Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Estou em processo de licenciamento de uma pequena moradia que vai ter a "porta" a cerca de 150m da via publica, de onde vou trazer o cano com água.
    O urbanismo já deu o parecer a relembrar que tenho de ter a boca de incêndio, ligada à rede publica ou privada.
    Tenho algumas questões:
    - os 30m do SCIE são da entrada da casa, ou do muro confinante com a via publica?
    - Confirmando-se que tenho de trazer até à casa, a opção de usar a rede publica como funciona? Tenho de trazer um DN50 até à casa independente do tubo de consumo domestico? Isso é sequer permitido considerando uso indevido da agua?
    - Sendo sem alimentação da rede publica, fico ainda mais confundido. Ora a lei diz:

7 - Se não existir rede pública de abastecimento de água, os hidrantes devem ser abastecidos através de depósito de rede de incêndio com capacidade não inferior a 60 m3, gravítico ou dotado de sistema de bombagem, garantindo cada hidrante, com um máximo de dois, à pressão dinâmica mínima de 150 kPa, um caudal mínimo de:
    a) 20 l/s para marcos de água;
    b) 8 l/s para bocas de incêndio DN 70;
    c) 4 l/s para bocas de incêndio DN 50.
    8 - Se não existir rede pública de abastecimento de água, admite-se que em edifícios da 1.ª categoria de risco, em que não seja possível garantir o referido no número anterior, o abastecimento dos hidrantes seja assegurado pelas reservas de água, nomeadamente poços, tanques ou cisternas, que abastecem o edifício.

Então, eu leio no numero 8 o mesmo que diz o 7. Afinal tenho de garantir a alimentação dos hidrantes na mesma. Ou basta ter piscina a 30m e já não preciso de sistema de bombagem e boca de incêndio?

Obrigado
    • SrR
    • há 4 dias editado

# 2

Precisa da boca e garantir os caudais referidos, DN50 não é regulamentar se for marco de incêndio
  2.  # 3

https://files.dre.pt/1s/2008/12/25000/0905009127.pdf

- artigo 12º 3
    - sim a rede de abastecimento tanto é para consumo como para a rede húmida de incêndio (noutros países não é assim mas aqui é assim)
    - ia ser uma autêntica nota preta se tivesse que fazer isso (um depósito desses são entre 20/30 k €) mas à partida não vai necessitar de fazer isso.
  3.  # 4

Olá antes demais...
    1º Quem é o autor da ficha SCIE? É a esse técnico que deve pedir os devidos esclarecimentos.

2º Depois as condições de instalação do hidrante exterior, tem de ser contemplada no projeto de abastecimento de água - Tem de fazer como estiver no projeto, que supostamente cumprirá os parâmetros da legislação.

3º O coordenador de projetos deve coordenar este tipo de situações.

PS: além da legislação SCIE, nomeadamente o Regulamento técnico, deverá ainda verificar as disposições da "Nota técnica 07 - Hidrantes Exteriores", da ANEPC.
  4.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasOlá antes demais...
    1º Quem é o autor da ficha SCIE? É a esse técnico que deve pedir os devidos esclarecimentos.

2º Depois as condições de instalação do hidrante exterior, tem de ser contemplada no projeto de abastecimento de água - Tem de fazer como estiver no projeto, que supostamente cumprirá os parâmetros da legislação.

3º O coordenador de projetos deve coordenar este tipo de situações.

PS: além da legislação SCIE, nomeadamente o Regulamento técnico, deverá ainda verificar as disposições da "Nota técnica 07 - Hidrantes Exteriores", da ANEPC.

isto aqui é onde sempre a porca torce o rabo porque é o autor da ficha que deveria informar o projetista das águas para contemplar se necessita ou não de acrescentar o marco ou a boca e a coordenação de projetos por vezes é inculta neste aspeto e saem os projetos assim a correr que depois geram todas estas discussões. O projetista das águas não assina nenhum termo de responsabilidade sobre o regulamento juridico do scie portanto se ninguém lhe disser nada é natural não meter esse elemento.
  5.  # 6

Se há omissões ou incorreções nos projetos, o esclareceimento tem de ser resolvido pelos respectivos autores.
  6.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasSe há omissões ou incorreções nos projetos, o esclareceimento tem de ser resolvido pelos respectivos autores.

Hoje penso que a ficha de SCIE pode ser assinada por qualquer pessoa, até pelo condutor uber. Aquilo tem nome e nif. E supostamente penso que nem é obrigatório entregar termo sobre a Ficha.

