Iniciar sessão ou registar-se
    • souvs
    • há 2 dias editado

# 1

Olá, Boa tarde a todos,

Estou a escrever aqui para pedir conselhos de quem já passou por uma situação parecida com construtoras em Portugal.
    Assinei contrato com a empresa JHSF (José Henrique da Silva Figueiredo) para construir a minha moradia. A obra começou em abril de 2024 e, segundo contrato, deveria estar pronta até 14 de julho de 2025. No entanto, passados já 14 meses, a construção está muito atrasada e praticamente parada.

Explico abaixo o que está a acontecer:

1. A estrutura da casa foi paga a 100% mas ainda está inacabada:
    Já paguei todos os trabalhos da estrutura — pilares, lajes, escadas, muros, etc. Mesmo assim, a empresa não concluiu essa parte fundamental. Em vez disso, começaram outras tarefas não prioritárias (e que ainda não foram pagas), provavelmente para tentar forçar mais pagamentos e gerar pressão.

2. Há mais de 6 meses foi prometido que a estrutura seria terminada rapidamente.
    Deram-me essa garantia em dezembro de 2024. Até hoje, grande parte ainda está por fazer, incluindo escadas da garagem, laje do piso inferior e muro técnico.

3. Falta total de trabalhadores
    Durante muitos meses, havia apenas 1 ou 2 trabalhadores na obra. Recentemente, pararam completamente. A empresa simplesmente não tem equipa suficiente para cumprir o prazo e sempre arranja desculpas. Isso está a atrasar tudo.

4. Infiltrações graves e problemas técnicos nunca resolvidos
    Há uma infiltração de água no piso -1 há mais de 6 meses. Já avisei a empresa várias vezes e até hoje nada foi feito.

Video: https://imgur.com/a/isRvdFV

5. Situação do Aterro (aterro de terras no quintal)
    A empresa disse ao motorista do camião/escavadora para não avançar com o serviço, dizendo que eles próprios iam tratar da terra com um guindaste. Removeram o guindaste logo a seguir e nunca fizeram nada desde então. Agora, não temos progresso e impossivel trazer terra com maquinas.

6. Falta de transparência e pressão por mais pagamentos
    A empresa envia orçamentos extras de valores altos sem explicar bem os motivos. Já fui pressionado presencialmente para pagar, senão a obra ia parar (e parou mesmo).
    Além disso, vários trabalhadores queixam-se de que não recebem salário há semanas, o que também explica a falta de motivação e ausências.

O que procuro saber:
    • O que posso fazer nesta situação?
    • Posso suspender pagamentos até que concluam o que já foi pago?
    • Vale a pena apresentar queixa na Câmara Municipal, na Ordem dos Engenheiros, na Deco ou outro órgão?

Agradeço qualquer dica, conselho ou partilha. Posso enviar provas e documentos se necessário.

Obrigado!
  1.  # 2

A obra tem um diretor de fiscalização?
    Se sim, o que é que foi feito para exigir que o empreiteiro cumpra o contrato?
  2.  # 3

Na foto tem aí um tubo de geodreno que aparenta não estar a cumprir a função que deveria.
    Parece ser mais uma daquelas coisas em que se gasta dinheiro para ainda ser motivo de mais patologias
  3.  # 4

Colocado por: zedasilvaNa foto tem aí um tubo de geodreno que aparenta não estar a cumprir a função que deveria.
    isso é o menor dos problemas.
  4.  # 5

Colocado por: souvs• O que posso fazer nesta situação?
    avançar com um processo pois está comprovado que a vontade é nula.

tem nocão que vai ter de arranjar outro que de seguimento á obra.
  5.  # 6

Colocado por: zedasilvaA obra tem um diretor de fiscalização?
    Se sim, o que é que foi feito para exigir que o empreiteiro cumpra o contrato?

Antes do início da obra, a fiscalização foi atribuída pela própria empresa de construção — a Eunice, mas essa representante nunca apareceu na obra para verificar a qualidade ou a conformidade dos trabalhos.

