Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estava a pensar complementar o aquecimento das águas sanitárias com um fogão a lenha. Isto vai ser uma casa com um sistema off-grid de 5KW, e receio não produzir suficiente para a bomba de calor funcionar bem no inverno. Do que vi a bomba que vou comprar é 732kWh por ano. O que dá média de 2kWh por dia ? Sendo que no Inverno deverá ser superior ao do Verão pelo que percebo do funcionamento de bombas de calor.

Ok portanto isto levou-me a pensar aproveitar o fogão a lenha que irei ter (para usar no inverno) para aquecer as águas por intermédio de uma serpentina. Do que falei com pessoal dos fogões disseram para ter no mínimo um deposito de 300L porque o fogão aquece indiscriminadamente enquanto trabalha e a bomba de calor pode começar a dar erros por causa da temperatura da água subir muito. Mas para mim é muito grande, basta e sobra uma bomba de 150L .. Para além que o espaço é pequeno, e é uma casa pequena, preferia manter em 150L. Ah isto é só para aquecer água para banhos e afins, não tenho outros tipos de aquecimento.

Alguém já utiliza este setup ? Podem dizer a vossa experiência ?

Os fogões que andei a ver era e que a equipa técnica me explicaram isto foi na Fercar, o Bio 6H https://www.fercar.pt/web/pt/produtos/fogao-a-lenha-bio6h-ft
  2.  # 2

Colocado por: drocas17Do que vi a bomba que vou comprar é 732kWh por ano. O que dá média de 2kWh por dia ? Sendo que no Inverno deverá ser superior ao do Verão pelo que percebo do funcionamento de bombas de calor.
    que contas são estas???
    Para ter esse consumo e porque a bomba também vai fazer aquecimento pelo que a fatia de leão será no inverno e não Linear mensal.

Sucintamente está muito desinformado sobre esta temática.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesO que dá média de 2kWh por dia ? Sendo que no Inverno deverá ser superior ao do Verão pelo

Então as contas foram 732/365 (dias do ano) = 2kWh por dia .. Mas coloquei um ponto de interrogação, o que constitui uma pergunta/dúvida.

Nunca disse que era linear mensal, sendo que mencionei também que no Inverno o consumo deverá ser superior no Verão.

Sucintamente está muito desinformado sobre esta temática.

Mas estou num fórum a fazer uma pergunta ou a dar aulas ? Óbvio que não tenho grandes conhecimentos, daí estar num fórum a tentar recolher informação de malta que percebe da poda.

0.0091 seg. NEW