Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MoradiacoimbraSe a vossa relacao nao e boa deixe estar como esta, se voce nem se dava com ele para que quer a casa.

Porque sou o filho? E tenho direito a ela??
  2.  # 2

Colocado por: Corujita

Mas que direito tem se o seu pai ainda não morreu?? Ele então não podia vender a casa e gastar o dinheiro???
    Concordam com este comentário: MilaDias
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11

Desculpe lá sra corujita.
    Se tinha uma relação distante do seu pai (palavras suas) e agora está preocupada com o que ele fez ao imóvel DELE, o que está á espera que achem num forum onde cada um dá o seu bitate?

A minha avó tem 75 anos, ainda anda a fazer umas limpezas, vive sozinha, toma conta dela e do dinheiro dela. A semana passada ainda andou a cortar umas ervas de um terreno de sachola e está perfeitamente bem de cabeça e espero que continue muitos anos. É independente e não precisa de ajuda para nada. Isto são situações muito complicadas para pedir opinião num fórum. Ainda para mais com o contexto que deu.

Eu tenho pais portanto hei-de-ser herdeira de alguém, mas se quando chegar à minha altura decidir que não devo ter direito a nada meu amigo.
    Então na sua ideia, uma pessoa que se calhar poupou e juntou toda a vida quando for "velha" não pode usufruir e gastar como bem entender?? Tem que guardar todo o dinheiro para os filhos que "têm uma relação distante"

Desculpe mas ha uma diferebça entre gastar o dinheiro nele a dar as coisas que ele pago e que lhe custaram pagar a umas pessoas que lhe fizeram so canticos da sereia nao acha??
  4.  # 4

A casa e dele, e nao sua, ele faz o que quiser dela
  5.  # 5

Colocado por: MoradiacoimbraA casa e dele, e nao sua, ele faz o que quiser dela

O problema é que neste momento a casa já não é dele. Fim de história.

Só deve ter ficado com o usufruto em vida, quando fechar os olhos, quem recebeu o imóvel, toma posse.
  6.  # 6

Desculpe mas ha uma diferebça entre gastar o dinheiro nele a dar as coisas que ele pago e que lhe custaram pagar a umas pessoas que lhe fizeram so canticos da sereia nao acha??

Se a relação é distante não sabe se foram cânticos da sereia ou se foi a vontade dele. Mas pronto. Os advogados são os melhores a saber o que fazer, se é que há algo para fazer
  7.  # 7

E antes de falar com os advogados já falou com o seu pai para saber o que ele realmente queria?
  8.  # 8

Colocado por: Cláudia11E antes de falar com os advogados já falou com o seu pai para saber o que ele realmente queria?

Não deve ter falado, porque já sabe a resposta.
    Concordam com este comentário: Cláudia11, MilaDias
  9.  # 9

Não tem. O direito à propriedade é do proprietário. Um pai pode ter 50 imóveis, enquanto ele for vivo os 50 imóveis são apenas dele e não dos filhos. Enquanto ele for vivo não existe herança à qual você tenha direito, herança só existe legalmente após a morte, e se na altura ele ainda tiver algo em nome dele isso sim você poderá herdar. Se a casa foi doada, já não é nem dele e não poderá ser sua.
    Podemos gostar ou não, é a lei.
    Concordam com este comentário: MSSA
  10.  # 10

Colocado por: Corujitaumas pessoas que lhe fizeram so canticos da sereia nao acha??

E você fez o quê?

Também fez cânticos de sereia? Ou tratamento distante passivo-agressivo?

Esqueça lá isso. Da maneira que você acha que o pai lhe fez muito mal, aposto que ele tem iguais queixas de si. E até apostaria mais coisas, mas é melhor ficar por aqui.
  11.  # 11

Colocado por: ClioII

Também fez cânticos de sereia?

Não fez que chegue
  12.  # 12

Colocado por: MilaDias

Não tem. O direito à propriedade é do proprietário. Um pai pode ter 50 imóveis, enquanto ele for vivo os 50 imóveis são apenas dele e não dos filhos. Enquanto ele for vivo não existe herança à qual você tenha direito, herança só existe legalmente após a morte, e se na altura ele ainda tiver algo em nome dele isso sim você poderá herdar. Se a casa foi doada, já não é nem dele e não poderá ser sua.
    Podemos gostar ou não, é a lei.

Tenho direito sim como filho que sou. E os pais nao podem doar os bens para deserdar os filhos, tem que haver algum motivo muito grave para deserdar um filho como por exemplo tentativa de assassinato ou algo parecido
  13.  # 13

Colocado por: Varejote

Não deve ter falado, porque já sabe a resposta.
    Concordam com este comentário:Cláudia11,MilaDias

Nao falo com uma pessoa que nos dava porrada a todos incluida a minha mae que ja faleceu.
  14.  # 14

Colocado por: ClioII

E você fez o quê?

Também fez cânticos de sereia? Ou tratamento distante passivo-agressivo?

Esqueça lá isso. Da maneira que você acha que o pai lhe fez muito mal, aposto que ele tem iguais queixas de si. E até apostaria mais coisas, mas é melhor ficar por aqui.

Sim? Entao aposta o que ? Sem me conhecer de lugar nenhum? Nem a minha historia ?
  15.  # 15

Tenho direito sim como filho que sou. E os pais nao podem doar os bens para deserdar os filhos, tem que haver algum motivo muito grave para deserdar um filho como por exemplo tentativa de assassinato ou algo parecido

Isso é após a morte, caso por exemplo tenha assassinado o pai, já não vai poder ser herdeiro.

O pai não está a deserdar ninguém, quando ele falecer vai herdar os bens que existirem, pode herdar o recheio do imóvel, ou algum dinheiro que eventualmente possa ter no banco.

Mas certamente que ele ira fazer com que seja o mínimo possível.
  16.  # 16

Deserdar significa excluir da herança, só de deserda alguém através de testamento, onde a pessoa define o que vai ser feito dos bens QUE AINDA FOREM DELA APÓS A SUA MORTE. Doar, vender ou atirar ao rio qualquer bem que seja DELE não caracteriza destruição de herança, pois não existe herança de pessoa viva
    Nada que pertença ao seu pai é seu enquanto ele estiver vivo.
    Já gastar com um advogado para que esta informação seja lhe dada em tribunal sim, é um direito seu.
  17.  # 17

Ou seja.
    Quem é a Mãe.
    Legalmente tem direito a alguma coisa?
      images (27).jpeg
  18.  # 18

Colocado por: Cláudia11foram cânticos da sereia ou se foi a vontade dele.

Cantasse o filho/a(?).
    Teve possibilidade disso.
    Tinha o móbil e a oportunidade.
  19.  # 19

Aqui já lhe explicaram que isto não é caso de deserdar. Se tem tanta certeza do que diz para quê que abriu um tópico a perguntar se há algo a fazer??
    Contacte um advogado, se passou por vários e disseram respostas diferentes avance com o que diz que é possível reverter.
  20.  # 20

Um pai só pode doar, seja em vida ou via testamento, o que não põe em causa a parte legítima da herança dos seus herdeiros.

Todos os capitais, bens móveis e imóveis fazem parte da massa da herança mesmo quando o Pai ainda é vivo.

Isso está definido na constituição de forma a evitar, por exemplo, que um pai doe todos os seus bens a um filho e deixe outro sem nada.

Num caso normal apenas 1/3 do património pode ser doado.

Podemos criticar um filho que diz não ter uma relação com o pai e que diz querer a sua parte da herança. Mas isso nao invalida os seus direitos que estao definidos pela constituição portuguesa.

Fale com um advogado.

0.0279 seg. NEW