Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho de me decidir quanto à duração a propor em contrato de arrendamento.

Situação: vou colocar a arrendar, como senhorio, um apartamento.

Estava fisgado em colocar um prazo longo para não pagar tanto IRS, mas já descobri que no meu caso não se vai aplicar (ver aqui: https://forumdacasa.com/discussion/102505/reducao-de-irs-castrada-ou-estou-a-ler-mal/#Item_5 )

Portanto, colocado isto, fica a pergunta:

PARA O SENHORIO, quais as vantagens ou desvantagens de propor um arrendamento mais longo (vamos supor: 5 anos) em vez de um contrato anual renovável?

E PARA O INQUILINO, quais as vantagens ou desvantagens nas mesmas condições?
  2.  # 2

É uma pergunta estranha?

Toda a gente aqui arrenda a um ano sempre?
  3.  # 3

Colocado por: ClioIIÉ uma pergunta estranha?

Toda a gente aqui arrenda a um ano sempre?

Tenho uma arrendada a 1 ano e outra recente a 5 anos

Neste de 5 anos a renda é "baixa" e a caução 1 mês não faz jus a uma eventual reparação, mesmo que fossem 2 cauçoes

por isso decidi pelos 5 anos , se fossem contratos renovaveis de 1 ano e tivesse de fazer reparaçoes iria perder dinheiro mesmo

ficando com a caução , num contrato de 5 anos se o inquilino se mantiver, e ao final de 5 anos tiver de reparar, tb já rentabilizei o investimento inicial .

Num Contrato anual , a caucão pode não ser suficiente para fazer face as reparaçoes alem da eventualidade de 1 mes perdido para fazer alguma reparaçao .

É preciso e os inquilinos serem certos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  4.  # 4

Por aqui a 3 anos, ao fim de 1 ano e meio se precisar da casa posso sempre cancelar o contrato.
  5.  # 5

Colocado por: HideCodePor aqui a 3 anos, ao fim de 1 ano e meio se precisar da casa posso sempre cancelar o contrato.

Isso não é contraditório? Na prática é um contrato de ano e meio, não três anos.
  6.  # 6

Pode fazer o contrato por um ano renovável, mas apenas funciona para o inquilino.
    Porque na prática são três anos, para isso mais vale fazer logo por cinco anos e assim beneficiar do IRS a 15%.
    N.º 3 do Art. 1097 da Lei 13/2019
    A oposição à primeira renovação do contrato,
    por parte do senhorio, apenas produz efeitos decorridos
    três anos da celebração do mesmo, mantendo -se o contrato em vigor até essa data, sem prejuízo do disposto
    no número seguinte.
  7.  # 7

Colocado por: sognimpara isso mais vale fazer logo por cinco anos e assim beneficiar do IRS a 15%.

Era bom, era... o próprio Sognim ajudou-me na interpretação:

https://forumdacasa.com/discussion/102505/reducao-de-irs-castrada-ou-estou-a-ler-mal/#Item_5
  8.  # 8

Colocado por: ClioII

Era bom, era... o próprio Sognim ajudou-me na interpretação:

https://forumdacasa.com/discussion/102505/reducao-de-irs-castrada-ou-estou-a-ler-mal/#Item_5

Estou com esse problema , no site das financas submeti a comunicaçao de contrato de longa duraçao ja vai para 3 mese, mas duvido que passe esta 25 euros acima do valor de lei , estou seriamente a pensar em baixar a renda ao inquilino
  9.  # 9

Colocado por: ClioIIEra bom, era... o próprio Sognim ajudou-me na interpretação:

Não vi que era o mesmo caso.
    Sendo assim retiro o que disse no post anterior, quanto aos cinco anos.
  10.  # 10

Colocado por: larkheesta 25 euros acima do valor de lei , estou seriamente a pensar em baixar a renda ao inquilino

Como dizia o outro é fazer as contas e ver qual é mais vantajoso.
    Mas mesmo que beneficie pouco fica bem visto perante o inquilino, não diga é o motivo da baixa da renda.
  11.  # 11

Contratos de 01 ano é só para o inquilino.
    O proprietário só pode fazer oposição passado 03 anos.
    Vi que o idealista tem um novo seguro de rendas. Interessa?

0.0148 seg. NEW