Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou numa casa arrendada desde 2021 a pagar 350€ desde então, e no mês de abril recebi uma carta registada do senhorio a aumentar a renda da casa pelo coeficiente do ano 2025 bem como os anos de 2022,2023 e 2024.
    O valor da nova atualização fixou-se nos 390 e alguns cêntimos!

Desde o ano passado que a casa encontra-se a venda e e este ano foi vendida pelo que passei a pagar o novo valor da renda ao novo senhorio (os 390).

Fiz o contrato de arrendamento em Julho de 2021 e o novo senhorio pretende fazer novo contrato de arrendamento e aumentar a renda da casa este mês já (junho) para o valor de 550€ em consequência da compra da casa.

Pergunto e queria uma resposta as seguintes questões a quem me souber ajudar;

- O senhorio atual poderá fazer um novo contrato antes de Julho?
    - Poderá aumentar a renda do valor de 390€ para 550€ ao efetuar novo contrato?

Agradeço a quem me conseguir ajudar nestas questões!
  2.  # 2

Colocado por: ptevosBoa noite,

Estou numa casa arrendada desde 2021 a pagar 350€ desde então, e no mês de abril recebi uma carta registada do senhorio a aumentar a renda da casa pelo coeficiente do ano 2025 bem como os anos de 2022,2023 e 2024.
    O valor da nova atualização fixou-se nos 390 e alguns cêntimos!

Desde o ano passado que a casa encontra-se a venda e e este ano foi vendida pelo que passei a pagar o novo valor da renda ao novo senhorio (os 390).

Fiz o contrato de arrendamento em Julho de 2021 e o novo senhorio pretende fazer novo contrato de arrendamento e aumentar a renda da casa este mês já (junho) para o valor de 550€ em consequência da compra da casa.

Pergunto e queria uma resposta as seguintes questões a quem me souber ajudar;

-O senhorio atual poderá fazer um novo contrato antes de Julho?
    -Poderá aumentar a renda do valor de 390€ para 550€ ao efetuar novo contrato?

Agradeço a quem me conseguir ajudar nestas questões!

Não tem que fazer novo contrato. Basta fazer uma adenda ao contrato antigo a dizer que a casa foi vendida á pessoa x que passará a ser o seu senhorio e a renda deverá passar a ser paga para a conta x

Não tem nada que pagar os 550€. Continua a pagar os 390€ e para o ano, dependendo do coeficiente aplicado é que tem aumento.
  3.  # 3

Não assine nada e meta um advogado que veja o melhor para si
  4.  # 4

Se nao pagar os 550 voce , os paqujstaneses pagam
  5.  # 5

Colocado por: MoradiacoimbraSe nao pagar os 550 voce , os paqujstaneses pagam

Para aumentar a renda é só o valor dos coeficientes. Se não chegarem a acordo o máximo que o novo dono pode fazer é mandar-lhe uma cartinha para rescindir o contrato, mas só pode rescindir em julho de 2026 porque agora já não vai a tempo. Até lá, antes de decidir alguma coisa meta um advogado e veja como está o mercado na sua zona. Até pode compensar chegar a acordo para pagar os 550€ e manter-se na casa se não arranjar nada mais barato.

Já agora, quando entrou na casa fez contrato de quantos anos?
  6.  # 6

Colocado por: Cláudia11

Para aumentar a renda é só o valor dos coeficientes. Se não chegarem a acordo o máximo que o novo dono pode fazer é mandar-lhe uma cartinha para rescindir o contrato, mas só pode rescindir em julho de 2026 porque agora já não vai a tempo. Até lá, antes de decidir alguma coisa meta um advogado e veja como está o mercado na sua zona. Até pode compensar chegar a acordo para pagar os 550€ e manter-se na casa se não arranjar nada mais barato.

Já agora, quando entrou na casa fez contrato de quantos anos?

Fiz o contrato em 2020 e não em 2021 como referi acima, inseri incorretamente o ano do contrato.
    O contrato que fiz em 2020 foi de 1 ano renovável!

É intensão do novo senhorio fazer um novo contrato de arrendamento no valor de 550€.
    Ou seja irei ficar a pagar 40.66% sobre o valor antigo da renda!
  7.  # 7

Não tem que fazer novo contrato. Basta fazer uma adenda ao contrato antigo a dizer que a casa foi vendida á pessoa x que passará a ser o seu senhorio e a renda deverá passar a ser paga para a conta x

Não tem nada que pagar os 550€. Continua a pagar os 390€ e para o ano, dependendo do coeficiente aplicado é que tem aumento.

