Colocado por: DR1982Tal como indica no titulo gostava de saber qual é o mal de betonar as vigas em duas vezes?
Colocado por: Pickaxeentao é pratica comum fazer se isso em portugal ou deveria ser feito mas na pratica nao se faz? Da forma que fazemos é bem mais facil 😀
Faça o seguinte exercício:
Coloque duas tábuas de solho com 25mm de espessura apoiadas nos extemos, e depois ao lado coloque uma tábua com 50mm também apoiada nos extremos. Depois aplique a mesma carga no meio de cada solução e veja qual aguenta mais carga.
Colocado por: SrRPor acaso até tenho uma questão nisto das cofragens, numa laje em betão ou até vigas na altura da cofragem é normal fazerem tanto as vigas como as lajes em arco para depois na altura da descofragem e o betão assentar ele ir para altura certa ou o normal e cofrar tudo a nível?
Colocado por: Pickaxe
Faça o seguinte exercício:
Coloque duas tábuas de solho com 25mm de espessura apoiadas nos extemos, e depois ao lado coloque uma tábua com 50mm também apoiada nos extremos. Depois aplique a mesma carga no meio de cada solução e veja qual aguenta mais carga.
Colocado por: ghost12Mas se aparafusar as duas tábuas (estribos) elas vão ter um comportamento semelhante.
Colocado por: Pickaxe
Sim, por isso é que as obras não caem.
Colocado por: Pickaxeisto porque apanhei uma com lajes em betão e acho um pouco barriga a mais, mas não haveria nenhum problema caso a meio da laje a cofragem ficasse um pouco mais alta para depois ir ao sítio?
Não, isso usa-se em obras especiais, tipo pontes, e principalmente com estruturas metálicas, chama-se contraflecha.
Colocado por: SrREra muito difícil dar duas marteladas nas escoras para levantar aquilo?
Colocado por: zedasilvaO facto de o DR ter visto em muitas obras betonagens às miji nhas, não torma o método uma prática comum nem aprovadaEu nao vi, eu sempre fiz assim em França e Suiça, na França ate se fazia ou vinham feitas fora (numa cofragem propria para isso) as vigas até à cota de baixo da laje, e depois betonado o resto.
Colocado por: SrRisto porque apanhei uma com lajes em betão e acho um pouco barriga a mais, mas não haveria nenhum problema caso a meio da laje a cofragem ficasse um pouco mais alta para depois ir ao sítio?as vezes fazemos isso, é a contra flecha.
Colocado por: PickaxeNão, isso usa-se em obras especiais, tipo pontes, e principalmente com estruturas metálicas, chama-se contraflecha.
Colocado por: ghost12O ideal será betonar tudo de uma vez, mas também nunca vi uma estrutura em betão monolítica, existem sempre juntas frias, tipo sapatas-pilares, pilares-vigas, etc.Aqui, Suiça ate as lajes sao quase sempre betonadas em mais que uma vez, leva estas grelhas a servir de cofragem no meio do ferro e siga… Eu sinceramente custa me a acreditar que todos os engenheiros aceitem isso e seja assim tao grave.