Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    já pesquisei esta questão em vários foruns e não obti esclarecimentos, espero obter aqui informações concretas de alguém com conhecimento de causa nesta matéria.

Durante o ano de 2024 não obtive qualquer rendimento (zero euros) apenas sobrevivi com a renda de um apartamento alugado no valor de €400 por mês, o que é menos de metade do ordenado minimo em Portugal.

Ao fazer a simulação de IRS, com a opção de englobamento (que será sempre mais vantajosa, tendo em conta que é apenas a unica fonte de rendimento que tenho atualmente para viver) reparo que terei sempre que pagar um valor muita acima de uma renda recebida.
    Com englobamento este valor sobe até 1/4 do total das rendas recebidas durante 1 ano.

Isto é completamente absurdo para quem vive com menos de metade do ordenado minimo. Sem qualquer apoio, subsidio, o que quer que seja.

Pesquisei sobre valor mínimo de existência (€11,480) e pessoas com rendimentos inferiores a €8,500/ano que não pagam IRS e estão até dispensadas de entrega de IRS. O meu caso enquadra-se nestas duas situações, pois o que tenho disponivel são €4,800/ano.

Telefonemas para as finanças despacham-me a dizer que tenho que pagar porque tenho uma casa alugada, são as regras.

Sinto revolta por esta autêntica extorção.

Alguma forma de dar volta ao caso? Alguém em situação semelhante? Alguma dica no IRS que possa fazer baixar este valor?
    Agradeço desde já qualquer ajuda, informação ou esclarecimento.

Muito obrigado antecipadamente!

0.0073 seg. NEW