Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CMartin
    Tantas variáveis spvale ! É obra ? É só mobilar e /ou decorar ?
    Como uma média, preço de ponto de partida, 3mil€ chave na mão.
    Encontra por menos.

Basicamente para mim, é posso estar enganado, entram quando se termina casa e é necessário mobiliar/decorar e a casa já se encontra pronta.
    3k fora o material que escolhemos 😆.
    Puxado para o comum dos mortais
  2.  # 2

Colocado por: spvale3k fora o material que escolhemos 😆.
    Puxado para o comum dos mortais

Para um T3 chave na mão?

Acredito que sim. Daí achar que só se deve contratar se se puder, se o valor não fizer falta para outras coisas e se se souber o que é o design de interiores e, por isso, não prescinda dele.
    Faça contas a cerca de 10 % do valor dos materiais. De grosso modo.
    Isto é um serviço, e, como tal, é pago.
  3.  # 3

Colocado por: CMartin
    Para um T3 chave na mão?

Acredito que sim. Daí achar que só se deve contratar se se puder, se o valor não fizer falta para outras coisas e se se souber o que é o design de interiores e, por isso, não prescinda dele.
    Faça contas a cerca de 10 % do valor dos materiais. De grosso modo.
    Isto é um serviço, e, como tal, é pago.

Ninguém disse para ser gratuito mas 3k vai uma grande diferença.
    Mas é como tudo, eu desvalorizo e confio no bom gosto da mulher 😆
  4.  # 4

Colocado por: spvaleMas é como tudo, eu desvalorizo e confio no bom gosto da mulher 😆

E é esse o espírito, na minha opinião!
  5.  # 5

as fronteiras por vezes ténues entre o que é decoração e design de interiores gera confusões.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  6.  # 6

Colocado por: marco1as fronteiras por vezes ténues entre o que é decoração e design de interiores gera confusões.

Lá está, estava a tentar entender, para mim supostamente é para o mesmo...
  7.  # 7

Colocado por: marco1as fronteiras por vezes ténues entre o que é decoração e design de interiores gera confusões.

Gera muitas, sim.
    Eu até diria que, muitas vezes, existe até essa confusão entre arquitectura /design de interiores/ decoração.
  8.  # 8

Colocado por: spvaleLá está, estava a tentar entender, para mim supostamente é para o mesmo...

Já o disse há tempos no fórum.
    A decoração são as peças, tudo o que cai se conseguíssemos virar uma casa ao contrário.
    O design de interiores interpreta também o existente, a casa em si e, vai pintar, revestir, fazer obra para dar à casa maior significado.
    Ambos a decoração e o design de interiores interpretam a arquitectura, e completam-na ou de forma consonante ou, até, contrariando-a para uma maior personalização.
    Tanto o design de interiores como a decoração serão mais efémeras do que a arquitetura pois ambas admitem ser alteradas de forma mais fácil face à arquitetura.
    No entanto, e ainda, um arquitecto, muitas vezes faz design de interiores. Se não o faz mais, é porque não lhe interessa.
    Todas as 3 se complementam e criam uníssono - uma linguagem, mesmos por vezes em contraste. Se eu pintar uma parede de azul royal vou criar um determinado ambiente (porque as cores remetem para interpretação que está enraizada, no significado das cores, por exemplo mas não só). Se eu optar por não pintar essa mesma parede, mas antes deixá-la em branco posso, por exemplo, estar a criar maior amplitude.
    O design de interiores interpreta a arquitectura, de acordo com um programa personalizado à medida de quem usufrui do espaço.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe, spvale
  9.  # 9

Colocado por: RUIOLIDiana, contrate no Brasil, fazem projeto executivo e 3D a preços bem simpáticos para a realidade portuguesa.
    e como fazem para visitar o espaço? ? não consigo imaginar um designer de interiores fazer qq tipo de trabalho sem sequer por os pé no local..isso para mim é inconcebível. É como pedirem-me um projecto e eu nunca ir ao locar sentir o terreno ..
  10.  # 10

Colocado por: antonylemose como fazem para visitar o espaço? ? não consigo imaginar um designer de interiores fazer qq tipo de trabalho sem sequer por os pé no local..isso para mim é inconcebível.

No meu caso não havia espaço, estava em projeto, foi coordenado com o autor do projeto de arquitetura. Foi-me recomendado por um user aqui do FdC e já recomendei várias vezes e sempre tive um excelente feedback. A arquiteta é muito viajada pelo mundo (para nós isso era importante), tem família em Portugal, costuma vir de férias cá.