A ficha tem este lado tramado, umas cruzinhas a dizer que cumpre e vai a andar.

Por norma os hidrantes deveriam ser com a rede pública. Mas para isso é preciso que a mesma rede pública os queira por ou que ache que tenha pressão para isso. Há casos que simplesmente dizem que não há água suficiente para o abastecimento de água a garantir os caudais nos hidrantes.
  7.  # 8

A situação é um pouco estranha, porque eu como leigo fiz o PIP em formato antigo, com pouco mais que o polígono sobre o levantamento em DXF, sem saber que a lei tinha mudado e agora um PIP até tem de ter o nome do gato.
    O urbanismo foi simpático e tentou adiantar os pareceres para estarem prontos para o licenciamento.
    E eu estou a tentar enquadrar as soluções todas, até porque é um terreno grande e há aqui muitas alternativas, e eu prefiro dar uma opinião aos técnicos para o projecto já sair como depois acaba por ser executado, em vez de ter projectos que acabam incompatíveis.
    Vou ver a "Nota técnica 07 - Hidrantes Exteriores".
  8.  # 9

Colocado por: boratdonereu estou a tentar enquadrar as soluções todas, até porque é um terreno grande e há aqui muitas alternativas, e eu prefiro dar uma opinião aos técnicos para o projecto já sair como depois acaba por ser executado, em vez de ter projectos que acabam incompatíveis.
    Vou ver a "Nota técnica 07 - Hidrantes Exteriores"

Os técnicos é que tem de saber fazer o trabalho deles...
    Isso é uma UT I da 1ª CRI... Uma moradia unifamilar, certo?
    Tendo rede pública, é prever uma boca-de-incêndio, de fachada ou de pavimento, que esteja a menos de 30m de saida do edificio.

Não se esteja a atravessar aos seus técnicos.
  9.  # 10

Sim, moradia unifamiliar. A 150m da estrada. Acho que sou eu que tenho de decidir se quero tubagem à rede pública, ou em alimentar pela piscina, considerando os custos de instalação e manutenção.
    Acho que é uma situação invulgar, em que o técnico que vier a pegar nisto pode nunca ter visto uma igual, daí preferir ter alguma ajuda.
    • SrR
    • há 3 dias

# 11

Da piscina não pode
    • SrR
    • há 3 dias

# 12

Além de que teria que instalar grupo de incêndio e respectiva zona técnica
  10.  # 13

Colocado por: boratdonerSim, moradia unifamiliar. A 150m da estrada. Acho que sou eu que tenho de decidir se quero tubagem à rede pública, ou em alimentar pela piscina, considerando os custos de instalação e manutenção.
    Acho que é uma situação invulgar, em que o técnico que vier a pegar nisto pode nunca ter visto uma igual, daí preferir ter alguma ajuda.

os hidrantes servem para abastecer os carros dos bombeiros portanto se tem o muro da sua moradia no passeio é ai nessa zona que ele fica, não importa a distância que o seu edificio está do muro que faz fronteira com a via pública. Portanto não precisa de meter nenhum tubo de dn50 desse muro até ao edifício só por causa disso do incêndio. Os 30m é, como disse no primeiro comentário, a partir do muro confinante com a via pública (a definição não é bem esta mas só para esclarecer rapidamente).
  11.  # 14

Colocado por: EspalhaBrasaso. Os 30m é, como disse no primeiro comentário, a partir do muro confinante com a via pública (a definição não é bem esta mas só para esclarecer rapidamente).

Desculpe mas está errado.

Relativamente à instalação das bocas-de-incêndio.
    N. 5 do Art. 12 do RT-SCIE:
    "Nas paredes exteriores do edifício ou nos muros exteriores delimitadores do lote, as bocas
    de incêndio devem ser instaladas a uma cota de nível entre 0,4 e 0,8 m acima do pavimento, para
    que, no mínimo, fiquem localizadas a uma distância não superior a 30 m das saídas do edifício que
    façam parte dos caminhos de evacuação, situadas nas fachadas de acesso às viaturas de socorro...
    • SrR
    • há 2 dias editado

# 15

Ho Pedro não é entre 0.8 e 1.2mt?
  12.  # 16

Colocado por: SrRHo Pedro não é entre 0.8 e 1.2mt

Não. Isso é para as bocas de alimentação das Colunas secas e/ou húmidas. (Vide NT13)
    Hidrantes EXTERIORES, é como referi.

0.0189 seg. NEW