Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Cá para mim assinou a comunicação e se assinou não interessa se houve comunicação prévia ou não porque ai já diz que foi informada que tem que sair. Assinando o documento é como concordasse com isso
  2.  # 2

O que o senhorio diz de boca não interessa
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteO prazo para fazer oposição à renovação são 120 dias da data do término, que seria por volta de 31 de Março, o contrato neste momento está em vigor até 31/07/2026.

Só resta saber o que andou a assinar.

A comunicação que assinei apenas têm o nome do senhorio, informação de que é o novo proprietário da casa, o valor da renda atual (390€) e o NIB para pagamento mensal da renda.

A juntar a essa comunicação e no final da mesma tem a seguinte mensagem:

"Cumpre referir que V. Ex.ª já se encontra devidamente informada de que no dia 31 de Julho de 2025 deverá entregar ao atual proprietário o mencionado prédio urbano de que é arrendatário, livre e devoluto de pessoas e bens"

Não tem mais nada o papel que assinei!
  4.  # 4

Colocado por: ptevos

Sim assinei.
    A comunicação informava que ele era o novo senhorio da casa e o NIB do mesmo para pagamento da renda.
    E tinha a informação que partilhei com o prazo de saída a 31 de julho de 2021!

O senhorio referiu em conversa comigo pessoalmente que apesar da mensagem constar na comunicação a intensão era fazer novo contrato de arrendamento já com o novo valor de 550€.

Sim assinei.
    A comunicação informava que ele era o novo senhorio da casa e o NIB do mesmo para pagamento da renda.
    E tinha a informação que partilhei com o prazo de saída a 31 de julho de 2021!

O senhorio referiu em conversa comigo pessoalmente que apesar da mensagem constar na comunicação a intensão era fazer novo contrato de arrendamento já com o novo valor de 550€.

Se assinou essa comunicação esqueça tudo o que eu disse até agora. Ou paga o que ele está a pedir ou sai no fim do mês de julho.
    Se não tivesse assinado isso ficava até 2026 a pagar 390€. Agora assim não tem hipótese. Contacte um advogado urgente.
  5.  # 5

Como já referi, a intensão dele é fazer novo contrato de arrendamento por 1 ano renovável, mas o novo contrato já inclui o aumento dos 390€ para os 550€.

Não é intensão dele despechar ninguém!
  6.  # 6

Colocado por: ptevosCumpre referir que V. Ex.ª já se encontra devidamente informada de que no dia 31 de Julho de 2025 deverá entregar ao atual proprietário o mencionado prédio urbano de que é arrendatário, livre e devoluto de pessoas e bens"

Assinou a comunicação que diz isso, aconselho a ir a um advogado para responder ao senhorio sobre essa comunicação.

Os arrendamentos na zona rondam os 550€? Tem interesse em permanecer mais anos no imóvel?

Se na zona rondam os 800€, em Agosto do próximo ano só arranja mais caro.

Tem de ponderar se quer pagar 550€ durante pelo menos mais 3 anos, ou continuar a pagar 390€ mais um ano e depois passar a pagar "800"€.
  7.  # 7

E nunca assine nada assim. Vêm com papéis já feitos e uma pessoa cai na conversa...

E vai ter sorte se ele lhe fizer contrato por 550€. Cá para mim ele vai é querer que você saia para alugar a outro ou ir para lá ele. Tem mesmo que ir a um advogado
  8.  # 8

Colocado por: Varejote

Assinou a comunicação que diz isso, aconselho a ir a um advogado para responder ao senhorio sobre essa comunicação.

Ao assinar a comunicação já não está a "consentir" com o que vem lá escrito?
  9.  # 9

Colocado por: Cláudia11

Ao assinar a comunicação já não está a "consentir" com o que vem lá escrito?

Por isso estou a aconselhar ir a um advogado, para responder ao senhorio que essa comunicação não é válida.

Sou senhorio, mas o advogado do senhorio está a fazer uma habilidade.
  10.  # 10

Eu também sou. Ele está a ver se cola.
    Agora deve de estar a preparar a carta "formal" a dizer que se quiser fazer novo contrato tem que pagar x. Ou então nem vai querer fazer contrato.

E aliás, não havia uma regra qualquer que ao iniciar novo contrato a renda não podia ser superior a 2% em relação ao contrato anterior? A não ser que tivessem sido feitas benfeitorias, devidamente comprovadas?
  11.  # 11

Acho que ninguém regula isso mas neste caso pode ser benéfico para o OP ter alguma coisa por onde se agarrar.
  12.  # 12

Existe a lei, mas pelos vistos fazem tábua rasa, ninguém fiscaliza.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  13.  # 13

Colocado por: Cláudia11Eu também sou. Ele está a ver se cola.
    Agora deve de estar a preparar a carta "formal" a dizer que se quiser fazer novo contrato tem que pagar x. Ou então nem vai querer fazer contrato.

E aliás, não havia uma regra qualquer que ao iniciar novo contrato a renda não podia ser superior a 2% em relação ao contrato anterior? A não ser que tivessem sido feitas benfeitorias, devidamente comprovadas?

Hoje mandou-me msg a questionar se amanhã poderia passar cá por casa para assinar-mos novo contrato ao qual recusei.
  14.  # 14

Tem que ir a um advogado
    Concordam com este comentário: ptevos
  15.  # 15

Verificando-se que o prazo de 120 dias que o senhorio teria disponível para me fazer chegar uma comunicação da não renovação do contrato falhou, a comunicação que ele entregou-me em mãos e que eu assinei a informar que teria de sair no dia 31 de julho deste ano fica inválida e assim o contrato renova-se por mais um ano automaticamente com prazo até 31 de julho de 2026 ou estarei errado?
  16.  # 16

Tem que pôr um Advogado.
  17.  # 17

A questão é que na comunicação que você assinou está lá a dizer que já sabe que vai ter que sair no fim do mês de julho. E como assinou é como se estivesse a concordar. Tem que pôr um advogado que analise bem a carta e que veja o melhor a fazer.

Uma coisa é se ele enviasse uma carta fora do prazo.
    Outra é você assinar um documento. A assinatura significa que concorda com o que vem lá escrito.
  18.  # 18

Colocado por: Cláudia11o melhor a fazer.

Uma coisa é se ele enviasse uma carta fora do prazo.
    Outra é você assinar um documento. A assinatura significa que concorda com o que vem lá escrito.

Não necessariamente. Significa apenas que tomou conhecimento da intenção do senhorio.
  19.  # 19

Colocado por: rjmsilva

Não necessariamente. Significa apenas que tomou conhecimento da intenção do senhorio.

É complicado. Mas se for o caso tem que responder, portanto convém meter advogado para ler bem a carta e responder o mais depressa possível.
    • size
    • há 2 dias editado

# 20

Contudo a comunicação informa o seguinte:

"Cumpre referir que V. Ex.ª já se encontra devidamente informada de que no dia 31 de Julho de 2025 deverá entregar ao atual proprietário o mencionado prédio urbano de que é arrendatário, livre e devoluto de pessoas e bens"

Nesta mensagem 'lembrete' é dito que terá havido comunicação anterior própria sobre o termo do contrato a 31 de Julho. É esta comunicação que tem que ser conferida.
    Recebeu ou não essa comunicação, supostamente, oposição à renovação do contrato ?
    Se não recebeu, porque não reagiu de imediato ?
    Concordam com este comentário: Cláudia11

0.0208 seg. NEW