Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Porquê?
    Está a supor que Corujinha nasceu antes de 1967?

Pode ser fruto de uma brasileira com o pai já com 50/60 anos, por exemplo.
  2.  # 2

Colocado por: PalhavaPorquê?
    Está a supor que Corujinha nasceu antes de 1967?

Nao, o comentário nao tinha nada haver com o tema.
    Apenas uma curiosidade relativo a ter referido que antigamente as pessoas nao se preocupavam com o Regime de casamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaPode ser fruto de uma brasileira com o pai já com 50/60 anos, por exemplo.

Há imensos nascidos nestas circunstâncias!
  4.  # 4

Colocado por: Piafinho

Está plenamente no seu direito. Mas a mesma pode ser Reduzida (em parte ou no todo) se, na altura do óbito, impactar a legitima:

Sendo o Corujita filho unico e tendo a mae já falecido entao a legitima é de 1/2 da herança.
    Para calculo desse herança:

Os pais estão sempre no seu direito de usarem o seu património como quiserem.
    Assim como estáo no seu direito de decidir deixar de trabalhar e gastar toda a fortuna que acumularam.

Não podem é doa-lo de forma que prejudique a legitima dos seus Herdeiros.

Um exemplo extremo.
    O Ronaldo doa a Irma um imovel no valor de 1 milhao de euros.
    Como ele tem centenas de milhoes, isso nao prejudica a legitima. Certo?

A meu ver errado.

Se ele depois decidir vender todo o património e gastar tudo os seus herdeiros vão ter o direito de reduzir essa doação de forma a que 2/3 fique para eles e apenas 1/3 fique para a Irmâ

Só podem é faze-lo depois de definido o inventário.post mortem. Nesse inventário a casa doada terá de aparecer.

Não vou discutir se a lei é justa ou injusta. Nem se há maus Pais ou maus filhos.

Apenas que a lei existe e esta feita de forma a salvaguardar os interesses dos Herdeiros.

Obrigado pela explicaçao. Começo a ver uma luz porque é realmente confuso.
  5.  # 5

Colocado por: PalhavaEstou numa 🪩 discoteca neste momento.

Tive um primo que morreu com 25 anos num acidente de mota em Londres.
    Deixou um filho com 9 anos (?) nessa data.

E esse miúdo, hoje serve copos nesta discoteca.

Já tem 2 filhos de mulher diferentes.
    Não tem uma relação estável com nenhuma das mães.
    OMG!

Gente que pouco mais tem que nada e tem filhos assim...

-----

A minha família tem gente de todos os géneros.
    Milionários e gente que não tem onde cair morta.

Lololol uma gajo lê aqui com cada coisa
  6.  # 6

E há mais.

-------

O meu único intuito é :era que apredêssemos a não recair nos mesmos padrões.

Mas ninguém está livre.
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaTive um primo que morreu com 25 anos num acidente de mota em Londres.
    Deixou um filho com 9 anos (?) nessa data.

Pai aos 14?!? Valente...
  8.  # 8

14 tinha a progenitora.
    O meu primo tinha 16.
    16+9=25
    Será que ainda sei fazer contas?
  9.  # 9

Colocado por: Palhava14 tinha a progenitora.
    O meu primo tinha 16.
    16+9=25
    Será que ainda sei fazer contas?

Os pais com trinta e poucos já eram avós.
  10.  # 10

Os meus tios?

Não sei.

Como esse filho era o benjamim...

Já seriam avós dos outros mais velhos.

-----

Isto para concluir que filhos de pais adolescentes têm predisposição para seguir os mesmos padrões.
    Mesmo tendo sofrido na pele o que é não ter uma família estruturada.

Não queiram isso para vocês nem para os vossos filhos.
  11.  # 11

No outro extremo,
    outro primo fez fortuna, no estrangeiro.
    Agora estabeleceu-se em Portugal.
    Tem uma herdade de 200 ha no Alentejo onde desenvolve projetos de Agricultura Biológica e um Hotel Rural de alta qualidade.
    Esteve lá alojada uma estrela da TV e teve direito a reportagem.

É muito caro passar lá uns dias.
    É mais de 1500€/Pax uma semana.
    E não há Coca-Cola.
    É tudo vegan e natural...

Também há carnes DOP
  12.  # 12

Colocado por: VarejoteOs pais com trinta e poucos já eram avós.

Se calhar a mãe do Bartender foi avó na casa dos 30!
    Yah
    Que lindo...

Oh pá.

Até podia ser.

Desde que o amor fosse para sempre.

Mas não...
  13.  # 13

É melhor deixar vir ou ir à clínica dos arcos?
  14.  # 14

Pronto vou fazer um interregno após estas declarações reflexivas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 15

Colocado por: Piafinho

Está plenamente no seu direito. Mas a mesma pode ser Reduzida (em parte ou no todo) se, na altura do óbito, impactar a legitima:

Sendo o Corujita filho unico e tendo a mae já falecido entao a legitima é de 1/2 da herança.
    Para calculo desse herança:

Os pais estão sempre no seu direito de usarem o seu património como quiserem.
    Assim como estáo no seu direito de decidir deixar de trabalhar e gastar toda a fortuna que acumularam.