É intensão dele fazer novo contrato de arrendamento e faz questão de aumentar a renda para os 550€, mesmo depois de lhe informar que é um valor alto e que os rendimentos que disponho atualmente são limitados para um aumento desde valor1
  8.  # 8

Neste momento continua a pagar os 390€. E não assine nada sem um advogado.
    Ele mandou alguma carta registada a comunicar que pretende aumentar a renda?
  9.  # 9

A questão aqui é. Ele só pode rescindir o contrato em julho de 2026.
    Porque para rescindir o contrato antigo já tinha que ter comunicado com antecedência. Portanto até julho de 2026 você continua a pagar os 390€. Diga ao senhorio para enviar uma carta registada a dizer o que pretende.

Depois arranje um advogado para analisar a carta e ajudar a responder.
  10.  # 10

Colocado por: Cláudia11Neste momento continua a pagar os 390€. E não assine nada sem um advogado.
    Ele mandou alguma carta registada a comunicar que pretende aumentar a renda?

Não, apenas trouxe-me foi uma comunicação em mão com a indicação no novo NIB a pagar a renda e a mencionar que deverei pagar-lhe a renda no valor de 390€

Contudo a comunicação informa o seguinte:

"Cumpre referir que V. Ex.ª já se encontra devidamente informada de que no dia 31 de Julho de 2025 deverá entregar ao atual proprietário o mencionado prédio urbano de que é arrendatário, livre e devoluto de pessoas e bens"

A comunicação foi recebida em mãos no dia 10 de Maio!
    A comunicação que me foi entregue por ele veio assinada pela advogada do senhorio.
  11.  # 11

Colocado por: ptevos
    Contudo a comunicação informa o seguinte:

A comunicação foi recebida em mãos no dia 10 de Maio!

Ele ficou com alguma cópia dessa comunicação assinada?
  12.  # 12

Ele ficou com alguma cópia dessa comunicação assinada?

Sim ficou!
    E a comunicação veio assinada pela advogada dele.
  13.  # 13

Esse parágrafo da comunicação já nem tem nada haver com aumentos de renda. Já está a querer dizer que você já foi informada e sabe que tem que sair até ao fim do mês de julho.
  14.  # 14

Colocado por: ptevos

Sim ficou!
    E a comunicação veio assinada pela advogada dele.

Neste caso já não deve de estar preocupada com o aumento de renda mas sim com o facto de ter assinado um papel que diz que sabe que tem que sair até ao fim do mês de julho. Contacte um advogado o mais depressa possível e leve-lhe o contrato antigo e essa comunicação
  15.  # 15

A informação apesar de estar presente na comunicação que me foi entregue em mão por ele, ele referiu que a intensão dele é fazer novo contrato de arrendamento não expulsar seja quem for da casa, mas não no valor de 390€ mas sim no valor de 550€.

A minha questão aqui é:

- Mesmo que nessa comunicação informe que tenha de eventualmente sair agora em Julho, a comunicação está dentro do prazo legal? Ou seja no final de julho tenho mesmo de abandonar a casa?
    - Ele pode mesmo aumentar a renda do valor dos 390€ para os 550€ mesmo com um novo contrato???
  16.  # 16

Colocado por: Cláudia11Esse parágrafo da comunicação já nem tem nada haver com aumentos de renda. Já está a querer dizer que você já foi informada e sabe que tem que sair até ao fim do mês de julho.

Sim, o aumento apenas foi falado pessoalmente, não há registo em papel.
  17.  # 17

.
  18.  # 18

Mas você assinou essa comunicação que refere que tem que sair no fim de julho de 2025?
  19.  # 19

O prazo para fazer oposição à renovação são 120 dias da data do término, que seria por volta de 31 de Março, o contrato neste momento está em vigor até 31/07/2026.

Só resta saber o que andou a assinar.
  20.  # 20

Colocado por: Cláudia11Mas você assinou essa comunicação que refere que tem que sair no fim de julho de 2025?

Sim assinei.
    A comunicação informava que ele era o novo senhorio da casa e o NIB do mesmo para pagamento da renda.
    E tinha a informação que partilhei com o prazo de saída a 31 de julho de 2021!

O senhorio referiu em conversa comigo pessoalmente que apesar da mensagem constar na comunicação a intensão era fazer novo contrato de arrendamento já com o novo valor de 550€.

0.0209 seg. NEW