Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal!

Preciso da vossa ajuda e experiência para escolher e instalar uma ventoinha de teto numa situação específica.

Tenho uma casa de dois andares onde a escadaria dá para um espaço aberto (hall) com pé direito bastante alto, e a partir daí há portas para os 4 quartos do 1º andar. O problema é que o rés do chão está sempre mais fresco que o andar de cima, e queria usar uma ventoinha de teto para ajudar a circular o ar fresco para cima.

As Minhas Dúvidas

1. Posicionamento:
    - Qual será o melhor local para instalar a ventoinha? No topo das escadas, no meio do hall, ou noutra posição?
    - Devo colocá-la a puxar o ar de baixo para cima ou ao contrário?

2. Dimensão:
    - Que diâmetro aconselham para este tipo de espaço com pé direito alto?
    - Há alguma regra para calcular com base no volume da área?

3. Ventoinha Smart:
    - Alguém tem experiência com ventoinhas smart compatíveis com Home Assistant?
    - Que marcas/modelos recomendam que funcionem bem para automação?
    - É melhor ir por WiFi direto ou através de hub (Zigbee, Z-Wave)?

4. Instalação:
    - Há algo específico a ter em conta na instalação elétrica para este tipo de situação?

Agradeço desde já todas as sugestões e partilha de experiências similares!

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: nunodonatoTenho uma casa de dois andares onde a escadaria dá para um espaço aberto (hall) com pé direito bastante alto, e a partir daí há portas para os 4 quartos do 1º andar. O problema é que o rés do chão está sempre mais fresco que o andar de cima, e queria usar uma ventoinha de teto para ajudar a circular o ar fresco para cima.

esqueça essa ideia.
    Instale Ar condicionado, se possível, adicionalmente melhore o isolamento termico sobre a laje de tecto do último piso.
  3.  # 3

Isso não vai dar qualquer resultado, a ventoinha não vai conseguir forçar nenhum ar a circular para o andar de cima.

Como está a cobertura da casa? Tem sótão? Tem algum tipo de isolamento? A ideia é impedir que o andar de cima aqueça tanto.
  4.  # 4

tem lã de rocha.
    AC não é de momento uma opção. sei que as paredes precisam de isolamento também, está nos planos, mas por agora queria algo que apenas desse uma ajuda.
    tenho noção que não vai ficar fresca, mas como a temperatura exterior é maior, as janelas ficam fechadas o que faz com que o ar fique demasiado parado. Daí a ventoinha. Temos uma no piso de baixo, na cozinha, e ajuda bastante. Nem que seja psicologico :)
  5.  # 5

Colocado por: nunodonatoTemos uma no piso de baixo, na cozinha, e ajuda bastante.

As ventoinhas não arrefecem o ar.

As ventoinhas dão sensação de frescura porque uma corrente de ar na nossa pele leva embora o ar à nossa volta que nós próprios aquecemos (os seres humanos emanam calor) e o substitui por um ar que ainda não está tão quente.

Se você quiser sensação de frescura, coloque uma ventoinha em cada divisão e ligue-a quando lá estiver.

Não caia no erro de ligar a ventoinha sem ninguém no quarto "para ir arrefecendo". Na verdade a ventoinha vai tornar o ar ainda mais quente, não deixa de ser um aparelho elétrico que aquece durante o seu funcionamento (parece um contrassenso mas é real).
  6.  # 6

Colocado por: nunodonatoAC não é de momento uma opção. sei que as paredes precisam de isolamento também, está nos planos, mas por agora queria algo que apenas desse uma ajuda.

adquira uma ventoinha para cada divisão ocupada. Existem umas de pé,de teto e ainda umas de pavimento.

Se não quer instalar o AC devido ao fraco isolamento termico das paredes e janelas. não tenha esse fator como impedimento.
  7.  # 7

estou a pensar colocar de tecto nos quartos, tenho lido que fazem uma boa brisa nas noites de verão

0.0123 seg. NEW