Não podem é doa-lo de forma que prejudique a legitima dos seus Herdeiros.

Um exemplo extremo.
    O Ronaldo doa a Irma um imovel no valor de 1 milhao de euros.
    Como ele tem centenas de milhoes, isso nao prejudica a legitima. Certo?

A meu ver errado.

Se ele depois decidir vender todo o património e gastar tudo os seus herdeiros vão ter o direito de reduzir essa doação de forma a que 2/3 fique para eles e apenas 1/3 fique para a Irmâ

Só podem é faze-lo depois de definido o inventário.post mortem. Nesse inventário a casa doada terá de aparecer.

Não vou discutir se a lei é justa ou injusta. Nem se há maus Pais ou maus filhos.

Apenas que a lei existe e esta feita de forma a salvaguardar os interesses dos Herdeiros.

então pode vender e gastar tudo, mas não pode doar?
    qual a diferença para o tribunal, sendo que em ambas as situações se desfaz do património, e portanto prejudica a herdeira?

e no primeiro cenário de vender com usufruto vitalício, que supostamente é permitido, quem vai garantir que não transfere o dinheiro recebido da venda a outra pessoa, acabando na mesma com 0€ no momento da morte?

e como seria interpretado a "hipoteca inversa", em que idosos hipotecam a casa ao banco e recebem o €€ durante a vida sabendo (ambas partes) que a casa reverte para o banco após a morte?

não consigo ver a lógica de porque umas situações são possíveis e outras não, porque em todas elas existe "esvaziamento" de património e consequentemente os herdeiros são prejudicados. qual é exactamente a característica do "doar" que faz o tribunal considerar como uma situação lesiva dos herdeiros, e que é diferente do "vender e gastar" ou do hipotecar?
  16.  # 16

Colocado por: PalhavaÉ tudo vegan e natural...

Também há carnes DOP

lol
  17.  # 17

Colocado por: palmstrokenão consigo ver a lógica de porque umas situações são possíveis e outras não

Porque as doações estão enquadradas na transmissão de património aos descendentes e não faz sentido algum tributar património que já foi tributado aos ascendentes.

Caso contrário, acontece depois é os filhos pagarem taxas de sucessão, como acontecem em certos países europeus, tão elevadas que são obrigados a recusar herdar casas e terrenos, porque o valor a pagar de impostos é o equivalente a uns milhares de euros ou centenas de milhar.

Eu criei um "império" com dor e suor, quero transmitir aos meus filhos, então faço-o não para ganhar dinheiro mas para manter o legado vivo. Não sou "tributado" porque não é uma transação que movimenta dinheiro. Acho que isto é muito fácil de perceber. Qualquer pai e mãe com algum património pensa nisto alguma fase na vida.

Mas se quero vender este património e queimar o dinheiro em put*s e champanhe, então sou "tributado" nas mais valias. Tudo legal, desde que paguem os impostos.

Resumidamente, é perfeitamente legal o pai da Coruja vender o património, mas não o pode doar. Além de correr o risco de deserdar os filhos, também há ali uma possível nuance de defraudar o fisco com uma doação "ilegal".
  18.  # 18

Lembram-se do empresário que queria dar um Honda a cada funcionário?
    Não tinha filhos mas os herdeiros (sobrinhos!) impediram-no.

Agora um filho que lá por não ter relações com o pai não deixa simplesmente de ser herdeiro. Não está aqui em causa se o merece ou não.

O corujita e como já disse acima nesta discussão, tem que consultar um advogado rápido.
  19.  # 19

Colocado por: BelhinhoLembram-se do empresário que queria dar um Honda a cada funcionário?
    Não tinha filhos mas os herdeiros (sobrinhos!) impediram-no.

Agora um filho que lá por não ter relações com o pai não deixa simplesmente de ser herdeiro. Não está aqui em causa se o merece ou não.

O corujita e como já disse acima nesta discussão, tem que consultar um advogado rápido.

Os filhos herdam o que os pais decidirem deixar quando morrerem. Era só o que faltava os velhotes não poderem fazer o que lhes apetece ao património deles.
    A obrigação (moral) dos pais é garantirem uma boa educação aos filhos quando não novos, dar-lhes as ferramentas para poderem ser sucedidos na vida, e não acumular património para deixarem aos filhos quando morrerem.
  20.  # 20

Colocado por: AJS1974A obrigação (moral) dos pais é garantirem uma boa educação aos filhos quando não novos
    Está a ver? E se os pais não têm moral para isso? Acha que os filhos não devem ser protegidos nos seus direitos de herdeiros?

0.0361 seg. NEW