barrotes e tábuas tratadas (em autoclave), comprei diretamente à Toscca. Fiz um projeto no papel, comprei as coisas e foi serrar, aparafusar e depois nas arestas passar a fresa para arredondar. Dois anos ao tempo e com muitas brincadeiras, lá está para uns belos anos.
    Ah, os acessórios adicionais (o escorrega, base dos baloiços...) comprei na Eurekakids e uma outra que não me recordo.
  15.  # 15

Certo mas as crianças às vezes não usam só os pés :)

Aquilo costuma farpar muito?

0.0161 seg. NEW