Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um terreno no cimo da aldeia e fui limpar o terreno no passado fim de semana.

Reparei que no terreno do vizinho tinha colmeias mas não me importei porque estava junto a divisória e no terreno dele.
    Acontece que ao fim de duas horas e pouco levei duas ferroadas uma no pescoço e outra no braço esquerdo.
    Como é que se resolve a situação?
    Tenho de comprar e usar um fato de abelhas toda a vez que for para o meu terreno?
    O vizinho não poderá fazer algo para que elas fiquem sempre dentro da colmeia?
  2.  # 2

Como é que sabe que a abelha que a picou é do vizinho?
    Há abelhas em todo o lado
  3.  # 3

Aconteceu à minha mãe mas foram dezenas... teve sorte escapar. O vizinho moveu as colmeias para o fundo do terreno, mas a coisa podia ter sido drástica. Agora, o que raio leva um enxame de abelhas a atacar assim alguém ainda a alguma distência das colmeias???
  4.  # 4

O vzinho que compre uma coleira
    Concordam com este comentário: MilaDias, Paramonte
  5.  # 5

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/203-2005-481729

Artigo 5.º

Implantação dos apiários

1 - Os apiários devem estar implantados a mais de:

a) 50 m da via pública;

b) 100 m de qualquer edificação em utilização.

2 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os caminhos rurais e agrícolas, bem como as edificações destinadas à actividade apícola do apicultor detentor do apiário.
  6.  # 6

Nem percebi bem se isto é real ou uma trolagem...

A ser real:
    Colocado por: Miquelina AlvesComo é que se resolve a situação?

Falando com o vizinho obviamente. É mudar as colmeias de sitio se for necessário.

Colocado por: Miquelina AlvesO vizinho não poderá fazer algo para que elas fiquem sempre dentro da colmeia?

Está de sacanagem...
  7.  # 7

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/203-2005-481729

Então podem estar encostados ao terreno da sra. Miquelina? Desde que cumpram esses critérios.
  8.  # 8

Tem que ler as portarias no site da DGAV para questões mais especificas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cláudia11
  9.  # 9

A Miquelina devia lançar um livro com as memórias, essa vida é só "filmes".
  10.  # 10

Da próxima recomendo a utilização de um fato de vespa, assim as abelhas ficam com medo e não mordem a senhora.
  11.  # 11

Colocado por: Miquelina AlvesO vizinho não poderá fazer algo para que elas fiquem sempre dentro da colmeia?

❤️
  12.  # 12

Colocado por: VarejoteA Miquelina devia lançar um livro com as memórias, essa vida é só "filmes".

Yah

É ver o histórico.
  13.  # 13

Colocado por: Miquelina AlvesComo é que se resolve a situação?
    PÕE UM CREME
  14.  # 14

É preciso licença para exploração de mel?
  15.  # 15

Como sabe que as abelhas eram do vizinho? 🙄
    Eu também fui picado no meu terreno e portanto não há colmeias dos vizinhos... Havia era um ninho debaixo de terra..
  16.  # 16

Admiro a ligeireza com que este assunto é tratado por alguns dos membros do fórum. Um apiário não é um perigo de menosprezar, para mais se por acaso a direção do voo inicial das abelhas for na direcção do terreno da Miquelina.

Sim, o seu vizinho pode fazer com que as abelhas fiquem nas colmeias; é um procedimento normal quando se pretende fazer manutenção juntos dos apiários. Ele terá que se deslocar ao cair da noite do dia anterior ao apiário e tapar as saídas das colmeias. Assim a Miquelina poderá fazer a manutenção do seu terreno e as abelhas sobrevivem perfeitamente um dia sem sairem das colmeias. Este processo não deve ser feito em dias quentes, pois aí pode haver perigo de a colmeia entrar em stress por falta de ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 17

Do que li, no caso das colmeias ficarem próximas dos terrenos dos vizinhos deverá ser colocada uma barreira, ou sebe, de forma a evitar a dispersão nessa direção.
    Concordam com este comentário: Danger Mouse
  18.  # 18

Acho que a abelha em questao ja esta de pulseira eletronica
  19.  # 19

As abelhas não mordem.
    Concordam com este comentário: size, Masterful
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  20.  # 20

Colocado por: PalhavaÉ preciso licença para exploração de mel?
    nim

0.0195 seg. NEW