Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um logradouro com cerca de 150m2 para cobrir com calçada portuguêsa. A intensão é usar pedra calcária 5x7 e aqui tenho logo a primeira dúvida: apresentam-me dois valores, sendo o mais caro para "vidraço". Um dos proponentes diz mesmo que só aplica vidraço porque a outra pedra calcária é muito porosa e por isso absorve cor e marcas com facilidade.
    Alguém tem experiência com estes dois tipos de pedra? Vale a pena desconsiderar a mais porosa?

A segunda dúvida está relacionada com o método para preenchimento de juntas...

Na minha cábula tenho os seguintes passos: Compactar terra com placa vibratória; Colocar toutvenant e compactar; Duas camadas cruzadas de manta geotêxtil (opcional, para evitar crescimento de ervas); 2-3cm de pó de pedra; pedra; junta seca (3/4 pó de pedra (ou areia fina) + 1/4 cimento) espalhados com vassouras ou rodos; compactar com placa vibratória; regar e lavar (esfregar com areia).

Não gosto de ver juntas com cimento, mas um dos proponentes assustou-me, dizendo que se fizer junta seca, em menos de nada a chuva cava um centimetro de junta e é ali que começam os problemas. Este diz que termina com uma aguada de cimento e essa é também a forma de as ervas não crescerem nas juntas. Alguém tem experiencia com estas duas formas de fazer juntas?

Alguém contratou recentemente este trabalho? Que valor por m2 estão a pedir na vossa região?
    • dc
    • há 3 dias

# 2

Vou seguir este tópico porque estou a pensar assentar uns 30m2 de calçada e não percebo nada disso 🙂
  2.  # 3

Colocado por: rituaisTenho um logradouro com cerca de 150m2 para cobrir com calçada portuguêsa. A intensão é usar pedra calcária 5x7 e aqui tenho logo a primeira dúvida: apresentam-me dois valores, sendo o mais caro para "vidraço". Um dos proponentes diz mesmo que só aplica vidraço porque a outra pedra calcária é muito porosa e por isso absorve cor e marcas com facilidade.
    Alguém tem experiência com estes dois tipos de pedra? Vale a pena desconsiderar a mais porosa?

A segunda dúvida está relacionada com o método para preenchimento de juntas...

Na minha cábula tenho os seguintes passos: Compactar terra com placa vibratória; Colocar toutvenant e compactar; Duas camadas cruzadas de manta geotêxtil (opcional, para evitar crescimento de ervas); 2-3cm de pó de pedra; pedra; junta seca (3/4 pó de pedra (ou areia fina) + 1/4 cimento) espalhados com vassouras ou rodos; compactar com placa vibratória; regar e lavar (esfregar com areia).

Não gosto de ver juntas com cimento, mas um dos proponentes assustou-me, dizendo que se fizer junta seca, em menos de nada a chuva cava um centimetro de junta e é ali que começam os problemas. Este diz que termina com uma aguada de cimento e essa é também a forma de as ervas não crescerem nas juntas. Alguém tem experiencia com estas duas formas de fazer juntas?

Alguém contratou recentemente este trabalho? Que valor por m2 estão a pedir na vossa região?

Viva

O calcário é mais fácil de manchar se comparar com o granito. Por exemplo, muitas vezes nos parques de estacionamento em calçada, as divisórias sao cubo calcário. Pode ver aí a diferença.

Daquilo que tenho visto, para evitar o aparecimento de ervas, o melhor e aplicar goma de cimento nas juntas. Não me acredito que colocar geotextil entre o tout-venant e a areia fina va evitar o aparecimento de ervas, vai sem dúvida mitigar, mas vão aparecer nas juntas da pedra.

Eu esquecia o geotextil e fazia junta a goma de cimento.
  3.  # 4

Colocado por: FilipeS.fazia junta a goma de cimento.

Alguma vez viu fazer esse trabalho?
    Normalmente utiliza-se traço seco, de areia e cimento, espalhado com vassoura, depois é regado com uns salpicos de água
  4.  # 5

Colocado por: Pickaxe
    Alguma vez viu fazer esse trabalho?
    Normalmente utiliza-se traço seco, de areia e cimento, espalhado com vassoura, depois é regado com uns salpicos de água

Já vi sim, mas não tenho fotos.

Basicamente, ao invés de espalhar areia ou outro por cima da calçada para preencher as juntas, espalha-se uma argamassa muito liquida, preenchendo as juntas e passado um tempo lavasse a calçada para deixar as pedras limpas, ficando argamassa apenas nas juntas.

Pesquisei e encontrei este tópico a falar dessa solução.
    https://forumdacasa.com/discussion/38646/juntas-da-calcada-portuguesa/
  5.  # 6

Colocado por: FilipeS.Já vi sim, mas não tenho fotos.

Viu fazer mal feito.
    No link que mostrou explicam como deve ser feito
  6.  # 7

A camada de pó de pedra costuma ser de 6cm

0.0128 seg. NEW