Diante disso, tive que recorrer a um amigo com muitos anos de experiência em fiscalização. Desde o início da construção, ele tem feito relatórios, registos fotográficos, acompanhado o número de trabalhadores e o progresso diário e mensal da obra. Ele também solicitou o plano de trabalhos, mas nem ele nem eu recebemos qualquer resposta da empresa JHSF — fomos simplesmente ignorados.
  6.  # 7

Colocado por: jorgealvesavançar com um processo pois está comprovado que a vontade é nula.

tem nocão que vai ter de arranjar outro que de seguimento á obra.

Posso eu próprio encontrar uma subempreiteira para executar a próxima fase da obra? Temos a instalação das janelas marcada para o dia 30 de junho. Até lá, é necessário concluir o pladur, subir o chão por 4 cm e o capoto. Também preciso encontrar uma empresa que finalize o restante da estrutura (cofragem, ferro e betão) - escada, laje de garagem, 4 pilares e muro tecnico. Se conhecerem empresas que trabalham com qualidade e rapidez, agradeço as recomendações.

Vou iniciar o processo judicial o mais rapidamente possível.
  7.  # 8

Colocado por: souvsPosso eu próprio encontrar uma subempreiteira para executar a próxima fase da obra?
    tem que primeiro rescindir com o empreiteiro, depois contratar outro com a submissão da documentação junto da camara municipal e somente depois continuar com os trabalhos,

não atalhe caminho que pode sair muito caro e atrasar a obra.

esta visto que o empreiteiro não é a primeira vez que faz estas coisas e neste momento tem muito pouco a perder.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: souvs
  8.  # 9

Colocado por: souvsEle também solicitou o plano de trabalhos, mas nem ele nem eu recebemos qualquer resposta da empresa JHSF — fomos simplesmente ignorados.

Então e desde 2024 ainda não mandaram suspender os trabalhos?

Colocado por: souvsA estrutura da casa foi paga a 100% mas ainda está inacabada

Como já lhe disseram, o empreiteiro sabe o que está a fazer. Não meta os pés pelas mão.
    O dinheiro que já entregou nunca o mais vai ver e obra feita também não. Não se ponha a jeito para ainda ter que indemnizar o empreiteiro.
  9.  # 10

Colocado por: jorgealvestem que primeiro rescindir com o empreiteiro, depois contratar outro com a submissão da documentação junto da camara municipal e somente depois continuar com os trabalhos,

Obrigado a todos pela resposta. Agradeço! O meu proximo passos:

1. Elaborar uma notificação formal de rescisão do contrato com a empresa JHSF — com base em incumprimentos contratuais, atrasos injustificados, ausência de trabalhadores e outras obrigações não cumpridas.
    2. Enviar essa notificação por email e por carta registada com aviso de receção diretamente à JHSF, para garantir valor legal.
    3. Informar a Câmara Municipal de Cascais que a obra será interrompida com o atual empreiteiro e que pretendo nomear uma nova empresa, explicando os motivos da decisão.
    4. Só depois de seguir esses passos, contratar oficialmente um novo empreiteiro para dar continuidade à obra. (Mas já procuro para outro empresa que pode fazer o que falta)

Hoje estive na empresa Eugénio João Correia das Neves, que me confirmou que também teve problemas com a JHSF — ficaram meses sem receber pagamentos por serviços prestados. Já conheço mais de 3 empresas que foram prejudicadas pela JHSF com falta de pagamento.

Com base nisso, estou a considerar avançar com uma ação judicial conjunta (ação coletiva) contra a JHSF por incumprimentos graves. Quem estiver em situação semelhante, pode entrar em contacto comigo.

Obrigado!
  10.  # 11

Colocado por: souvs1. Elaborar uma notificação formal de rescisão do contrato com a empresa JHSF — com base em incumprimentos contratuais, atrasos injustificados, ausência de trabalhadores e outras obrigações não cumpridas.

Calma!
    Primeiro tem que dar ao empreiteiro um prazo para resposta.
    Isso já foi feito?

Colocado por: souvs3. Informar a Câmara Municipal de Cascais que a obra será interrompida com o atual empreiteiro e que pretendo nomear uma nova empresa, explicando os motivos da decisão.