Para dois amigos meus, eram remodelações, foi lá alguém fazer o levantamento do existente, fizeram umas dezenas de reuniões por zoom e saiu o projeto, acho que ficou bem interessante, em breve vai iniciar a obra, vamos ver como corre. Os empreiteiros ficaram encantados com o detalhe da informação, que tinha tudo definido, não era necessário passar a vida a perguntar coisas ao dono de obra.
  11.  # 11

RUIOLI
    no fundo um projeto de execução com um toque "a lá design de interiores"
  12.  # 12

Foi me recomendado a contratação de um designer de interiores que faz o 3D dos interiores e posso dizer que ainda bem que o fiz.
    A cozinha e restantes móveis ficaram ligeiramente mais caros, mas não choro o que gastei por sentir agradado com o resultado final.

A designer não faz o que quer, faz o 3D e eu e a minha esposa fomos indicando alterações para a tudo ficasse do nosso agrado.
  13.  # 13

Colocado por: CMartinParece-me impossível que arquitectos vejam o design de interiores desta forma tão simplista.

Talvez tenha sido mal interpretado.
    Eu não menosprezo o Design de Interiores.
    Antes pelo contrário.
    É um bocado como a Arquitectura Paisagística.

Para mim não é um extra.
    Não é um extra como os dos carros.

Design de Interiores, Arranjos Exteriores, Arquitectura Paisagística podem fazer uma diferença brutal na vivência duma casa.
    Decoração é outra coisa.

O meu ponto, é que há pessoas que até se ajeitam bem a combinar elementos de construção. Como o fazem com a própria roupa.
    E se por vezes, é por isso que até se desenrascam sozinhos, também não é menos verdade, que outras vezes, é precisamente com esses clientes que mais sentido faz elaborar projectos complementares à Arquitectura, pois é uma linguagem que entendem melhor e dão mais valor.

Nós sentimos que é-nos mais complicado passar a mensagem do Estudo Prévio, dos conceitos de Implantação, do Tamanho dos Espaços, das Dimensões, do Trajecto das Sombras, Maquetes, etc... vá, da Arquitectura no fundo... do que quando "falámos" ou apresentámos projectos com Design de Interiores, através da Realidade Virtual em que o cliente navega "dentro" do espaço... e temos ao mesmo tempo amostras reais dos materiais, texturas, cores, etc...

Ou seja, um projecto com Design de Interiores deixa o cliente mais esclarecido antes de começar a obra e com melhor noção do preço das coisas. Quando não acontece, o mais comum, é a casa ser grande demais, mobilada com IKEA (nada contra), e flutuante foleiro. Há muito a ideia que o conforto vem do tamanho. E não é necessáriamente assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Colocado por: CMartinA decoração são as peças, tudo o que cai se conseguíssemos virar uma casa ao contrário.

Esta descrição está genial, cria uma imagem mental forte que não deixa dúvida. :)
  15.  # 15

Colocado por: RUIOLI

No meu caso não havia espaço, estava em projeto, foi coordenado com o autor do projeto de arquitetura. Foi-me recomendado por um user aqui do FdC e já recomendei várias vezes e sempre tive um excelente feedback. A arquiteta é muito viajada pelo mundo (para nós isso era importante), tem família em Portugal, costuma vir de férias cá.

Para dois amigos meus, eram remodelações, foi lá alguém fazer o levantamento do existente, fizeram umas dezenas de reuniões por zoom e saiu o projeto, acho que ficou bem interessante, em breve vai iniciar a obra, vamos ver como corre. Os empreiteiros ficaram encantados com o detalhe da informação, que tinha tudo definido, não era necessário passar a vida a perguntar coisas ao dono de obra.

Pode pf partilhar o nome da arquiteta? Obg
  16.  # 16

Colocado por: DianaGuimaraesBoa noite,
    Qual a vossa opinião sobre contratar design de interiores?
    Um gasto extra desnecessário ou é bastante importante?
    Já agora aconselham alguma empresa ou alguém na zona do Norte?

Obrigada

Quanto a empresas da zona norte, depende muito dos gostos pessoais e carteira de cada cliente, mas das nossas pesquisas:

- Raízes design de interiores
    - Onor Home Decor
    - Vitta ltd
    - Nuance home design
    - Terra Viva design
    - Iam interiores
    - Mia arquitetos
    - Vilaça interiores

0.0218 seg. NEW