Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Já procurei bastante e continuo a precisar de ajuda.

Quero isolar um sotão para diminuir o lixo e acima de tudo baixar a temperatura no sotão.
    O sotão não deverá nunca ser habitado mas sim para arrumos.
    Nas imagens podem ver como são as vigas do sotão.

Pelo que percebi, uma das soluções é colocar roofmate/XPS.
    Venderam-me que colocando XPS entre as vigas era uma boa opção para manter o máximo de pé direito mas pelo que li, implica permanecer com pontes térmicas nas próprias das vigas e é necessário um trabalho imenso de corte de XPS para caberem no espaço.

Li também que 4cm de XPS é pouco. Qual a espessura que aconselham com o intuito de apenas baixar a temperatura de verão e lixo durante todo o ano?

- Como aconselham a colocação do XPS? Como na imagem com os riscos azuis ou de outra forma?
    - Que cola usar?

Estava a pensar começar no sitio mais baixo e fundo e marcar o sítio das vigas.
    Colocar um fio de cola no XPS no sitio das vigas.
    Colocar no sitio.

Devo colar XPS a XPS nas uniões?

Agradeço todo o feedback e sugestões.
      vigas3.png
      vigas2.png
      vigas1.png
  2.  # 2

Desconhecendo a área do sotão, acho um xps 40mm pouco como solução isolada, talvez com placas OBS seja melhor. Mas se é um projeto DIY e é só para arrumos, talvez um XPS de 80mm ou EPS (esferovite) 100mm que é mais económico e faz o mesmo efeito.

Pode usar o esquema que apresentou de colar as placas entre vigas e use uma cola em massa. Lembre-se de deixar uma abertura para aceder à cobertura no minimo 80x80cm.

0.0071 seg. NEW