Isso é tempo perdido. Não serve para nada. Quando tiver novo empreiteiro, simplesmente faz a troca.

Colocado por: souvs4. Só depois de seguir esses passos, contratar oficialmente um novo empreiteiro para dar continuidade à obra.

Pode e deve começar já a formalizar tudo com o novo empreiteiro. Quando tiver a rescisão oficializada é só substituir o empreiteiro na câmara e na ACT
  11.  # 12

e não coloque em publico as suas opções ou ações futuras ou passadas,

isto é de acesso livre e pode dar a outra parte argumentos valiosos
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pickaxe
  12.  # 13

Colocado por: souvsAntes do início da obra, a fiscalização foi atribuída pela própria empresa de construção — a Eunice, mas essa representante nunca apareceu na obra para verificar a qualidade ou a conformidade dos trabalhos.

É por estas que o estado devia obrigar por lei todos os que querem comprar casa a ter umas aulas de DO's e DONT's quando se envereda pela aventura que é contratar um empreiteiro para construção de casa nova (e remodelações que requeiram projeto também).

É que assim só contratam EUNICE's quem quer e não foi avisado que fiscal de obra não deve ser conhecido ou contratado pelo empreiteiro.

Dado a situação que é a falta gritante de profissionais da construção civil, existe mais negócios para os aldrabões e mais "desespero" para quem precisa deles... daí que devia haver mais regulação do estado, esse ****.

Boa sorte na resolução.
  13.  # 14

ou então um bom advogado e um contrato de aço, e então é meter ações na justiça sempre e assim essas empresas iam ficando marcadas e referenciadas, tá certo que podem abrir outra ao lado mas ai só cai quem quer em empresas criadas na semana passada.
    Concordam com este comentário: PedroMS
    •  
      imo
    • há 14 horas editado

# 15

E seria bom o IMPIC deixar de ser apenas um cobrador de taxas para passar a ter um papel preponderante na regulação da atividade de construção, não só na atribuição de alvarás mas também passando a ter competência para proceder à sua cassação, sempre que houvesse indícios/provas de que determinado construtor andava a enganar os clientes ou até a cometer erros recorrentes.
    Não tenho dúvidas de que teria um efeito muito positivo no mercado.
    Talvez um dia.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, PedroMS
  14.  # 16

Colocado por: zedasilvaPrimeiro tem que dar ao empreiteiro um prazo para resposta.

Sim, já enviámos vários emails formais com perguntas e pedidos de esclarecimento, inclusive com prazos para resposta. Nenhuma resposta concreta foi dada até hoje. A empresa continua a ignorar os pedidos e a obra permanece parada.
  15.  # 17

Este tipo de situação é hoje o pão nosso de cada dia e tem tendência a aumentar.
    Está provado que as entidades fiscalizadoras não têm qualquer controlo nisso.
    Estará única e exclusivamente nas mãos dos DO por fim a isso.
    Começando por não se por a jeito e em casos extremos "acertar o passo" a esta gente
  16.  # 18

Colocado por: souvs

Sim, já enviámos vários emails formais com perguntas e pedidos de esclarecimento, inclusive com prazos para resposta. Nenhuma resposta concreta foi dada até hoje. A empresa continua a ignorar os pedidos e a obra permanece parada.

Nesse caso avançar de imediato com a rescisão.
    Nesse documento deve ir já o cálculo do vosso prejuízo e o devido pedido de indenização.
    A obra tem um Diretor técnico, não esquecer de implicar tb este técnico e pedir responsabilidades.
    Quando os técnicos começarem a ficar sem a carteira profissional, está gente deixa de ter técnicos para lhe aparar o jogo.
    Acreditem que muitos estão bem assessorados por técnicos chicos espertos que lhe indicam a forma como devem agir para se safarem
  17.  # 19

Deve arranjar um advogado que faça essa área e avançar com alguma coisa
  18.  # 20

A coisa positiva que vejo nesta situação é que esta empresa tem o nome completo do proprietário, e quando esse nome é manchado, é praticamente impossível recuperar a reputação. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para defender os direitos dos clientes.

0.0258 seg. NEW