Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O meu pai tem 80 anos e fez uma doação da sua casa a uma associação. Posso fazer algo para reaver a casa em quanto ele estiver vivo ou depois de morto, ou nunca o poderei fazer? Já falei com alguns advogados e cada um diz uma coisa diferente.
  2.  # 2

Bem, se doou foi porque tem interesse que o filho não receba nada.

Não me parece que possa reverter nada.

Artigo 974.º - (Casos de ingratidão)

A doação pode ser revogada por ingratidão, quando o donatário se torne incapaz, por indignidade, de suceder ao doador, ou quando se verifique alguma das ocorrências que justificam, a deserdação.
  3.  # 3

E essa associação, por mero acaso, não trata de idosos até ao fim da vida deles e em que o pagamento é a habitação?
  4.  # 4

se conseguir que o seu pai faça um exame que ateste que não está na totalidade das suas faculdades, pode conseguir reverter, mas se o seu pai não quiser fazer esse exame, vai ter que ir para tribunal para o obrigar a faze-lo.

no entanto, apesar da idade, o seu pai pode estar no seu perfeito juizo e a situação é perfeitamente anormal numa familia normal.

qual é a relação que têm com o seu Pai? a menos que o seu pai esteja completamente maluquinho, da forma como conta dá a entender que tem uma relação distante com ele.
  5.  # 5

De quem era a casa?
    Só do seu pai?
    A mãe é viva?
    Houve casamento?
    Em que condições foi adquirida a casa?

Falta muita informação.
    Concordam com este comentário: Palhava
  6.  # 6

Supostamente na lei diz que um filho nunca pode ser totalmente deserdado a não ser que tenha acontecido alguma situação específica.
    Mas sinceramente não faz sentido nenhum. Acho que os pais deviam de puder fazer o que quisessem com os seus próprios imóveis mas é a lei.

Tem a certeza que ele fez uma doação? Pode ter "vendido" à associação como pagamento talvez da estadia caso seja um lar e nesse caso acho que não há nada a fazer.
  7.  # 7

Colocado por: Cláudia11Supostamente na lei diz que um filho nunca pode ser totalmente deserdado

Só existe herança após a morte, em vida cada um dispõe do património conforme entende, excepto doações, partilhas a filhos, necessita do consentimento dos restantes filhos.

A tal associação, não é "descendente", como tal o consentimento não se aplica.

Pode ser feito venda ou doação com usufruto em vida, para "deserdar" o futuro herdeiro.

Para o pai querer "deserdar" o filho é porque têm uma boa relação.

Boa sorte a declarar o pai como inimputável.
    Concordam com este comentário: RS2025
  8.  # 8

A relação que tenho com ele é distante porque ele foi muito mau pai. A doação foi feito a uma associação de vizinhos de uma aldeia próxima. Os integrantes de esta associação andaram a volta dele ate conseguir que ele pusesse a casa no nome deles.E agora não sei o que fazer.
  9.  # 9

Colocado por: CorujitaA relação que tenho com ele é distante porque ele foi muito mau pai. A doação foi feito a uma associação de vizinhos de uma aldeia próxima. Os integrantes de esta associação andaram a volta dele ate conseguir que ele pusesse a casa no nome deles.E agora não sei o que fazer.

Ele foi mau pai e agora também não quer que o filho distante receba um imóvel grátis, creio estar no direito dele em vida.

Depois de morto já não pode fazer nada.
  10.  # 10

Ele foi mau pai mas tem interesse no imóvel. Se ele vendesse e gastasse o dinheiro todo como ia ser?

Se são distantes esqueça isso.
    Concordam com este comentário: MilaDias, MSSA
  11.  # 11

Colocado por: CorujitaA relação que tenho com ele é distante porque ele foi muito mau pai. A doação foi feito a uma associação de vizinhos de uma aldeia próxima. Os integrantes de esta associação andaram a volta dele ate conseguir que ele pusesse a casa no nome deles.E agora não sei o que fazer.

Se a relação é distante há assim tanta certeza de que a associação "andou a volta dele"? A tal associação não lhe presta alguma assistência? Como não existe herança de pessoa viva, desde que ele esteja em plena capacidade mental ele pode dispor dos bens como quiser.
  12.  # 12

Colocado por: Varejote

Ele foi mau pai e agora também não quer que o filho distante receba um imóvel grátis, creio estar no direito dele em vida.

Depois de morto já não pode fazer nada.

Pois isto de julgar sem conhecer é muito bonito. Tenho ma relaçao por tudo o que ele me fez na vida que nao foi pouco. Um imovel nao paga nem de perto todo o mal que ele me fez!
    Concordam com este comentário: sisu
  13.  # 13

Quem coabita com o senhor?
    Ou ele está institucionalizado?
  14.  # 14

Colocado por: Corujita

Pois isto de julgar sem conhecer é muito bonito. Tenho ma relaçao por tudo o que ele me fez na vida que nao foi pouco. Um imovel nao paga nem de perto todo o mal que ele me fez!

Como a relação nunca foi boa, o imóvel é considerado um reembolso, pelos anos de má relação.

Vai ser muito difícil reverter essa doação, provavelmente a associação é que o tem ajudado nos últimos anos, devem existir várias testemunhas que o filho não tem nem nunca teve boa relação com o pai, portanto não vai conseguir provar que a associação ludibriou o pai, eles vão arranjar testemunhas que o filho que nunca teve relação com o pai, apenas quer património, que na realidade já não tem.

Todos vão dizer que o filho nunca ligou ao pai e apenas quer mamar o imóvel, que o pai nunca lhe quis deixar.

Atenção, não estou a culpar quem é o responsável por pai e filho não terem relação familiar à anos é o que é.

A família não se escolhe é nos imposta.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  15.  # 15

Fez doação em vida? Ou testamento?
  16.  # 16

Colocado por: ClioIIE essa associação, por mero acaso, não trata de idosos até ao fim da vida deles e em que o pagamento é a habitação?

Muitas associações querem é dinheiro. Já não aceitam imóveis. Sobretudo nas aldeias das serras.
  17.  # 17

Colocado por: Corujita

Não estamos a defender o seu pai. Mas é um bocado hipócrita querer o imóvel e estar preocupado/a com o que ele bem quis fazer se nem relação têm.

Se diz que falou com advogados e disseram cada um uma coisa escolha o que disse que há possibilidade de reverter a doação e veja no que dá. Mas se calhar não vai ser fácil.
  18.  # 18

Colocado por: PalhavaFez doação em vida? Ou testamento?

Se existisse testamento, este tópico não existia.
  19.  # 19

Colocado por: Cláudia11Ele foi mau pai mas tem interesse no imóvel. Se ele vendesse e gastasse o dinheiro todo como ia ser?

Se são distantes esqueça isso.
    Concordam com este comentário:MilaDias

e então qual é o problema?
  20.  # 20

Colocado por: Cláudia11

Não estamos a defender o seu pai. Mas é um bocado hipócrita querer o imóvel e estar preocupado/a com o que ele bem quis fazer se nem relação têm.

Se diz que falou com advogados e disseram cada um uma coisa escolha o que disse que há possibilidade de reverter a doação e veja no que dá. Mas se calhar não vai ser fácil.

hipócrita? só quer o melhor para ele, normal, passam por aqui muitos casos piores e ninguém pia

o pai com 80 anos já nem pensa direita, lá lhe deram a volta, e já foi

eu acho que um pai deveria querer o melhor para um filho, mas alguns que tenho visto, já nada me surpreende
    Concordam com este comentário: Contratempo, sisu

0.0227 seg. NEW