Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tal como indica no titulo gostava de saber qual é o mal de betonar as vigas em duas vezes? Tal como na imagem sempre fiz assim, betonar as vigas junto com os muros até à cota de baixo da laje e depois o resto junto com a laje.
    O meu engenheiro diz que prefere que seja a viga toda betonada junto com a laje, é pratica comum em Portugal?
      IMG_3992.jpeg
  2.  # 2

Colocado por: DR1982Tal como indica no titulo gostava de saber qual é o mal de betonar as vigas em duas vezes?

Faça o seguinte exercício:
    Coloque duas tábuas de solho com 25mm de espessura apoiadas nos extemos, e depois ao lado coloque uma tábua com 50mm também apoiada nos extremos. Depois aplique a mesma carga no meio de cada solução e veja qual aguenta mais carga.
  3.  # 3

Colocado por: Pickaxe
    Coloque duas tábuas de solho com 25mm de espessura apoiadas nos extemos, e depois ao lado coloque uma tábua com 50mm também apoiada nos extremos. Depois aplique a mesma carga no meio de cada solução e veja qual aguenta mais carga.
    entao é pratica comum fazer se isso em portugal ou deveria ser feito mas na pratica nao se faz? Da forma que fazemos é bem mais facil 😀
    • SrR
    • há 1 dia

# 4

Por acaso até tenho uma questão nisto das cofragens, numa laje em betão ou até vigas na altura da cofragem é normal fazerem tanto as vigas como as lajes em arco para depois na altura da descofragem e o betão assentar ele ir para altura certa ou o normal e cofrar tudo a nível?
  4.  # 5

A betonagem tem que ser feita de uma vez, o que é prática comum não sei...quer dizer, sei mas prefiro não dizer :-))
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 6

Colocado por: SrRPor acaso até tenho uma questão nisto das cofragens, numa laje em betão ou até vigas na altura da cofragem é normal fazerem tanto as vigas como as lajes em arco para depois na altura da descofragem e o betão assentar ele ir para altura certa ou o normal e cofrar tudo a nível?

Não, isso usa-se em obras especiais, tipo pontes, e principalmente com estruturas metálicas, chama-se contraflecha.
  6.  # 7

Mas se aparafusar as duas tábuas (estribos) elas vão ter um comportamento semelhante.
  7.  # 8

O facto de o DR ter visto em muitas obras betonagens às miji nhas, não torma o método uma prática comum nem aprovada
  8.  # 9

Colocado por: ghost12Mas se aparafusar as duas tábuas (estribos) elas vão ter um comportamento semelhante.

Sim, por isso é que as obras não caem.
  9.  # 10

Sim, por isso é que as obras não caem.

Racham.
    Mas pelos vistos isso já é aceite como normal
    • SrR
    • há 1 dia

# 11

Não, isso usa-se em obras especiais, tipo pontes, e principalmente com estruturas metálicas, chama-se contraflecha.
    isto porque apanhei uma com lajes em betão e acho um pouco barriga a mais, mas não haveria nenhum problema caso a meio da laje a cofragem ficasse um pouco mais alta para depois ir ao sítio?
    • SrR
    • há 1 dia

# 12

Era muito difícil dar duas marteladas nas escoras para levantar aquilo?
  10.  # 13

Colocado por: SrREra muito difícil dar duas marteladas nas escoras para levantar aquilo?

O difícil será calcular a contra-flecha para no final ficar direito.
  11.  # 14

O ideal será betonar tudo de uma vez, mas também nunca vi uma estrutura em betão monolítica, existem sempre juntas frias, tipo sapatas-pilares, pilares-vigas, etc.
    Concordam com este comentário: ClioII
  12.  # 15

Colocado por: zedasilvaO facto de o DR ter visto em muitas obras betonagens às miji nhas, não torma o método uma prática comum nem aprovada
    Eu nao vi, eu sempre fiz assim em França e Suiça, na França ate se fazia ou vinham feitas fora (numa cofragem propria para isso) as vigas até à cota de baixo da laje, e depois betonado o resto.
    Entao tudo faz mal 😀
  13.  # 16

Colocado por: SrRisto porque apanhei uma com lajes em betão e acho um pouco barriga a mais, mas não haveria nenhum problema caso a meio da laje a cofragem ficasse um pouco mais alta para depois ir ao sítio?
    as vezes fazemos isso, é a contra flecha.
  14.  # 17

Colocado por: PickaxeNão, isso usa-se em obras especiais, tipo pontes, e principalmente com estruturas metálicas, chama-se contraflecha.

Esqueci-me das lajes aligeiradas, as vigotas tem contraflecha.
  15.  # 18

Colocado por: ghost12O ideal será betonar tudo de uma vez, mas também nunca vi uma estrutura em betão monolítica, existem sempre juntas frias, tipo sapatas-pilares, pilares-vigas, etc.
    Concordam com este comentário:ClioII
    Aqui, Suiça ate as lajes sao quase sempre betonadas em mais que uma vez, leva estas grelhas a servir de cofragem no meio do ferro e siga… Eu sinceramente custa me a acreditar que todos os engenheiros aceitem isso e seja assim tao grave.
      IMG_3993.jpeg
  16.  # 19

Neste caso para ser bem feito entao na imagem que coloquei os muros seriam betonados até á cota de baixo da viga e depois uma conta em toda a volta betonada junto com a laje é isso?
  17.  # 20

É como os muros, nunca fazemos tudo de uma vez, faz se uns metros todos os dias nao é tudo bwtonado ao mesmo tempo

0.0142 seg. NEW